sexta-feira, 18 de junho de 2010

EUA buscam empate

Share |

Por Leonardo Martins

Em mais um bom jogo da segunda rodada da Copa do Mundo, Estados Unidos e Eslovênia se enfrentaram pelo Grupo C, no Ellis Park. Os europeus fizeram dois gols no primeiro tempo, mas com muita garra, os Yankees buscaram o empate no segundo tempo e embolaram o grupo.

Foi uma partida tensa do seu inicio ao fim, no inicio, os eslovenos começaram melhor e dominando as ações do jogo e logo esse domínio foi traduzido em gol. Aos 12, o craque do time, Birsa, arriscou um lindo chute que fez Howard ficar estático na meta vendo a bola passar do seu lado. 1 a 0.

Mesmo em desvantagem a equipe norte-americana não mostrava reação e era facilmente marcada pela equipe da ex-Iugoslávia. Só aos 35 que a equipe do país de Obama chegou com perigo na falta cobrada por Torres que o goleiro esloveno defendeu para escanteio. Na cobrança, Torres achou Demerit que cabeceou perto da trave. Aos 39, Dempsey entrou livre e achou Donovan livre quase em cima da linha, mas antes do meia concluir a gol, Brecko tirou para escanteio.

Mas os eslovenos conseguiram o segundo gol em rápido contra-ataque. Aos 41, Novakovic deu ótimo passe para Ljubiancic tocar na saída de Howard, 2 a 0 e bela vantagem para a segunda etapa.

Vendo que o time não rendia em campo, o treinador Bob Bradley dos Estados Unidos fez duas alterações no intervalo, colocou o nascido no Brasil, Feilhaber, e Mo Edu nos lugares de Torres e Findley. As substituições deram certo, porque os americanos fizeram o primeiro gol logo aos dois minutos, Donovan apareceu quase sem ângulo, na linha de fundo e mandou a bomba para vencer Handakovic, diminuindo a desvantagem. 2 a 1 Eslovenia.

O gol dos EUA animou o jogo e o time, Donovan cruzou e Dempsey deu leve toque de cabeça, a bola passou perto do gol. Aos 12, Altidore teve chance de concluir, mas Suler cortou antes.

Os eslovenos tentavam sair para contra-atacar, mas eram impedidos pela marcação americana. Aos 24, Donovan cobrou falta e Altidore concluiu bonito, mas o goleiro salvou. Minutos depois, o atacante teve outra chance, mas errou o chute cruzado. A pressão era grande até que aos 36, o gol de empate saiu. Altidore ajeitou para Bradley, o filho de Bob, concluir com perfeição para o gol. 2 a 2

Se você acha que os Estados Unidos se contentaram com o empate, se enganou legal, pois a pressão continuou em busca da virada e ela veio, mas o juiz anulou estranhamente. Aos 40, Donovan, sempre ele, cobrou falta e Mo Edu colocou para o fundo das redes, o juiz do Mali anulou estranhamente o lance porque não se sabe se marcou impedimento ou falta do atacante.

A Eslovênia teve uma chance aos 42, Novakovic ganhou de cabeça da zaga da equipe americana, mas Howard defendeu e garantiu o empate que embola o grupo C.

A Eslovênia decide a classificação na última rodada contra a Inglaterra e os Estados Unidos contra a Argélia.

Sérvia surpreende a Alemanha

Share |

Por Leonardo Martins

A Alemanha tinha apresentado o melhor futebol na 1ª rodada, mas no jogo de hoje contra a Sérvia, tudo foi diferente. Os sérvios aproveitaram a chance que teve e a incompetência dos atacantes alemães para vencer por 1 a 0.

Embalada pela goleada sobre a Austrália, a Alemanha foi para cima, mas esbarrou na incompetência de seus atacantes, foram muitas chances de gols desperdiçadas. Aos 6, Podolski chutou forte e a bola passou ao lado do gol. Aos 12, a Sérvia respondeu com Kolarov que finalizou em cima do gol.

Além da má pontaria alemã, os sérvios impunham uma marcação forte que dificultava a equipe tricampeã mundial. A partida era violenta e os cartões saíam aos montes, o ponto alto dos cartões foi aos 36, quando o artilheiro Klose foi expulso ao receber o segundo amarelo. Um pouco depois, o time sérvio fez o gol. Eram 38 minutos, Krasic cruzou, o grandalhão Zigic ajeitou de cabeça e Jovanovic marcou de voleio. Surpresa em Porto Elizabeth.

Mesmo com um a menos, a Alemanha partiu para cima e conseguiu chegar com Khedira ao acertar o travessão e Muller quase fez um golaço de bicicleta, mas Kolarov salvou em cima da linha.

No segundo tempo, o time alemão continuou a pressão para empatar, mas Podolski desperdiçou boas chances em chutes que passaram perto do gol. Aliás, o Polonês naturalizado alemão foi o autor da principal chance do jogo depois do gol. Aos 14, Vidic colocou a mão na bola e o juiz marcou pênalti. Na cobrança, o camisa 10 germânico bateu mal e Stojkovic defendeu, não era dia da Alemanha.

O pênalti desperdiçado desanimou os alemães, mas continuaram a pressão, mas de forma desesperada. Joachim Low fez alterações ofensivas e colocou dois atacantes, Cacau e Gómez, mas não alterou muita coisa. E a Alemanha ainda viu a Sérvia acertar a trave duas vezes com Zigic e Jovanovic.

A equipe dos Bálcãs teve chances de matar o jogo, mas os erros de passes atrapalharam os sérvios, porém, a vitória veio e a recuperação também, já que haviam perdido na estréia para Gana.

Já os Alemães se complicaram um pouco, mas dependem de uma vitória sobre Gana para chegarem nas oitavas de final. €