quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Uefa Champions League – 1ª parte das oitavas-de-final

Share |

Por Leonardo Martins


A competição mais importante do mundo entre clubes, a Liga dos Campeões, voltou após uma parada de fim de ano com os primeiros jogos de ida das oitavas-de-final. Nesta semana foram disputados quatro jogos, vamos a um resumo deles.

Milan-ITA 2x3 Manchester United-ING

Um grande jogo para abrir a fase do mata-mata. O Milan, apostando na boa fase de Ronaldinho Gaúcho, recebeu o tricampeão inglês em San-Siro. Como era esperado, foi um grande jogo, que no final premiou a eficiência inglesa.

Os rossoneros começaram o jogo arrasadores. Com apenas dois minutos de jogo, os mandantes marcaram e foi um golaço de Ronaldinho. O ex-diabo vermelho, Beckham cruzou, Evra cortou mal e a bola sobrou para o candidato a uma das vagas para a Copa emendar de 1ª um chute e marcar.

O Milan continuou a pressão, Ronaldinho desconsertava a defesa inglesa com seus dribles. O camisa 80 exigiu boa defesa de Van Der Sar e deixou Antonini livre para marcar, mas o lateral perdeu.

Aos poucos, o United conseguiu neutralizar as jogadas milanesas e equilibrou o jogo. Resultado disto foi o gol de empate. Nani cobrou escanteio e Scholes mandou de canela, isto aos 36. Ronaldinho, a esta altura do jogo estava sumido do jogo.

No segundo tempo, o panorama do jogo não se alterou e a ótima fase de Rooney aliada a uma mudança decisiva de Sir Alex Fergunson foram decisivos no sucesso vermelho em terras italianas. O técnico tirou Nani para colocar o equatoriano Valencia. O jogador deu outra cara ao time inglês. Com esta mudança, os red devils chegaram a virada.

Aos 22, Valencia cruzou na cabeça de Rooney que ganhou da zaga e fez o gol da virada. Sete minutos depois, foi a vez de Fletcher cruzar na cabeça do atacante inglês e fazer o terceiro. Era o gol da vantagem enorme.

E Ronaldinho, sumido até então, reapareceu para acender a torcida. Aos 39, o brasileiro fez boa jogada e deu um passe para Seedorf concluir de letra. 3 a 2 United e ainda faltavam cinco minutos. E o ex-melhor do mundo quase conseguiu o empate, deixou Inzaghi na cara do gol, mas o atacante desperdiçou e os ingleses saíram da itália com uma mão na vaga.

O Manchester pode até perder por 1 a 0 ou 2 a 1 em casa que se classifica a próxima fase da Champions.

Lyon-FRA 1x0 Real Madrid-ESP

O Real foi a Lyon enfrentar o time local e parece que a sina madrilenha de ser eliminado nas oitavas vai continuar. O Lyon dominou o jogo e o placar mínimo saiu de ótimo resultado para os galáticos.

Os franceses começaram a infernizar a zaga espanhola, principalmente com Govou, mas a pontaria estava mal e errou todas as chances. Kaká e Cristiano Ronaldo eram muito marcados pelo time francês e pouco criavam. O Lyon chegou com mais perigo aos 40 minutos, Delgado mandou um chute forte que acertou o travessão de Casillas, mas o placar permaneceu em branco.

A arma francesa era os chutes de longe e deu certo no primeiro minuto da etapa final. Makoun acertou lindo chute de longe no ângulo e fez a festa do time francês. Ao Real só restava atacar, mas o Lyon aproveitava as falhas de marcação do Madrid para criar chances, não aproveitadas pelo time francês e a vitória foi conseguida.

O Lyon pode perder por 2 a 1 na volta em Madrid que tira os galácticos do torneio continental.

Porto-POR 2x1 Arsenal-ING

O Porto surpreendeu os Gunners, mesmo jogando em casa, e saiu na frente por uma vaga nas quartas-de-final. Os mandantes contaram com os desfalques dos ingleses para vencer o jogo.

O Porto começou em cima, criou muitas chances com o trio de ataque, Falcão, Hulk e Varela, e aproveitou a falha do goleiro Fabianski para abrir o placar. Aos 11, Varela viu o goleiro adiantado e tentou o chute, conseguindo o gol após falha do goleiro que chegou a tocar na bola.

Quando os ingleses pareciam perdidos no jogo, conseguiram o gol de empate. Aos 19, após escanteio cobrado por Fabregas, Rosicky ajeitou para a cabeçada do veterano Campbell. 1 a 1.

Depois do empate, o jogo ficou equilibrado com o Arsenal um pouco melhor, porém, a etapa terminou com o empate mesmo.

Os vestiários fizeram bem aos portugueses, já que voltaram melhor no jogo. Com velocidade e boas jogadas. Mas o gol da vitória veio com outro lance bizarro do goleiro do Arsenal. Aos 7, um lance inusitado aconteceu. A começar pela trapalhada de Campbell e Fabianski. O zagueiro atrasou uma bola em que nem precisava tocar para o goleiro, que não se ligou e pegou com as mãos. Para completar, a dupla deixou Ruben Micael pegar a bola, pôr no chão e tocar rapidamente para Falcao García. O colombiano tocou rasteiro e correu para o abraço. 2 a 1.

O gol inusitado foi sentido pelos ingleses, que não fizeram nada após o gol levado. Os Gunners ainda correram risco de tomar o terceiro, mas o Porto não conseguiu aproveitar as chances. A vantagem conseguida é ainda pequena para o jogo de volta. O time norte-português joga por um empate em Londres, mas os londrinos precisam apenas de 1 a 0 para se classificar.

Bayern de Munique-ALE 2x1 Fiorentina-ITA

Em Munique, Bayern e Fiorentina realizaram um jogo equilibrado, mas no fim, o maior poder de fogo dos alemães falou mais alto e conseguiram uma vitória suada, abrindo uma boa vantagem para o jogo de volta.

Jogando em casa, era natural que os alemães iniciarem o jogo na pressão e foi isto que aconteceu, mas a Viola tinha uma marcação eficiente. Ribery e Robben arriscaram de longe e foram parados por Frey. Enquanto isso, os italianos ficaram incomodando a defesa bávara através de Vargas.

No fim do 1° tempo, a pressão da equipe de Munique deu resultado. Ribery foi derrubado na área por Natali e o juiz marcou pênalti. Na cobrança, Robben bateu bem e colocou o Bayern na frente.

No inicio do segundo tempo, a Viola empatou o jogo. Aos 5, o zagueiro Koldrup aproveitou falha da zaga para fazer o gol.

Com o empate, o time da casa foi para a pressão, que foi facilitada após a expulsão de Gobbi. O lateral foi expulso após dar uma cotovelada em Robben. Mas o gol da vitória veio aos 43, em um lance confuso. Robben chutou contra a meta do Bayern para o rebote do goleiro Frey. Olic tentou cabecear a bola, que acabou sobrando para Klose. Em posição de impedimento e de frente para o gol vazio, o alemão não desperdiçou e, de peixinho, garantiu a vitória do time da casa.

A Viola precisa de uma vitória simples para se classificar as quartas-de-final no jogo de volta em Florença.

Os outros quatro jogos de ida desta fase acontecem na outra semana e terão cobertura completa do Esporte é Vida.