sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Liga dos Campeões - Balanço da terceira rodada

Share |

Por Gabriel Seixas


A terceira rodada da Champions League foi iniciada na Terça-Feira, e teve fim na Quarta, com 8 jogos em cada dia. A rodada marcou algumas vitórias convincentes, como as de Milan e Arsenal, e algumas decepções decepções, casos de Liverpool e Barcelona. Confira o balanço da rodada:

Grupo A

A situação do Liverpool no Grupo A piora a cada rodada. Já não bastasse a derrota em casa para o Marseille, na rodada passada, a equipe voltou a ser derrotada, desta vez pelo Besiktas, na Turquia. A equipe turca venceu por 2 a 1, com gols de Sami Hyppiä – que marcou seu segundo gol contra em dois jogos consecutivos -, e do brasileiro Bobô, que teve péssima passagem pelo Corinthians. O craque Steven Gerrard descontou para os Reds. Agora, o Liverpool é o lanterna com apenas 1 ponto, enquanto o Besiktas somou seus três primeiros pontinhos na competição.

No outro jogo do grupo, o Marseille manteve a invencibilidade e empatou com o Porto em 1 a 1, no Vélodrome. Mamadou Niang colocou os franceses na frente, mas o argentino Lucho González, em cobrança de pênalti, empatou o jogo e manteve a campanha regular do também invicto português, que soma 5 pontos, contra 7 do Marseille.

Grupo B

Pelo Grupo B, o Chelsea soube se valer do mando de campo e venceu o Schalke 04 no Stanford Bridge, por 2 a 0. Após a declaração de Didier Drogba confirmando a sua permanência no Chelsea até o fim da temporada e acabando com a polêmica, os Blues venceram com gols de Drogba e Florent Malouda, contando com a colaboração do goleiro Schober, que engoliu um frango homérico. Agora, o Chelsea é líder isolado com 7 pontos, enquanto o Schalke soma 3, em terceiro.

No outro jogo do Grupo, o Rosenborg surpreendeu e derrotou o Valencia, na Noruega, por 2 a 0. Yssouf Kone e Vidar Riseth fizeram os gols que garantiram a equipe na vice-liderança, com 4 pontos, enquanto os espanhóis amargam a lanterna, com um ponto a menos. A equipe de Vicente Calderón não pode contar com o artilheiro David Villa, machucado.

Grupo C

Contando com colaboração decisiva de um brasileiro, o Real Madrid fugiu da zebra e venceu o Olympiakos, de virada, por 4 a 2. Raúl, logo no início da partida abriu o placar, mas logo o sérvio Djordjevic fez boa jogada e serviu Galletti, que empatou para os gregos. Uma nova tragédia em Santiago Bernabeu parecia escrita, quando Lomana Lua Lua virou para o Olympiakos. Para piorar a situação, Ruud van Nistelrooy perdeu pênalti sofrido por Robinho, após pedalar pra cima do zagueiro grego. Porém, o brasileiro voltou a agir e marcou dois gols, virando o jogo. Balboa, que havia entrado no lugar de Wesley Sneijder, fez o quarto e fechou o placar. Agora, os madrilenos são os líderes com 7, enquanto o Olympiakos soma 4, em segundo.

No outro jogo do grupo, o Werder Bremen venceu a Lazio por 2 a 1 e conquistou seus primeiros pontos, subindo para o terceiro lugar. A Lazio, com apenas dois, ocupa a lanterna. Calando a boca dos críticos, a dupla de ataque do Werder – Boubacar Sanogo e Hugo Almeida – marcou para os alemães, enquanto Christian Manfredini descontou para os italianos, que careceram de uma boa atuação do macedônio Goran Pandev.

Grupo D

Pelo Grupo D, o Benfica deu um basta na má fase e derrotou o Celtic, no Estádio da Luz, pelo placar mínimo. A equipe portuguesa, que decepciona no campeonato nacional, marcou seu gol com Óscar Cardozo, quando tudo parecia perdido. Agora, os lusos estão na terceira posição, com 3 pontos, e vencem o Celtic no saldo de gols.

No outro jogo do grupo, o Milan venceu e convenceu: Goleou o Shaktar Donetsk por 4 a 1, no San Siro. Os gols foram devidamente divididos entre os destaques do jogo – Alberto Gilardino e Clarence Seedorf. O italiano Lucarelli, artilheiro do Shaktar, descontou para os ucranianos, que contam com Fernandinho, Jádson e Brandão no elenco, todos brasileiros. Ambas as equipes somam 6 pontos, mas o Milan leva vantagem no saldo de gols - +3 contra 0.

Grupo E

Pelo Grupo E, os líderes Barcelona e Rangers não passaram do zero, em Glasgow. A equipe catalã entrou com uma formação ousada, tendo espaço para Ronaldinho, Lionel Messi, Thierry Henry e Eidur Gudjohnsen no mesmo time, em determinada parte do jogo. Sofrendo o risco de contra-ataques e tendo o domínio do jogo, a equipe não conseguiu o gol, mas tem a liderança, com 7 pontos. O Rangers soma o mesmo número, mas leva desvantagem no saldo de gols.

No duelo das equipes que não haviam somado pontos na competição, o Stuttgart foi derrotado em casa pelo Lyon, por 2 a 0. A equipe alemã fez uma partida bastante ruim, o que já é constante em toda a temporada. Já os franceses, que tiveram boa oportunidade com Benzema no primeiro tempo – quando, cara-a-cara com o goleiro, chutou pra fora -, marcou com Fábio Santos, aproveitando rebote da zaga, e com o próprio Karim Benzema, que marcou seu 12º gol na temporada.

Grupo F

O Manchester United não se intimidou em jogar fora de casa e despachou o Dinamo Kiev, com um placar relativamente elástico: 4 a 2. Rio Ferdinand, Wayne Rooney e o badalado Cristiano Ronaldo – um dos favoritos a ganhar o prêmio de melhor do mundo -, por duas vezes, marcaram para os Red Devils. O brasileiro Diogo Rincón e Ivan Bangoura descontaram para os ucranianos, que ainda não pontuaram no campeonato. O Manchester mantém a sua campanha irretocável, com três jogos e três vitórias.

No outro jogo do grupo, a Roma correu riscos, mas venceu o Sporting por 2 a 1, em casa. Aproveitando cobrança de escanteio efetuada por Pizarro, Juan subiu mais que a zaga e abriu o placar. O também brasileiro Liédson marcou do outro lado, dois minutos depois, empatando o jogo. Outro brazuca que apareceu na partida foi o brasileiro Mancini, com participação negativa: O meia-direita teve seu pênalti defendido pelo português Tiago, que logo depois, teve a sua meta furada por Mirko Vucinic, que entrou no lugar de Francesco Totti, ainda no primeiro tempo, e deu a vitória aos romanos.

Grupo G

Pelo Grupo G, a Internazionale emplacou a segunda vitória seguida, derrotando o CSKA em Moscou, por 2 a 1. A equipe russa começou a frente no placar, com gol do brasileiro Jô, mas logo os argentinos Hernán Crespo e Walter Samuel – este que contou com colaboração direta do goleiro Mandrykin, que era soberano na partida e acabou tomando um frango - viraram o jogo, dando a vitória a Internazionale, que lidera com seis pontos. O CSKA, que também conta com o atacante Vágner Love, é o lanterna, com apenas um.

No outro jogo, PSV Eindhoven e Fenerbahçe ficaram no zero, em jogo realizado na Holanda. A equipe turca, que contava com Alex, Marcos Aurélio e Deivid, dominou em termos a partida, mas não conseguiu o resultado positivo. No fim do jogo, um dos brazucas – o atacante Deivid, que começou entre os onze – foi expulso, sem comprometer muito a figura da partida.

Grupo H

Pelo Grupo H, sem surpresas: Como já era de se esperar, o Sevilla derrotou o Steaua Bucareste por 2 a 1, em casa. O artilheiro Frédéric Kanouté, e o matador Luis Fabiano – que teve, no mínimo, mais três chances para ampliar -, fizeram os gols da equipe espanhola. O romeno Ovidiu Petre diminuiu, em uma das poucas chances criadas pelo time de Bucareste.

A maior goleada da Champions League desta temporada também ficou por conta deste grupo. O Arsenal não teve dó do estreante Slavia Praga e aplicou uma goleada histórica: 7 a 0, no Emirates Stadium. Os jovens Cesc Fabregas e Theo Walcott, que marcaram duas vezes, foram os destaques da partida. David Hubacek (contra), Aleksandr Hleb (que teve atuação louvável) e o estreante Nicklas Bendtner, que entrou na festa, completaram o placar.


Classificação:

Grupo A

1º Marseille – 7 pontos
2º Porto – 5 pontos

3º Besiktas – 3 pontos
4º Liverpool – 1 ponto

Grupo B

1º Chelsea – 7 pontos
2º Rosenborg – 4 pontos

3º Schalke 04 – 3 pontos (saldo -1)
4º Valencia – 3 pontos (saldo -2)

Grupo C

1º Real Madrid – 7 pontos
2º Olympiakos – 4 pontos

3º Werder Bremen – 3 pontos
4º Lazio – 2 pontos

Grupo D

1º Milan – 6 pontos (saldo 3)
2º Shaktar – 6 pontos (saldo 0)

3º Benfica – 3 pontos (saldo -1)
4º Celtic – 3 pontos (saldo -2)

Grupo E

1º Barcelona – 7 pontos (saldo 5)
2º Rangers – 7 pontos (saldo 4)

3º Lyon – 3 pontos
4º Stuttgart – 0 pontos

Grupo F

1º Manchester United – 9 pontos
2º Roma – 6 pontos

3º Sporting – 3 pontos
4º Dínamo Kiev - 0 pontos

Grupo G

1º Internazionale – 6 pontos
2º Fenerbahçe – 5 pontos

3º PSV – 4 pontos
4º CSKA Moscow – 1 ponto

Grupo H

1º Arsenal – 9 pontos
2º Sevilla – 6 pontos

3º Slavia Praga – 3 pontos
4º Steaua – 0 pontos


Definido os grupos da Copa SP de JR 2008

Share |

Por Leonardo Martins


A Federação Paulista anunciou, nesta tarde, os Grupos da Copa São Paulo de Júnior de 2008. A competição que sempre revelou bons jogadores ao futebol, como o atacante Guilherme destaque do Cruzeiro e o zagueiro Breno, titularíssimo do virtual campeão São Paulo, as principais revelações deste ano na competição. A competição vai de 5 a 25 de Janeiro em 22 cidades diferentes de São Paulo, com a final sendo no estádio do Pacaembu e disputarão 88 times de todos os estados da Federação. A fórmula de disputa é a mesma deste ano: Classificam-se para a segunda fase os primeiros colocados de cada grupo mais os dez melhores segundos colocados. A partir daí, as equipes se enfrentam em mata-mata até a decisão. Os grupos são esses:

Grupo A - São José do Rio Preto
América (SP), Corinthians (SP), Ceilândia (DF) e Sorriso (MT)

Grupo B – Indaiatuba
Primavera (SP), Bahia (BA), Santo André (SP) e Vespasiano (MG)

Grupo C – Louveira
Campinas (SP), Fortaleza (CE), Paulista (SP) e Cene (MS)

Grupo D – Leme
Lemense (SP), Coritiba (PR), Noroeste (SP) e Tocantinópolis (TO)

Grupo E - Taboão da Serra
Taboão da Serra (SP), Juventude (RS), Juventus (SP) e Pirambu (SE)

Grupo F – Barueri
Barueri (SP), Atlético (MG), Marília (MA) e Fluminense (BA)

Grupo G – Araraquara
Ferroviária (SP), Atlético (PR), Jaguaré (ES) e representante de Rondônia

Grupo H – Americana
Rio Branco (SP), Criciúma (SC), Guarani (SP) e Náutico (RR)

Grupo I - Embu das Artes
Pão de Açúcar (SP), Figueirense (SC), Vila Nova (GO) e Vilavelhense (ES)

Grupo J – Cerquilho
Atlético Sorocaba (SP), Paraná (PR), Portuguesa (SP) e Porto (PE)

Grupo K - São Paulo
Nacional (SP), Santos (SP), ABC (RN) e Barra do Garça (MT)

Grupo L - Porto Feliz
São Bento (SP), América (MG), Brasiliense (DF) e Rio Preto (SP)

Grupo M – Guarulhos
Flamengo (SP), Internacional (RS), Marília (SP) e representante do Acre

Grupo N - São José dos Campos
São José (SP), Flamengo (RJ), Nacional (AM) e Ypiranga (AP)

Grupo O - São Carlos
São Carlos (SP), Fluminense (RJ), Mogi Mirim (SP) e Gurupi (TO)

Grupo P – Araras
União São João (SP), São Paulo (SP), CSA (AL) e Piauí (PI)

Grupo Q - São Bernardo do Campo
São Bernardo (SP), Grêmio (RS), Ypiranga (PE) e Botafogo (PB)

Grupo R - Jacareí
Jacareí (SP), Goiás (GO), Ponte Preta (SP) e Mato Gosso do Sul (MS)

Grupo S – Taubaté
Taubaté (SP), Vasco (RJ), Paysandu (PA) e Vila Aurora (MT)

Grupo T - Rio Claro
Rio Claro (SP), Palmeiras (SP), São José (RS) e Americano (MA)

Grupo U - Paulínia
Paulínia (SP), Vitória (BA), Avaí (SC) e São Caetano (SP)

Grupo V – Hortolândia
SEV/Biônico (SP), Cruzeiro (MG), Mirassol (SP) e Iraty (PR)

Tem inicio a fase de grupos da Copa da UEFA

Share |

Por Saimon Nouh


Depois de duas preliminares com alguns bons times dando adeus (Partizan/SER, Maccabi Tel-Aviv/ISR, Dunfermile/ESC, Sampdoria/ITA, Blackburn/ING, Ajax/HOL, Palermo/ITA, Brugge/BEL, Dnipro/UCR, Zaragoza/ESP, Lens/FRA e Sochaux/FRA), começou a fase de grupos da Copa da UEFA.

GRUPO A (Folga: Nuremberg/ALE)
Zenit/RUS 1x1 AZ Alkmaar/HOL
Anatoliy Tymoschuk; Ari

Everton/ING 3x1 Larissa/GRE
Tim Cahill, Leon Osman e Victor Anichebe; Cleyton

GRUPO B (Folga: Copenhague/DIN)
Panathinaikos/GRE 3x0 Aberdeen/ESC
Ioannis Goumas, Dimitris Papadopoulos e Dimitris Salpingidis

Lokomotiv Moscou/RUS 3x3 Atlético de Madrid/ESP
Diniyar Bilyaletdinov e Peter Odemwigie (2); Sergio Agüero (2) e Diego Forlán

GRUPO C (Folga: Boleslav/RTC)
Elfsborg/SUE 1x1 AEK/GRE
Daniel Mobacek; Charis Pappas

Villarreal/ESP 1x1 Fiorentina/ITA
Joan Capdevilla; Christian Vieri

GRUPO D (Folga: Dínamo Zagreb/CRO)
Brann/NOR 0x1 Hamburgo/ALE
Vincent Kompany

Basel/SUI 1x0 Rennes/FRA
Marco Streller

GRUPO E (Folga: Spartak Moscou/RUS)
Sparta Praga/RTC 1x2 Zurique/SUI
Miroslav Slepicka; Oumar Kondé e Alexandre Alphonse

Bayer Leverkusen/ALE 1x0 Toulouse/FRA
Stefan Kiessling

GRUPO F (Folga: Aris/GRE)
Bolton/ING 1x1 Braga/POR
El-Hadji Diouf; Jailson

Estrela Vermelha/SER 2x3 Bayern de Munique
Ognjen Koroman e Nenad Miljas; Miroslav Klose (2) e Toni Kroos

GRUPO G (Folga: Aalborg/DIN)
Anderlecht/BEL 2x0 Hapoel Tel-Aviv
Nicolás Frutos (2)

Tottenham/ING 1x2 Getafe/ESP
Jermaine Defoe; Rúben de la Red e Bráulio

GRUPO H (Folga: Áustria Viena/AUT)
Helsingborg/SUE 1x1 Panionios
Henrik Larsson; Fanouris Goundoulakis

Bordeaux/FRA 2x1 Galatasaray/TUR
Fernando Cavenaghi e Marouane Chamakh; Shabani Nonda

São Paulo perde e dá adeus

Share |

Por Saimon Nouh


Depois de perder por 1x0 para o Milionários no Morumbi há 15 dias na primeira partida das quartas-de-final da Copa Sul-Americana, o São Paulo foi derrotado novamente. Só que desta vez por 2x0 em Bogotá (Colômbia), e deu adeus ao torneio continental. Caso chegasse à semifinal, o clube brasileiro igualaria o seu melhor resultado na competição atingido em 2003. Mas, para isso, precisaria derrubar o tabu de jamais ter revertido um duelo de mata-mata em uma competição sul-americana jogando o jogo de volta como visitante e não como mandante. Mesmo retornando da Colômbia com um gosto amargo, o Tricolor não demonstra lamentação. O clube tem agora o caminho livre para se dedicar à conquista do penta Campeonato Brasileiro. No Campeonato Nacional o São Paulo tem 13 pontos de vantagem sobre o rival Palmeiras que é o vice-líder.

Muricy Ramalho resolveu poupar Leandro, Jorge Wagner, Miranda e Júnior, que ficaram em São Paulo descansando. Mas mesmo sem alguns de seus principais jogadores, o Tricolor suportou bem a pressão de uma torcida que lotou o campo em que o Brasil estreou, contra a Colômbia, nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010. Diferente do que aconteceu no Brasil, na primeira partida, o Milionários resolveu aproveitar o apoio de seus torcedores e partiu para cima. Rogério Ceni foi exigido três vezes na primeira etapa. Por sua vez, o Tricolor encontrou resistência no ar rarefeito, chegou a demonstrar cansaço e arriscou apenas uma vez em chute forte do volante Hernanes de fora da área que o goleiro Blandón fez duas boas defesas.

Na etapa complementar, Muricy trocou Souza por Diego Tardelli, Hugo por Francisco Alex e Fernando pelo ala Jadílson. Mas as mudanças não surtiram efeito positivo. Pelo contrário, foi o Milionários quem melhorou em campo. Aos 31 minutos, o meia Estrada cruzou da ponta-esquerda e Ciciliano, livre de marcação dentro da área, emendou de perna direita no canto de Rogério Ceni. Aos 36, o atacante ampliou para 2 a 0 ao tocar a bola na saída do goleiro brasileiro.

Agora o São Paulo visita o Sport no sábado, na Ilha o Retiro, em duelo pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro que pode encurtar ainda mais o caminho em direção ao título. Já o Milionários entra em campo só no dia 01-11 quando enfrenta o Chico pelo Campeonato Colombiano.

Saiu a fórmula de disputa do Campeonato Mineiro 2008

Share |

Por Leonardo Martins


Ontem, na Federação Mineira, aconteceu o conselho arbitral do Campeonato Mineiro de 2008. Foram à reunião representantes dos 12 times que disputarão a competição. Nenhuma mudança aconteceu na fórmula de disputa em relação a outros anos. O Campeonato Mineiro começará no dia 27 de janeiro e terminará em 4 de maio.


Os doze times chegaram a um consenso rapidamente. A fórmula de disputa é a seguinte: os 12 times jogarão entre si em turno único, com os 4 melhores se classificando para as semifinais em mata-mata com vantagem para os melhores, na final é a mesma coisa, 2 jogos com vantagem para o melhor colocado. Os 2 últimos desta 1ª fase cairão para o Módulo 2 em 2009.


Outros detalhes do regulamento foram definidos na reunião, a renda dos jogos ficará com o mandante, exceto no clássico Cruzeiro e Atlético, onde o vencedor ficará com 60% da renda e o perdedor com 40%, em caso de empate, a renda será divida em partes iguais. O preço mínimo do ingresso é de R$ 5,00. O prazo final de inscrição de novos jogadores será no dia 20 de março.