segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Séries C e D do Campeonato Brasileiro

Share |
Por Leonardo Martins

Série C

A Série C, já definida quem subiu, começou a disputa das semifinais. Os dois jogos foram disputados. Vamos ao resumo.

ASA-AL 1x1 Icasa-CE

No confronto nordestino, o Icasa foi a Arapiraca e conseguiu um bom empate em um gol. Os cearenses conseguem a vaga a final se empatarem sem gols em Juazeiro do Norte. Ao ASA só interessa a vitória ou um empate de dois gols. O Icasa saiu na frente com Felipe Almeida. Mas o ASA conseguiu o empate com Didira.

Guaratinguetá-SP 2x1 América-MG

No interior paulista, Guaratinguetá e América fizeram um bom jogo. Mas a pressão da equipe paulista na 1ª etapa falou mais alto e conseguiu a vitoria por 2 a 1, abrindo vantagem para a partida de volta no Estádio Independência. O Guará joga por um empate e o Coelho por uma vitória simples ou por 2 gols de diferença. Nenê e Diego Dedoné fizeram 2 a 0 no 1º tempo, mas Luciano diminuiu para os mineiros na segunda etapa.

Série D

A série D terminou a disputa da segunda fase neste fim de semana. Foram dez jogos que agitaram o país de norte a sul. Vamos aos resultados e próximos resultados.

Jogo 1
Nacional-AM 2x5 Cristal-AP – Cristal Classificado
Felipe Mamão e Maicon Gaúcho; Paulinho Guerreiro, Demir e Max Jarí(3)

Jogo 2
São Raimundo-PA 2x0 Genus-RO – São Raimundo classificado
Rafael Oliveira e Michel

Jogo 3
Ferroviário-CE 3x3 Sergipe-SE – Sergipe classificado
Rafael, Diogo e Leonardo; Hugo Henrique e Fabinho Cambalhota(2)

Jogo 4
Central-PE 1x0 Alecrim-RN – Alecrim classificado
Sidnei

Jogo 5
Macaé-RJ 3x1 Paulista-SP – Macaé classificado
André e Anderson(2); Diogo

Jogo 6
Tupi-MG 4x2 Fluminense-BA – Tupi classificado
Marcelinho, Fabrício Soares, Felipe Canavan e Raphael Aguiar; Deon e Júnior Timbó

Jogo 7
Uberaba-MG 2x0 Brasília-DF – Uberaba classificado
Rodrigo Paulista e André Nascimento

Jogo 8
Araguaia-MT 2x0 Uberlândia-MG – Araguaia classificado
Valtinho e Thiago Fofão

Jogo 9
Chapecoense-SC 0x0 Corinthians-PR – Chapecoense classificada

Jogo 10
São José-RS 1x0 Londrina-PR – Londrina classificado
Jeferson

Próxima fase
Cristal-AP x São Raimundo-PA
Alecrim-RN x Sergipe-SE
Tupi-MG x Macaé-RJ
Uberaba-MG x Araguaia-MT
Chapecoense-SC x Londrina-PR

Avaí humilha o Flamengo e já está no G-4

Share |

Por Gabriel Seixas

É inacreditável a campanha do Avaí neste Campeonato Brasileiro. Com um elenco modesto, que em sua grande parte disputou a segundona do ano passado, já alcançou a décima primeira partida sem perder no campeonato. E, como se não bastasse, com o apoio de sua torcida, despachou o Flamengo por 3 a 0. A equipe do técnico Silas agora figura no grupo dos quatro que se classificariam para a Libertadores, enquanto o Flamengo vive entre o céu e inferno na tabela – agora se preocupando bem mais com a parte de baixo.

O que vale é o entrosamento

O Avaí veio a campo com uma base bem montada pelo técnico Silas, e que por sinal, vem dando resultado. O time tem nas suas laterais – com Eltinho, pela esquerda, e principalmente com Luís Ricardo na ponta direita – suas principais válvulas de escape. O sistema com dois volantes também é importante, pois além de sustentarem a defesa, chegam bem no ataque e incomodam com chutes de fora da área. Marquinhos é o cadenciador do time, William é a figura do centroavante e Muriqui foi o ponto diferencial, seguramente o melhor em campo contra o Fla.

Do outro lado, a cada dia que passa, os desfalques no time do Flamengo só aumentam, e Andrade tem que quebrar a cabeça para montar o time. As novidades ficaram por conta do volante Rômulo atuando como terceiro zagueiro, e de Zé Roberto como armador, ocupando a vaga que normalmente é de Petkovic e Fierro – que foram desfalques. Quem também aumentou a lista dos jogadores “de molho” foi Emerson, que se contundiu no jogo anterior, contra o Cruzeiro. Denis Marques foi o titular, e novamente foi mal. Dificilmente cairá nas graças da torcida.

Praticamente decidido na primeira etapa

O Avaí começou sufocando de forma surpreendente o Flamengo, atuando como um verdadeiro time grande. Tanto que, na primeira chance clara de gol dos catarinenses, aconteceu o gol. Muriqui cruzou rasteiro da ponta direita e Luís Ricardo antecipou os zagueiros no primeiro pau com um leve toque de pé direito, tirando Bruno da jogada.

E não demorou para o Fla ganhar mais um desfalque. Dessa vez na lateral-direita. Ainda sem Léo Moura, Everton Silva atuou novamente como titular, mas este se contundiu aos 12 minutos e deu lugar ao jovem Rafael Galhardo, de apenas 17 anos.

O time cresceu razoavelmente de produção, mas a sorte esteve contra o Flamengo novamente. Léo Gago arriscou de fora da área, a bola desviou em Everton e matou o goleiro Bruno. Foi o suficiente para a torcida catarinense aumentar ainda mais a festa na Ressacada.

E o Avaí só não terminou o primeiro tempo com goleada porque Luís Ricardo parou no goleiro Bruno, no último minuto do primeiro tempo. Por essa, ninguém esperava. Ou não...

Avaí se dá ao luxo de administrar e termina o jogo com “olé”

Andrade não tinha outra alternativa: Precisava colocar o time pra frente. E colocou. Rômulo, que não desempenhou bom papel como zagueiro, deu lugar a Camacho, que já mostrou ter potencial, mas pesa contra o garoto o excesso de nervosismo.

O jogo ficou equilibrado, mas o Avaí ainda tinha as melhores chances. Luís Ricardo completou bom cruzamento de Eltinho e tirou tinta da trave de Bruno. Poucos minutos depois, foi a vez do Fla oferecer ao menos um perigo. Wellinton pegou em cheio de fora da área e mandou a poucos centímetros do gol de Eduardo Martini, que pode ser considerado um – se não O – melhor goleiro do campeonato.

Mas o goleiro do Avaí ainda não havia protagonizado uma defesa importante. Então Rafael Galhardo tratou de testar o goleiro em boa cobrança de falta, defendida brilhantemente pelo camisa 1 catarinense.

Andrade ainda ganhou mais um problema para a próxima partida, mas desta vez por causa de uma expulsão. E foi do cão-de-guarda Willians, que recebeu o segundo amarelo no jogo. Ali, o Flamengo abriu mão de vez da tentativa de pelo menos um empate.

Silas percebeu que era hora de frear o time, e trocou o atacante William pelo lateral Fabinho Capixaba. Os catarinenses conseguiram acalmar o jogo, e ainda acharam o terceiro gol, numa bela jogada de Muriqui. O melhor jogador em campo deu um passe açucarado para Fabinho Capixaba na direita, que bateu cruzado e Bruno aceitou.

E adivinha o que aconteceu no fim da partida? Mais um problema para Andrade no próximo jogo, contra o Santo André. Adriano recebeu o terceiro cartão amarelo e está fora. E só não foi expulso porque o árbitro Luiz Flávio de Oliveira fez vista grossa para as jogadas violentas do artilheiro do Fla, que esteve absolutamente apagado na partida deste domingo. Que os cariocas abram o olho, senão um terceiro representante do Rio pode se candidatar para chegar lá embaixo.

Classificação após 21 rodadas

1° Palmeiras – 40pts
2° Goiás – 38pts
3° São Paulo – 36pts
4° Avaí – 34pts
5° Internacional – 33pts (10V)**
6° Atlético-MG – 33pts (9V)*
7° Corinthians – 32pts (9V)
8° Barueri – 32pts (8V)
9° Grêmio – 31pts
10° Vitória – 28pts (8V)
11° Santos – 28pts (7V)*
12° Cruzeiro – 27pts (8V e -6SG)*
13° Atlético-PR – 27pts (8V e -8SG)
14° Flamengo – 27pts (7V)
15° Santo André – 24pts
16° Coritiba – 22pts
17° Náutico – 21pts (5V)
18° Botafogo – 21pts (4V)*
19° Sport – 16pts (4V)
20° Fluminense – 16pts (3V)
** Jogos a menos

Próximos jogos

26/08 – 21h
Santos x Internacional*

21h50

Barueri x Corinthians

27/08 – 21h
Botafogo x Cruzeiro*

29/08 – 18h30
Flamengo x Santo André
Náutico x Atlético-PR
Coritiba x Avaí

30/08 – 16h
Santos x Fluminense
São Paulo x Palmeiras
Atlético-MG x Sport

18h30
Internacional x Goiás
Vitória x Cruzeiro
Botafogo x Grêmio
* Jogos atrasados

Cruzeiro reencontra a vitória no Mineirão

Share |

Por Leonardo Martins


O Cruzeiro, finalmente, se livrou do Fantasma Estudiantes, que lhe assombrou desde o fim da Libertadores e conseguiu uma ótima vitória por 4 a 2 diante do Náutico no fechamento da 21ª rodada.

O Cruzeiro começou com um desfalque importante, o artilheiro Kleber vetado por uma contusão, mas seu substituto, Wellington Paulista, deu conta e muitíssimo bem, do recado.

Na saída da bola, Gilberto foi para a direita, deu lindo drible no marcador e cruzou para o camisa 9 testar para o fundo das redes, aos 16 segundos de jogo. 1 a 0 Cruzeiro. Mesmo com esse gol relâmpago, a Raposa continuou em cima e Thiago Ribeiro chutou por cima.

Aos 6, Gilmar se jogou na área cruzeirense, mas o juiz marcou falta de Gil no atacante pernambucano. Na cobrança do penal, o próprio Gilmar bateu bem e fez o 10° gol no Campeonato e se juntou na ponta da artilharia.

Mesmo com o gol, os azuis não desanimaram e continuaram pressionando o Timbu. Aos 11, Gilberto exigiu ótima defesa de Gledson em cobrança de falta. O Cruzeiro nem sentia a falta do Gladiador, já que os ataques fluíam com naturalidade. Aos 29, o segundo gol azul, Fabrício acertou lindo chute no ângulo de Gledson e colocou o Cruzeiro na frente.

O 3° gol não demorou a sair. Após saída errada da defesa timbu, Henrique aproveitou e penetrou livre a área, sendo derrubado por Vagner. Na cobrança, Wellington Paulista bateu bem e marcou seu segundo gol na partida. 3 a 1 Cruzeiro aos 36 minutos. No fim da etapa, Thiago Ribeiro voltou a assustar em chute que passou por cima.

No intervalo, parte das luzes do Estádio se apagaram e o jogo demorou 30 minutos para recomeçar. Quando o jogo recomeçou, o time azul continuou na pressão e o Timbu tentava furar a marcação. A torcida comemorou quando o técnico Adilson Batista chamou o equatoriano Guerrón, mas a luz voltou a se apagar e o jogo demorou mais 10 minutos para voltar com a entrada da estrela no lugar de Thiago Ribeiro.

Guerrón entrou e fez boas jogadas pelas pontas. Mas o lance curioso aconteceu com o Timbu. Anderson Santana fez a jogada da “foquinha”, criada pelo ex-cruzeirense Kerlon.

O Cruzeiro voltou a marcar aos 39, o estreante da noite cruzou na medida para o, agora, artilheiro da equipe azul, Wellington Paulista, mandar de cabeça e fazer o 3º gol dele na partida. 4 a 1 para os celestes.

O Náutico voltou a diminuir aos 43. Carlinhos Bala deu ótimo giro em Fabrício e chutou firme, dando números finais ao jogo. Foi a 1ª vez que a equipe mineira ganhou 2 partidas seguidas dentro do Campeonato.

O Cruzeiro agora tem jogo atrasado pelo turno, na 5ª feira a equipe azul vai ao Rio enfrentar o Botafogo. O náutico recebe o Atlético-PR nos Aflitos.

Outro jogo

Goiás 2x1 Santos
Vitor e Felipe; Kleber Pereira