quinta-feira, 26 de junho de 2014

Acabou a 1ª fase

Share |


A Copa do Mundo chegou ao final da primeira fase com a definição dos dois últimos grupos. O G e o H, o dia foi de poucos gols, mas muita emoção. Vamos a um resumo.

Grupo G

A definição do Grupo G se deu no inicio da tarde com dois jogos. Em Recife, a Alemanha fez um jogo sem muitas emoções diante dos americanos, mesmo assim, a vitória veio por 1 a 0. Os americanos também seguem adiante no Mundial. Já em Brasília, Portugal ganhou da conturbada Gana por 2 a 1, mas as duas seleções deram adeus a Copa.

No jogo de Recife, muita chuva e uma Alemanha com maior posse de bola, mas eram os Estados Unidos que jogavam com mais objetividade. A alteração colocando Podolski na ponta esquerda não deu certo e os alemães suaram para vencer a marcação norte-americana. O gol veio na segunda etapa quando Podolski deu lugar a  Klose e Müller passou a jogar pelo lado esquerdo. E foi do próprio Müller o gol alemão em um bonito chute da entrada da área. Os alemães cozinharam o jogo e passaram a esperar o fim do jogo, assim como os americanos que ficaram na Copa por três gols a mais que Portugal.

Já na capital federal, a vitória portuguesa manteve uma escrita incômoda. A do atual melhor do mundo, no caso deste ano,  Cristiano Ronaldo, não repetir as atuações que o levaram a tal condição e deixar a Copa com atuações apagadas. O Gajo fez o gol da vitória já no fim de jogo, mas a vitória de nada valeu para Portugal, devido a derrota humilhante para a Alemanha na estreia, o time não conseguiu a vaga para a próxima fase. Gana saiu perdendo com o gol contra de  Boye, mas empatou com Gyan e ficou a um gol de tomar a vaga dos EUA, porém tomou o gol de Ronaldo

Grupo H

Para finalizar a fase da Copa. Muita emoção na definição do Grupo H, principalmente em Curitiba, onde Argélia e Rússia definiram a última vaga em um confronto direto. Os argelinos conseguiram um empate heroico em um gol e conseguiram uma classificação inédita a segunda fase. Já a Bélgica, já classificada, poupou titulares em São Paulo e conseguiram a vitória diante da Coréia do Sul por 1 a 0, fechando a chave com 100% de aproveitamento.

Em Curitiba, só a vitória interessava os russos e o gol veio rápido com Kokorin de cabeça, logo aos seis minutos de jogo. Com o gol europeu, os argelinos só restavam atacar e as principais chances vieram com Sulimani, até  que  na terceira vez, o argelino, enfim, venceu Akinfeev e explodiu os argelinos na Arena da Baixada, era o gol da classificação. Os russos tentaram, mas quem ficou com a vaga foi a Argélia, que fez uma linda festa na despedida curitibana da Copa.

Na Arena Corinthians, a Coréia do Sul era a última esperança do continente asiático na Copa, mas esbarraram no ótimo time belga. A Bélgica se deu o luxo de poupar vários jogadores. Em um primeiro tempo morno, os belgas foram melhores e ainda perderam Defour, expulso. Mas no segundo tempo, os coreanos foram para a pressão com um a mais, porém, não conseguiram o gol devido as defesas importantes de Courtois. A Bélgica fez o gol da vitória com o lateral Vertonghen.

Confrontos das oitavas-de-final

28/06 – 13h – Belo Horizonte (Mineirão) – Brasil x Chile
28/06 – 17h – Rio de Janeiro (Maracanã) – Colômbia x Uruguai
29/06 – 13h – Fortaleza (Castelão) – Holanda x México
29/06 – 17h – Recife (Arena Pernambuco) – Costa Rica x Grécia
30/06 – 13h – Brasília (Nacional Mané Garrincha) – França x Nigéria
30/06 – 17h – Porto Alegre (Beira Rio) – Alemanha x Argélia
01/07 – 13h – São Paulo (Arena Corinthians) – Argentina x Suiça
01/07 – 17h – Salvador (Fonte Nova) – Bélgica x Estados Unidos

Seleção da primeira fase (esquema 4-3-3)

Goleiro – Ochoa (México)

Lateral direito – Aurier (Costa do Marfim)
Zagueiros – De Vrij (Holanda) e David Luiz (Brasil)
Lateral esquerdo – Blind (Holanda)

Volante – Fellaini (Bélgica)
Meias – James Rodriguez (Colômbia) e Robben (Holanda)

Atacantes – Messi (Argentina), Neymar (Brasil) e Müller (Alemanha)


França e Suíça passam no Grupo E

Share |


Na rodada derradeira do Grupo E, França e Suíça confirmaram o favoritismo e conseguiram as vagas do Grupo a próxima fase da competição.

França 0x0 Equador

No Maracanã, a França jogou com vários reservas tendo em vista que só um milagre a tiraria do Mundial e fez um jogo morno contra o Equador. Os equatorianos que tinham chances de classificação não conseguiram furar a barreira francesa e o empate sem gols foi a realidade.

Os franceses tiveram mais chances no jogo, mas o goleiro equatoriano Dominguez fez uma boa partida e evitaram os 100% dos franceses na primeira fase da Copa. Os franceses vão enfrentar a Nigéria em Brasília na segunda-feira pelas oitavas-de-final.

Honduras 0x3 Suíça

Na despedida de Manaus da Copa, a terra amazônica viu a classificação da Suíça a próxima fase da Copa com uma vitória convincente sobre Honduras por 3 a 0.

O destaque total da partida foi o suíço Shaqiri. O astro da equipe e jogador do Bayern de Munique marcou os três gols da equipe europeia e deu a vaga a equipe dos alpes. A Suíça faz um bom confronto em São Paulo, na terça, contra a Argentina pelas oitavas-de-final.


Argentina 100% na invasão

Share |


Ontem foi o dia que Porto Alegre virou Buenos Aires com a invasão hermana a capital gaúcha por conta do último jogo de sua seleção no grupo F da Copa do Mundo diante da Nigéria. E o apoio argentino foi fundamental para a vitória por 3 a 2 no Beira-Rio e o primeiro lugar da chave assegurado. A seleção nigeriana também conseguiu a classificação a próxima fase do Mundial.

Para onde que se olhava no estádio gaúcho, só se via argentinos, os Hermanos fizeram o Beira-Rio uma casa argentina. O time em campo começou o mesmo da partida com o Irã. Já os nigerianos poderiam até perder que se classificava, desde que o Irã não ganhasse da Bósnia.

O jogo começou acelerado em Porto Alegre. Logo aos três minutos, Mascherano deu passe para Di Maria que chutou na trave e a bola voltou em Messi que encheu o pé e fez a alegria dos argentinos em Porto Alegre. Mas no lance seguinte, contra-ataque nigeriano e Musa fez um bonito gol ao chutar no ângulo. 1 a 1.

Apoiado pela torcida, a seleção albiceleste continuou em cima dos nigerianos com tudo e melhor organizados do que em outras partidas. Porém, como o empate servia para os dois, o jogo foi perdendo em emoção, mas com os argentinos melhores.

Di Maria e Messi tentavam em chutes de longe, mas Eneayama fez boa defesa, mas aos 46 não teve jeito. Nova chance para o capitão e falta cobrada no ângulo. Gol de Messi, gol da Argentina, festa da torcida hermana. O gol colocou o argentino ao lado de Neymar como os artilheiros da Copa com quatro gols.

No segundo tempo, o inicio foi semelhante ao primeiro com dois gols rápidos, o que alterou foi a ordem dos gols. Aos dois, Musa encontrou brecha na defesa argentina e tocou na saída de Romero para empatar o jogo para os africanos. Três minutos depois, festa nos pampas para mais um gol argentino.  Lavezzi, que havia entrado no primeiro tempo no lugar de Aguero, cobrou escanteio e Rojo apareceu livre na área para fazer o terceiro. Mais uma festa dos argentinos.

Com o terceiro gol, Alejandro Sabella resolveu descansar o artilheiro e o tirou de campo, Ricky Alvarez entrou. Mas como a Bósnia vencia o Irã, as duas seleções estavam seguindo adiante,  por isso, o jogo perdeu em emoção.

O que restou aos torcedores que assistiam a partida foi uma disputa provocativa entre brasileiros e argentinos. Os anfitriões gritavam que eram pentacampeões mundiais, já os visitantes respondiam dizendo que Maradona foi melhor que Pelé. No fim, a festa argentina com o primeiro lugar da chave e africana com a vaga nas oitavas.

Bósnia 3x1 Irã

E a chuva de gols continuou em Salvador. Foram mais quatro no jogo entre Bósnia e Irã em que a equipe europeia terminou a sua participação na Copa com uma vitória por 3 a  1, tirando os asiáticos do Mundial. Dzeko, Pjanic e Vrsajevic fizeram os gols bósnios e enquanto Ghoochannejad fez o de honra dos iranianos.