quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Champions League – 5ª rodada – Poucos gols, muitas definições

Share |

Por Gabriel Seixas

A quinta e penúltima rodada da Champions League foi aberta nesta terça-feira, como de praxe, com oito jogos. Quem esperava muitos gols, certamente se decepcionou: foram apenas nove em oito jogos, pouco mais de um por jogo. Em compensação, algumas equipes conseguiram se classificar com antecipação ainda hoje. Foram os casos do Arsenal, que venceu fácil o Standard Liège, e a Fiorentina, que obrigou o Liverpool a se contentar com a Europa League. Os Reds estão eliminados da Champions, mesmo com a vitória sobre o saco de pancadas do grupo, Debrecen. Confira um resumo especial dos quatro grupos que tiveram rodadas finalizadas hoje. Outros quatro terão seus jogos da quinta rodada amanhã, também com cobertura especial do Esporte É Vida.

Grupo E

Conforme os jogos foram passando, todos sabiam que era questão de tempo. Mas não pode-se dizer que deu a lógica: estamos falando do Liverpool, que com uma rodada de antecedência, está precocemente eliminado da UEFA Champions League. A vitória sobre o Debrecen por 1 a 0 nesta terça não foi suficiente, pois o time dependia de derrota da Fiorentina, que por sua vez, também venceu. O gol da vitória dos Reds foi de N’Gog, numa partida totalmente sem brilho.

No outro jogo do grupo, valeu a persistência da Fiorentina, que derrotou o Lyon por 1 a 0 e assumiu a liderança da chave, bem como garantiu sua classificação ao lado dos franceses. Vargas, concluindo pênalti sofrido por Marchionni, fez o gol da vitória. O Lyon esboçou uma reação nos minutos finais, mas não foi suficiente. O Liverpool terá que disputar a Europa League, na qual entrará na próxima fase.

Classificação:

1º Fiorentina - 12
2º Lyon - 10
3º Liverpool - 7
4º Debrecen – 0

Grupo F

No jogo que abriu a 5ª rodada da Champions, o Rubin Kazan apenas empatou com o Dinamo Kiev, em casa, e desperdiçou a chance de ser líder do grupo. O jogo não foi dos melhores, e com a neve para atrapalhar, não teve jeito. Dominguez tentou dar a vitória aos donos da casa, numa linda bicicleta dentro da área, mas o goleiro ucraniano defendeu. Resultado: o Rubin agora está em 3º no grupo, com 6 pontos.

Quem aproveitou para assumir a liderança foi o Barcelona, ao vencer a Internazionale por 2 a 0. Os catalães marcaram seus gols ainda no primeiro tempo, com Piqué e Pedro Rodriguez. Vale salientar que o Barça foi amplamente melhor durante os 90 minutos, mesmo com a ausência dos craques Lionel Messi e Zlatan Ibrahimovic. Júlio César fez intervenções importantes, e evitou o pior. Agora, o Barcelona pode até perder por 1 gol de diferença para o Dinamo Kiev, na próxima rodada, que se classifica. No outro confronto, entre Inter e Rubin, que será em Milão, quem vencer carimba a segunda vaga.

Classificação:

1º Barcelona - 8
2º Internazionale - 6
3º Rubin Kazan - 6
4º Dinamo Kiev – 5

Grupo G

O Sevilla perdeu a chance de garantir antecipadamente a liderança do grupo ao perder, fora de casa, com um time misto, para o Unirea por 1 a 0. Os romenos, por sua vez, seguem firme na briga por uma vaga, e agora jogam por um empate na última rodada, fora de casa contra o Stuttgart, para se classificar. O gol da vitória do Unirea foi do zagueiro Dragutinovic, contra, num lance incomum. Em falta cobrada próxima ao meio-campo, o zagueiro sérvio, sem nenhum atacante do Unirea para incomodar, mandou de cabeça contra o próprio gol, atrapalhando os planos do time, que ainda assim, estão classificados.

Na outra partida, o Stuttgart derrotou o Rangers por 2 a 0, em Glasgow, e briga com o Unirea pela segunda vaga do grupo, enquanto os escoceses estão eliminados. Rudy, no primeiro tempo, e Kuzmanovic, de cabeça, na etapa final, fizeram os gols. Detalhe curioso: este gol de Kuzmanovic foi o único marcado no segundo tempo em todos os jogos realizados nesta terça-feira. Isso quer dizer que, durante 45 minutos, em sete jogos simultâneos (isso sem considerar Rubin e Dinamo Kiev, que jogaram mais cedo, e também não marcaram gols), só tivemos um gol.

Classificação:

1º Sevilla - 10
2º Unirea - 8
3º Stuttgart - 6
4º Rangers – 2

Grupo H

Como previsto, o Arsenal não teve dificuldades para carimbar sua classificação as oitavas-de-final da Champions League. Em 45 minutos, derrotou o Standard Liège por 2 a 0, e pela décima vez consecutiva, avançou as oitavas do torneio. Nasri, aproveitando lançamento longo e escorregão do zagueiro belga, dominou e mandou pras redes. O segundo foi do brasileiro Denílson, no fim da etapa final, num petardo de fora da área, no ângulo. O Arsenal lidera com 13 pontos, e não pode ser mais alcançado.

A outra vaga deve ficar com o Olympiakos, que hoje empatou com o eliminado AZ Alkmaar em 0 a 0, fora de casa. O resultado permite aos gregos, dirigidos por Zico, jogar por um empate na próxima rodada para se garantir na próxima fase. O Standard Liège ainda tem chances, porém mínimas.

Classificação:

1º Arsenal - 13
2º Olympiakos - 7
3º Standard Liège - 4
4º AZ Alkmaar - 3