quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Série B – 13ª rodada

Share |
Por Leonardo Martins

Na noite da Seleção, a bola rolou, também, pela segundona do Brasil e com rodada completa que movimentou os gramados brasileiros. O Esporte é Vida traz um resumo desta rodada.

O líder Coritiba foi surpreendido e perdeu uma invencibilidade de onze jogos ao ser derrotado pelo São Caetano por 2 a 1. O Coxa só não perdeu a liderança porque o Náutico também perdeu na rodada e foi para o Guaratinguetá por 1 a 0 com gol nos acréscimos da partida. O resultado foi péssimo para o Timbu que caiu para o 5º lugar. Quem entrou no G-4 foi o já citado São Caetano. A Portuguesa assumiu a vice-liderança ao derrotar o ASA por 2 a 0 e o Figueirense foi para o 3º posto mesmo com a derrota por 2 a 1 para o Sport, na estréia de Geninho no comando técnico do Leão.

O Bahia, na despedida de Renato Gaúcho que foi para o Grêmio, derrotou o decadente Paraná por 2 a 1 e encostou no G-4. O irregular América-MG perdeu mais uma fora de casa, 3 a 0 contra o Santo André e viu a zona de elite se distanciar. O Vila Nova continua seu calvário, mais uma derrota em casa, desta vez para a Ponte Preta por 2 a 1. Duelo no Z-4 entre Ipatinga e América-RN que terminou empatado em um gol e situação das duas equipes na mesma.

Para finalizar, o Icasa faturou mais uma no Romeirão e subiu na classificação, fez 3 a 0 no Brasiliense. E o Duque de Caxias, em uma ótima recuperação dentro do Campeonato, conseguiu vencer o Bragantino por 2 a 1.

Classificação

1º Coritiba – 27
2º Portuguesa – 26
3º Figueirense, São Caetano e Náutico – 24
6º Bahia – 23
7º América-MG e Guaratinguetá – 21
9º Ponte Preta – 20
10º Paraná – 19
11º Icasa e Brasiliense – 17
13º ASA – 16
14º Duque de Caxias, Sport e Santo André – 15
17º Bragantino – 13
18º Ipatinga e América-RN – 9
20º Vila Nova – 4

Voltou o futebol arte

Share |

Por Leonardo Martins


Claro que foi o primeiro jogo de Mano Menezes no comando da Seleção, mas a julgar o jogo de ontem contra os EUA, as palavras do novo técnico se confirmaram. Mano prometeu a volta do futebol arte e cumpriu neste primeiro jogo, aliado a isto, uma defensiva competente. Resultado disto, vitória por 2 a 0 e resgate do prazer do torcedor em assistir a Seleção.

Muito desta volta do futebol arte a Seleção deveu-se a escalação do trio do Santos, Neymar, Ganso e Robinho, os dois primeiros estrearam na Seleção principal e pareciam que já estavam ali a anos, o “rei das pedaladas” assumiu a condição de capitão por ser o único do grupo que já disputou duas Copas do Mundo. Completando o setor ofensivo, Mano decidiu dar uma nova chance a Alexandre Pato, jogador talentoso, mas que deveu uma boa atuação com o antigo treinador, e ontem se encaixou perfeitamente com o trio.

Vamos ao jogo que começou nervoso para a jovem seleção, os EUA, que tinham uma base que disputou a última Copa, assustou nos primeiros quinze minutos. Mas depois, o quarteto se soltou e começou a dar show, ótimas trocas de passes, belos dribles e muita objetividade.

Atrás, a defesa estava bem protegida com Lucas e Ramires, volantes bastante técnicos e que saíam para o jogo. O único que destoava um pouco foi Daniel Alves, muito impreciso nos passes. O primeiro gol apareceu aos 27, bela triangulação entre Robinho e André Santos e o lateral cruzou para Neymar cabecear e vencer Howard, um gol com cara de Mano.

Depois do gol, as chances apareceram aos montes, assim como o futebol de Ganso, um autentico camisa 10 que joga com extrema classe. Alexandre Pato fez o segundo, mas que não valeu , pois o atacante fez falta em Howard. Mas aos 47, Pato teve outra chance e fez. O atacante do Milan recebeu belo passe de Ramires e driblou o goleiro para fazer o gol. Final do primeiro tempo, mas o show continuaria.

Os norte-americanos fizeram algumas alterações no intervalo, a se destacar a saída de Howard para a entrada de Guzan no gol. Mas o Brasil manteve um ritmo forte no segundo tempo e as chances foram muitas e tudo na base do toque de bola. Pato acertou a rede pelo lado de fora, Robinho acertou a trave e Neymar exigiu boa defesa de Guzan.

Primeira alteração de Mano, André entrou no lugar de Pato e o trio do Santos virou quarteto por alguns minutos, porque Neymar saiu para a estreia de Éderson. O jogador do Lyon fez apenas uma jogada, pois machucou e deu lugar a Carlos Eduardo, a partir daí, o jogo permaneceu em ritmo lento. Mas novas chances apareceram, o meia que trabalhou com o treinador no Grêmio, apareceu livre na cara do gol após passe de André e exigiu ótima defesa do goleiro americano. Um pouco depois, Ganso acertou a trave em chute de longe.

Tardelli entrou no lugar de Robinho, Hernanes no de Ramires e Jucilei no de Ganso, estas foram as três últimas alterações de Mano Menezes. Vale, também, ressaltar a atuação de David Luiz, que também fazia a sua estreia na equipe canarinho, foi quase perfeito. A única defesa de Victor no jogo foi em uma cabeçada de Gómez.

O resultado do jogo foi altamente positivo, mas o melhor foi o futebol apresentado, que surpreendeu até o técnico Mano Menezes. Porém, é bom sabermos que nem sempre o Brasil jogará assim, com leveza, mas foi bom que toda a torcida, inclusive Eu, gostou do futebol apresentado pelo novo técnico e seus comandados em campo.