segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Título de Massa escapa na última curva

Share |

Por Leonardo Martins


Foi uma decisão inesquecível em Interlagos, na última prova da temporada 2008 da Fórmula 1. Ontem a tarde em São Paulo, aconteceu o GP do Brasil de F1. Uma decisão que teve todos os ingredientes de uma grande decisão e o Campeonato foi decidido na última curva. Para a tristeza de um país inteiro, o brasileiro Felipe Massa fez sua parte ao vencer a corrida, mas viu o título mundial escapar na última curva para o inglês Lewis Hamilton.

A largada foi com pista molhada e os pilotos largaram com pneus para pista molhada. Massa largou bem e permaneceu na liderança, agora só restava secar o inglês, que estava em 4º, resultado que dava o título para o inglês. O brasileiro Nelsinho Piquet rodou sozinho e não passou da 1ª volta. Outro que não passou da 1ª volta foi o escocês David Coulthard, que fez sua despedida da categoria em São Paulo. Este acidente de Coulthard fez com que o Safety Car entrasse.

Após a relargada, a pista secou e os pilotos tiveram que colocar pneus para pista seca. Depois da rodada de pit-stops, Massa abria vantagem na frente e Hamilton foi para 7º, agora o título mundial ficaria com Massa, mas logo o inglês foi para 5º ao ultrapassar Trulli e Fisichella.

O Alemão Vettel, com pouca gasolina, começou a ameaçar a liderança do brasileiro, mas Massa foi seguro e continuava acelerando na frente. Vettel foi ultrapassado pelo espanhol Fernando Alonso e Hamilton consolidava o título com um 4º lugar e parecia que não teria dificuldades para conquistar o título. Após a 2ª rodada de paradas, nada mudou e Vettel continuava pressionando Massa na liderança.

A corrida só voltou a ter emoção quando a chuva voltou a 8 voltas do fim da corrida. Os pilotos tiveram que recolocar os pneus intermediários e Hamilton foi para quinto, pois o alemão da Toyota, Timo Glock, decidiu arriscar e não colocou os pneus de chuva. A 2 voltas do fim, o sonho do título de Massa se tornaria realidade, porque Vettel passou o inglês e Hamilton passou para 6º, resultado que o brasileiro precisava. Restava ao alemão segurar o inglês, já que a vitória de Massa estava consolidada. Mas a estratégia errada de Glock decidiu o campeonato, pois o alemão vinha lento e na última curva, Hamilton e Vettel passaram o piloto da Toyota, foi um banho de água fria para a torcida que já comemoravam o título de Massa. Resultado final, Massa ganhou a corrida e o inglês foi o 5º e se tornou o piloto mais jovem a conquistar um título mundial com 23 anos de idade.

Alonso foi o 2º e Raikkonen completou o pódio em 3º. Outro brasileiro, Rubens Barrichello, foi o 15º e pode dar adeus a categoria, já que o piloto ainda não garantiu vaga em nenhuma equipe para a próxima temporada.

A Ferrari conquistou o título de construtores com 172 pontos. Ano que vem tem mais uma temporada da Fórmula 1.