terça-feira, 20 de setembro de 2011

Se liga futebol mineiro!

Share |
Uma das maiores decepções neste Brasileirão é o desempenho dos clubes mineiros na Série A. Temos três representantes do estado na elite do Brasileirão e os três vem abaixo do rendimento esperado e, hoje, brigam para não cair para a Série B, para a tristeza das três grandes torcidas de Minas.

Motivos apontados todo mundo tem e desculpas também. Mas um ponto em comum tem nos três e que levam a esse desempenho pífio, principalmente de Cruzeiro e Galo, que é não fazer contratações acertadas. Os dois gigantes do estado não souberam contratar, apostaram muito em jogadores que não deram certo, casos de André, Richarlyson, Farías, Brandão, entre outros. O América peca em menor quantidade, mas o desempenho apresentado no mineiro deste ano deu esperanças de uma campanha convincente no retorno a Elite.

Falemos agora mais específico de cada um. Começo por quem está decepcionando mais, o Cruzeiro. A Raposa começou o ano voando, era apontada como um dos favoritos ao título da Libertadores com um futebol envolvente e de muitos gols. Mas aí veio a surpreendente eliminação para o Once Caldas e nunca mais o time jogou bem. E só está piorando. É jogador que reclama com a imprensa de outros jogadores, é Presidente que nem vai direito a Toca da Raposa, enfim, o clube celeste tá uma verdadeira bagunça. Isto tem reflexo nos jogos, onde o time não vem jogando absolutamente nada e está ultra-dependente do único jogador que tem vontade. Este jogador chama-se Walter Damián Montillo, um oásis de bom futebol dentro do time azul.

Aliás o Presidente do Clube, Zezé Perrella, que é Senador, é um dos culpados principais do desempenho da equipe. Com sua postura mercantilista apresentada de outros anos, vendeu os principais atacantes da equipe, Thiago Ribeiro e a jóia Dudu, a preço de banana, e não repôs essas perdas com qualidade, contratando os pesados Bobô e Keirrison. Ainda vendeu o bom zagueiro Gil. E, praticamente, abandonou o clube, já que vai sair nos próximos dias. A esperança é que a dinastia Perrella acabe e haja uma renovação no clube, mas a inédita Série B é uma preocupação para agora.

Vamos ao Galo. O Atlético repete os mesmos erros de anos anteriores. Mais acostumados a essa situação de briga contra o rebaixamento, o que é uma tristeza para quem já foi gigante no cenário nacional nas décadas de 70 e 80, o Galo montou um bom time no papel, com peças melhores a que estão, por exemplo, no Vasco, líder do Campeonato. Bons jogadores como Guilherme, a maior contratação da história do futebol mineiro em valores, André, Daniel Carvalho, Richarlyson, Rever, compõem o grupo atleticano, mas o que se vê é um futebol de rebaixado. Falhas na defesa, erros de passes e nas finalizações tem matado o atleticano de raiva.

O time atleticano foi o que mais perdeu no Brasileiro, 14 no total. Ao Atlético creio que falta o que o Cruzeiro tem, um craque como Montillo para chamar a responsabilidade e tirar o time da situação. Assim como seu colega no Cruzeiro, o presidente falastrão, Alexandre Kalil tem culpa na situação do time e vendeu os principais atacantes da equipe, Obina e Diego Tardelli, este último pode até voltar para o ano que vem, e, desde então, o time sofre com a falta de atacantes bons. A organização vista fora do campo não é levada a campo.

Agora vem o Coelho. Este todos sabiamos que brigaria para não cair, mas o futebol apresentado, por incrível que pareça, é um pouco melhor do que os dos rivais Cruzeiro e Atlético. Claro que esta comparação é dentro das limitações americanas, mesmo assim, está aquém do esperado. Excesso de jogadores velhos no time, fraco ataque e defesa inconsiste são os principais problemas do Coelho, que caminha a passos largos rumo a volta a segundona.

E tem outro problema comum aos três, que é o fato de não poder jogar em Belo Horizonte, já que os dois estádios da cidade estão sendo reformados e isto causa mais viagens. Mas creio que isto não faça tão diferença. Está faltando é futebol para as equipes mineiras na primeirona. Reaja Minas antes que os três caem para a segundona.