domingo, 10 de fevereiro de 2008

Egito é bi-campeão da Copa Africana das Nações

Share |

Por Saimon Nouh


Neste domingo o Egito conquistou o bi-campeonato da CAN. A final foi entre Egito e Camarões. O Egito era favorito por ser o atual campeão mais Camarões era a seleção com mais tradições. O gol do título foi no segundo tempo. Aboutrika fez o gol do título, muito comemorado pelos faraós que eliminaram a Costa do Marfim, uma das favoritas nas semifinais.

Veja como ficou a classificação final da CAN:

01 - Egito
02 - Camarões
03 - Gana
04 - Costa do Marfim
05 - Tunísia
06 - Angola
07 - Nigéria
08 - Guiné
09 - Zâmbia
10 - Mali
11 - Marrocos
12 - Senegal
13 - África do Sul
14 - Namíbia
15 - Benin
16 - Sudão

Balanço da 8ª rodada do Paulistão

Share |

Por Saimon Nouh


Noroeste 1x1 Bragantino

O Noroeste saiu na frente com gol do artilheiro do campeonato: Otacílio Neto bateu pênalti e abriu o placar. O empate do Bragantino só saiu na segunda etapa. Vanderlei de cabeça marcou e deu números finais ao jogo. O Noroeste segue no G-4 e o Bragantino segue no meio da tabela.

Mirassol 1x2 Portuguesa
O Mirassol perdeu um jogo e já volta para a parte de baixo da tabela. Carlos Alberto no começo do jogo fez um golaço. O Mirassol empatou no fim do primeiro tempo com Xuxa. O gol da vitória da Lusa saiu dos pés de Claudecir. A Lusa sobe para sétimo e o Mirassol cai para 11° lugar.

Palmeiras 3x1 Guarani
Finalmente! Depois de quatro jogos o Palmeiras voltou a vencer e bem. Os quatro gols saíram no segundo tempo. Alex Mineiro aproveitou toque de Lenny e marcou. Élder Granja foi derrubado na área. Alex Mineiro bateu com paradinha e tudo e marcou. De novo ele, Alex Mineiro fez 3x0 Palmeiras. Francis cometeu pênalti e Paulo Santos descontou.

Juventus 0x0 Barueri
Jogo pela manhã não é fácil. Basta ver Juventus e Barueri que sofreram com o horário. Sem fortes emoções o jogo não saiu do 0x0. Os dois times sonham com a difícil classificação e ocupam o meio da tabela.

Ituano 1x2 Corinthians
O jogo começou com tudo e com dois minutos de jogo André Santos cobrou bem a falta e fez 1x0. O jogo esfriou e os gols só saíram na segunda etapa. A zaga do Ituano tentou tirar com um chutão mais chutou em Boiadeiro que marcou contra. O Ituano descontou apenas no fim com gol de Lino.

São Paulo 3x2
Santos
Clássico movimentado e o Santos marcou primeiro com Kléber Pereira. Bola na área do Santos e Fábio Santos empatou. No segundo tempo veio a virada. Juninho cobrou falta, Fábio Santos empurrou a barreira (lance que gerou polemica) e a bola foi pra rede. Tempo depois Rodrigo Souto empatou o jogo de novo, 2x2. Aos 41 minutos Carlos Alberto salvou o São Paulo, fez seu primeiro gol e deu a vitória ao São Paulo.

São Caetano 0x2 Paulista
O Paulista venceu mais ainda não saiu da zona da degola. A derrota colocou o São Caetano também entre os quatro últimos. Neto Baiano de cabeça fez 1x0 pro time do Paulista. Júlio César marcou o segundo gol dos visitantes e fechou o placar em 2x0 para o time do Paulista que está perto de sair da zona da degola.

Sertãozinho 2x0 Marília
O MAC segue caindo na tabela. A derrota para o Sertãozinho, pois o time muito perto da zona de rebaixamento. Galeano no primeiro minuto de jogo fez 1x0 de cabeça. Assis, que não é irmão do craque Ronaldinho Gaúcho, fez 2x0 para o Touro e acabou com o jogo.

Ponte Preta 1x0 Rio Preto
A Ponte segue firme na disputa pela vaga. O jogo no inicio foi parado por chuva e terminou apenas aos 58 minutos. E aos 56 o gol da Ponte saiu com Marcelo Soares, destaque do time até agora. A Ponte assumiu a liderança, pois o Guaratinguetá tem um jogo a menos. O Rio Preto segue na lanterna com apenas um ponto.

Rio Claro x Guaratinguetá
O jogo em Rio Claro está marcado para a terça-feira às 19h30min. O Guaratinguetá é o segundo na parte de cima e o Rio Claro o segundo na parte de baixo.

Balanço da 3ª rodada do Mineiro

Share |
Por Leonardo Martins

A terceira rodada do Campeonato teve outros quatro jogos que movimentaram as torcidas.

Democrata-GV 1x0 Ipatinga

No jogo que abriu a rodada, o Democrata-GV conseguiu sua 1ª vitória no Campeonato ao vencer o Ipatinga pelo placar mínimo e em casa, no clássico da região leste do estado. O gol da Pantera saiu aos 7 minutos de jogo com Diego Campos. As duas equipes tem 3 pontos e já são ameaçadas pela zona de rebaixamento.

Tupi 2x0 Uberaba

A grande surpresa do campeonato até o exato momento é o Tupi de Juiz de Fora. Na tarde deste domingo, a equipe da zona da mata conseguiu a 3ª vitória seguida e passa mais uma rodada na liderança isolada com 9 pontos. A vítima desta tarde foi o Uberaba que amarga a lanterna da competição com um ponto c/nquistado. Os gols do Tupi foram marcados por Alan, aos 23 minutos da 1ª etapa, e Eraldo, aos 44 da etapa final.

Rio Branco 3x0 Guarani

A outra surpresa do campeonato é o Rio Branco que derrotou o Guarani, em casa, por 3 a 0. Assumindo a vice-liderança com 7 pontos, o Guarani permanece na turma dos clubes que tem 3 pontos. Os gols do azulão foram de Bruno Mineiro, 2 vezes, e Andersom.

Social 1x2 Ituiutaba

Em seu 2º jogo no Campeonato, o Ituiutaba conseguiu uma boa vitória em Coronel Fabriciano ao derrotar o Social pelo placar de 2 a 1 e deixou a lanterna da competição. O Boa fez 2 a 0 com Ademir no 1° tempo e Wender na etapa final. O Social descontou com Alexandre, já nos acréscimos.

Não perca a matéria sobre o jogo do Cruzeiro depois aqui no Esporte é Vida.

No clássico do Bicentenário, Atlético ganha e dorme na liderança

Share |

Por Leonardo Martins


Na tarde deste sábado, em Nova Lima, Villa Nova e Atlético realizaram o chamado “Clássico do Bicentenário”, nome dado devido ao fato das duas equipes completarem 100 anos em 2008. O jogo, que foi válido pela 3ª rodada do Campeonato Mineiro, foi de baixo nível técnico e os visitantes aproveitaram a superioridade técnica e ganharam por 2 a 0.

O Galo começou o jogo com 3 zagueiros e 3 atacantes, tendo uma maior posse de bola mas não criando chances. O Leão chegou com mais perigo com Ricardinho e Tucho, mas não acertaram o gol. No primeiro ataque efetivo do Atlético saiu o gol, aos 15 minutos, o lateral uruguaio Augustín Viana fez fila na defesa e chutou no ângulo, marcando um belo gol. A partida estava muito truncada no meio campo, com poucas chances das duas equipes. O Galo tinha uma movimentação que não furava a defesa do Leão e o forte calor em Nova Lima atrapalhava ambas equipes. No final do 1º tempo, o Galo teve duas chances de marcar. Na 1ª, Éder Luis chutou cruzado mas Danilinho chegou atrasado. Aos 47, Marques fez boa jogada e ajeitou para Renan encher a bomba e acertar o gol de Glaysson. 2 a 0 Atlético.

O Villa voltou com duas alterações para a 2ª etapa, Washington e Everton, tentando mudar a história do jogo. Mas o Atlético tinha uma marcação eficiente e não dava chances ao Villa. Aos 16 minutos, o autor do 1º gol atleticano, Viana, fez falta violenta e foi expulso. Com a vantagem no número de jogadores, o Leão foi para cima do Galo, porém, o time vilanovense cansou e não teve forças para reagir. O Villa Nova só chegou na bola na trave de Ricardinho e na cabeçada para fora de Mateus. O Galo só se defendeu na 2ª etapa e não teve chances de marcar. Final em Nova Lima, 2 a 0 para o Atlético.

O Atlético com esse resultado, dormiu na liderança até os jogos de hoje. Ficou com 6 pontos na classificação. O Villa ficou com 3 pontos na 5ª posição.

Resumo do Estadual: Pernambuco

Share |



Por Fernando Murilo



Um campeonato com regulamento confuso, disposição e investimentos de outros países nos times do interior, promessas de grandes jogadores sem ter passado por divisões de base em quaisquer clubes. Pois é, com este embalo está rolando o 1º Turno do Campeonato Pernambucano.

Como é de praxe neste histórico Estadual, o primeiro turno sempre ocasiona surpresas iniciais, que sempre despontam como azarões, mas nunca vingam em uma campanha consistente.

Talvez pensando nisso (a oportunidade de um clube do interior do Estado levantar um título de, ao menos, um turno da competição), a Federação Pernambucana de Futebol demonstrou uma fórmula de disputa nada convencional.

Os 3 grandes da capital estavam segmentados em grupos distintos numa “primeira fase do primeiro turno”, onde as equipes do interior se dividiriam entre esses grupos.

Dentre as equipes do interior apontadas como grandes favoritos para o título de “campeão do interior” (nomenclatura dada tendo em vista que as equipes quase sempre não chegavam à frente dos grandes da capital), partiam de frente o Central, que conquistou uma inédita vaga para a Copa do Brasil deste ano devido à excelente campanha do ano passado, onde foi segundo lugar geral, o Porto, ponto forte no que tange à revelação de jogadores jovens para os grandes da capital ou do país, além dos times do Sertão, Salgueiro e Serrano, que possuem ampla vantagem já que estão adaptados em jogar no forte calor sertanejo.

A grande incógnita da competição partia de um clube que subiu da divisão de acesso temporada passada e anunciou um patrocínio de uma empresa americana, afirmando inclusive que havia contratado um técnico da escola argentina, o Sete de Setembro, da cidade de Garanhuns, a Suíça pernambucana.

Começado o campeonato, como se esperava a equipe do Sport, parte despontando como amplo favorito por ter mantido parte da base do ano passado, com destaque para Romerito, artilheiro da equipe na competição. Um grande destaque da equipe deste ano fica por conta do bom futebol apresentado pelo atacante Enílton (ex-Palmeiras e Vasco da Gama). Com um futebol de dribles rápidos e conclusões precisas, ele vem despontando como novo grande ídolo da torcida leonina. O time está equilibrado em todos os setores, mostrando competência em fazer gols decisivos como nas duas partidas com o Central, onde os gols das vitórias saíram nos minutos finais dos jogos. Um jogo complicador para a equipe da Ilha do Retiro foi contra o Sete de Setembro, onde a equipe do interior complicou bastante, sobretudo o goleiro e destaque do campeonato Mondragon. O arqueiro vem mostrando excepcionais exibições até o momento, garantindo em alguns momentos os resultados positivos pra sua equipe, como o empate com o grande favorito.

O Clube Náutico Capibaribe, que se esperava um equilíbrio tal qual o da equipe leonina, mostrou falhas e tropeços no começo do campeonato, causando desconfiança na torcida. O ápice deste desconfiança foi a perda para a equipe do Centro Limoeirense, do candidato a craque Buiú. Este jogador, natural de uma cidade litorânea do estado, nunca treinou fundamentos em divisões de base, e vem mostrando futebol que já despertou interesses no futebol (fontes constatam uma possível contratação do jogador para a disputa da série A do Brasileiro). Este jogador, dizem as rodas de boleiros, só não faz chover em campo. Outro ponto a se destacar do alvirrubro de Rosa e Silva é que no seu grupo esteve a equipe do interior mais bem colocada, o Serrano. Como destaque desta equipe da capital, podemos falar do conhecido meia Geraldo (ex-Sport e Bahia), que vem comandando as ações do meio-campo alvirrubro e conduzindo a importantes resultados. Sendo inclusive artilheiro da competição.

Pelos lados das Repúblicas Independentes do Arruda, o que parecia uma incógnita no começo do ano se mostrou ao menos uma equipe regular na primeira parte do turno da competição. Com a volta do “Mago” Rosembrik, a torcida ficou bastante empolgada até a última rodada da primeira fase do turno, onde perdeu um jogo para o Ypiranga em Santa Cruz do Capibaribe, mostrando um total desequilíbrio tanto no esquema de jogo como no emocional. O destaque da equipe vem sendo Carlinhos Paraíba. O jogador, que este ano encontrou sua real posição atuando como segundo volante, vem carregando a bola com qualidade e abastecendo os meias da equipe tricolor, um futebol vistoso que já desperta interesse dos rivais para contar com o jogador para a disputa do brasileirão. Uma menção honrosa deve ser considerada para o atacante Rafael Rebelo. Advindo de equipes menores do Rio de Janeiro, elevem despontando como principal atacante da equipe do Mais Querido. Do grupo da equipe coral, um destaque para a máquina do interior Ypiranga, que possui o vice-artilheiro da competição Edmundo (ex-Cruzeiro), e a equipe do Petrolina, que possui o centro-avante fora de forma Ciel Baiano. Com um corpanzil que não combina com o porte de um jogador de futebol, o atacante vem demonstrando faro de gol, com 5 tentos anotados na competição.

Entretanto, o campeonato que possuía um regulamento confuso mostrou-se pior ainda, pois ao final desses 3 grupos, mais 3 foram formados, onde cada equipe da capital possuía adversários baseados nas colocações das equipes do interior. Então, a equipe favorita (Sport Club do Recife) possui na segunda chave os adversários Vera Cruz, Salgueiro e Serrano. O Náutico enfrenta o Centro Limoeirense, o Petrolina e o Sete de Setembro. Coube a equipe tricolor, indiscutivelmente, a chave mais complicada, com Central, Porto e Ypiranga.

Perdoem-me aos fãs pela demora, mas assim que acabara segunda rodada da segunda fase do primeiro turno da competição, prometo fazer um resumo das partidas dos 3 grandes da capital.