segunda-feira, 13 de julho de 2009

Galo quebra tabu no clássico

Share |
Por Leonardo Martins

O Galo voltou a vencer o maior rival após um jejum de 12 jogos e foi uma vitória maiúscula. O Atlético se aproveitou do fato do Cruzeiro estar com o time reserva e uma expulsão recorde para vencer por 3 a 0 e voltar a liderança.

Um lance curioso e que vai entrar para o livro dos recordes mudou a história do jogo. Logo aos 10 segundos de jogo, o atacante azul Zé Carlos acertou uma cotovelada em Renan e foi expulso. A mais rápida do futebol brasileiro em sua história.

Com um jogador a mais, o Atlético começou o jogo com maior posse de bola, porém, encontrava dificuldades para penetrar a marcação azul. O Cruzeiro aproveitava os espaços dados devido a pressão, mas era pouco incisivo nas jogadas. Nas poucas jogadas que o time azul fez, quase fez o gol. Diego Renan cruzou e Fabinho testou para o gol, a bola passou raspando o gol de Aranha.

No mais, só deu Atlético, porém, o líder estava com o pé descalibrado, Júnior desperdiçou 3 boas chances para abrir o placar. Vendo que não estava sendo atacado, Celso Roth resolveu colocar outro atacante, Alessandro no Lugar do lateral Marcos Rocha, que estava mal em campo. Com esta alteração, Éder Luis e Diego Tardelli foram para as pontas.

O gol atleticano veio com a jogada pelas pontas. Éder Luis cruzou, Diego Tardelli furou, mas a bola sobrou para Júnior finalmente acertar o gol. 1 a 0 e o tabu estava sendo quebrado.O segundo gol veio logo em seguida, aos 42, desta vez Diego Tardelli cruzou, a zaga azul falhou e Alessandro completou para o gol. 2 a 0 Galo.

No segundo tempo, o jogo piorou e a torcida cruzeirense, pouco preocupado com o jogo e com a final da Libertadores a porta, fez festa mesmo perdendo o jogo e chegou a gritar olé nos toques da equipe azul.

O nível da partida caiu muito. Apesar de ter mais posse de bola, o Galo pouco ameaçava e encontrava dificuldade frente à forte marcação celeste. A segunda jogada que levantou a torcida só foi criada aos 30 minutos. Alessandro recebeu cruzamento na área, mas cabeceou na rede pelo lado de fora. Sem o peso do jejum sobre as costas, a torcida atleticana provocou aos gritos de "o freguês voltou!".

O time de Adilson Batista aceitou a derrota e sentiu o desgaste físico por jogar toda a partida com dez em campo. Como não tinha nada com isso, o Galo aproveitou para ampliar no fim. Aos 43, em lançamento para Eder Luis, o goleiro Andrey tirou com o peito, mas a bola sobrou para o atacante. Com calma, ele girou e fez um lindo gol por cobertura, de fora da área. Um golaço para lavar a alma dos atleticanos. Enfim, a tão esperada vingança foi conquistada.

O Cruzeiro agora tem a partida do ano na quarta-feira. O time azul faz a final da Libertadores contra o Estudiantes no Mineirão. A Raposa precisa de uma vitória simples para conquistar o Tricampeonato. O Galo joga no dia seguinte contra o São Paulo pelo Brasileiro.

Outros jogos

Atlético-PR 3x2 Internacional
Marcinho(2) e Wesley; Nilmar e Alecsandro

Grêmio 3x0 Corinthians
Jonas, Alex Mineiro e Rafael Marques

São Paulo 2x2 Flamengo
Borges e Jorge Wagner; Fierro e Adriano

Sport 1x0 Goiás
Fabiano

Fluminense 0x1 Santo André
Wellington Monteiro(contra)

Vitória 6x2 Santos
Roger(2), Victor Ramos, Jackson, Leandro Domingues e Willian; Kleber Pereira e Ganso

Classificação

1° Atlético-MG – 21pts
2° Internacional – 20pts
3° Vitória – 19pts (6V)
4° Palmeiras – 19pts (5V)
5° Barueri – 17pts
6° Grêmio – 15pts (7SG)
7° Flamengo – 15pts (-2SG)
8° Corinthians – 14pts (4V)
9° Goiás – 14pts (3V e 4SG)
10° Santo André – 14pts (3V e 0SG)
11° Santos – 13pts
12° Sport – 11pts (3V e 0SG)
13° Atlético-PR – 11pts (3V e -8SG)
14° São Paulo – 11pts (2V)
15° Coritiba – 10pts (3V e -4SG)
16° Cruzeiro – 10pts (3V e -8SG)
17° Botafogo – 10pts (2V e -4SG)
18° Fluminense – 10pts (2V e -5SG)
19° Náutico – 8pts
20° Avaí – 7pts

- Dança de técnicos no Brasileirão

A bruxa está solta entre os treinadores do Brasileirão, foram 3 demissões no fim de semana. O Náutico demitiu Márcio Bittencourt e contratou Geninho. O Fluminense demitiu o tetracampeão mundial Parreira e efetivou o auxiliar Vinicius Eutropio. Vagner Mancini foi demitido do Santos.