segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Avaí humilha o Flamengo e já está no G-4

Share |

Por Gabriel Seixas

É inacreditável a campanha do Avaí neste Campeonato Brasileiro. Com um elenco modesto, que em sua grande parte disputou a segundona do ano passado, já alcançou a décima primeira partida sem perder no campeonato. E, como se não bastasse, com o apoio de sua torcida, despachou o Flamengo por 3 a 0. A equipe do técnico Silas agora figura no grupo dos quatro que se classificariam para a Libertadores, enquanto o Flamengo vive entre o céu e inferno na tabela – agora se preocupando bem mais com a parte de baixo.

O que vale é o entrosamento

O Avaí veio a campo com uma base bem montada pelo técnico Silas, e que por sinal, vem dando resultado. O time tem nas suas laterais – com Eltinho, pela esquerda, e principalmente com Luís Ricardo na ponta direita – suas principais válvulas de escape. O sistema com dois volantes também é importante, pois além de sustentarem a defesa, chegam bem no ataque e incomodam com chutes de fora da área. Marquinhos é o cadenciador do time, William é a figura do centroavante e Muriqui foi o ponto diferencial, seguramente o melhor em campo contra o Fla.

Do outro lado, a cada dia que passa, os desfalques no time do Flamengo só aumentam, e Andrade tem que quebrar a cabeça para montar o time. As novidades ficaram por conta do volante Rômulo atuando como terceiro zagueiro, e de Zé Roberto como armador, ocupando a vaga que normalmente é de Petkovic e Fierro – que foram desfalques. Quem também aumentou a lista dos jogadores “de molho” foi Emerson, que se contundiu no jogo anterior, contra o Cruzeiro. Denis Marques foi o titular, e novamente foi mal. Dificilmente cairá nas graças da torcida.

Praticamente decidido na primeira etapa

O Avaí começou sufocando de forma surpreendente o Flamengo, atuando como um verdadeiro time grande. Tanto que, na primeira chance clara de gol dos catarinenses, aconteceu o gol. Muriqui cruzou rasteiro da ponta direita e Luís Ricardo antecipou os zagueiros no primeiro pau com um leve toque de pé direito, tirando Bruno da jogada.

E não demorou para o Fla ganhar mais um desfalque. Dessa vez na lateral-direita. Ainda sem Léo Moura, Everton Silva atuou novamente como titular, mas este se contundiu aos 12 minutos e deu lugar ao jovem Rafael Galhardo, de apenas 17 anos.

O time cresceu razoavelmente de produção, mas a sorte esteve contra o Flamengo novamente. Léo Gago arriscou de fora da área, a bola desviou em Everton e matou o goleiro Bruno. Foi o suficiente para a torcida catarinense aumentar ainda mais a festa na Ressacada.

E o Avaí só não terminou o primeiro tempo com goleada porque Luís Ricardo parou no goleiro Bruno, no último minuto do primeiro tempo. Por essa, ninguém esperava. Ou não...

Avaí se dá ao luxo de administrar e termina o jogo com “olé”

Andrade não tinha outra alternativa: Precisava colocar o time pra frente. E colocou. Rômulo, que não desempenhou bom papel como zagueiro, deu lugar a Camacho, que já mostrou ter potencial, mas pesa contra o garoto o excesso de nervosismo.

O jogo ficou equilibrado, mas o Avaí ainda tinha as melhores chances. Luís Ricardo completou bom cruzamento de Eltinho e tirou tinta da trave de Bruno. Poucos minutos depois, foi a vez do Fla oferecer ao menos um perigo. Wellinton pegou em cheio de fora da área e mandou a poucos centímetros do gol de Eduardo Martini, que pode ser considerado um – se não O – melhor goleiro do campeonato.

Mas o goleiro do Avaí ainda não havia protagonizado uma defesa importante. Então Rafael Galhardo tratou de testar o goleiro em boa cobrança de falta, defendida brilhantemente pelo camisa 1 catarinense.

Andrade ainda ganhou mais um problema para a próxima partida, mas desta vez por causa de uma expulsão. E foi do cão-de-guarda Willians, que recebeu o segundo amarelo no jogo. Ali, o Flamengo abriu mão de vez da tentativa de pelo menos um empate.

Silas percebeu que era hora de frear o time, e trocou o atacante William pelo lateral Fabinho Capixaba. Os catarinenses conseguiram acalmar o jogo, e ainda acharam o terceiro gol, numa bela jogada de Muriqui. O melhor jogador em campo deu um passe açucarado para Fabinho Capixaba na direita, que bateu cruzado e Bruno aceitou.

E adivinha o que aconteceu no fim da partida? Mais um problema para Andrade no próximo jogo, contra o Santo André. Adriano recebeu o terceiro cartão amarelo e está fora. E só não foi expulso porque o árbitro Luiz Flávio de Oliveira fez vista grossa para as jogadas violentas do artilheiro do Fla, que esteve absolutamente apagado na partida deste domingo. Que os cariocas abram o olho, senão um terceiro representante do Rio pode se candidatar para chegar lá embaixo.

Classificação após 21 rodadas

1° Palmeiras – 40pts
2° Goiás – 38pts
3° São Paulo – 36pts
4° Avaí – 34pts
5° Internacional – 33pts (10V)**
6° Atlético-MG – 33pts (9V)*
7° Corinthians – 32pts (9V)
8° Barueri – 32pts (8V)
9° Grêmio – 31pts
10° Vitória – 28pts (8V)
11° Santos – 28pts (7V)*
12° Cruzeiro – 27pts (8V e -6SG)*
13° Atlético-PR – 27pts (8V e -8SG)
14° Flamengo – 27pts (7V)
15° Santo André – 24pts
16° Coritiba – 22pts
17° Náutico – 21pts (5V)
18° Botafogo – 21pts (4V)*
19° Sport – 16pts (4V)
20° Fluminense – 16pts (3V)
** Jogos a menos

Próximos jogos

26/08 – 21h
Santos x Internacional*

21h50

Barueri x Corinthians

27/08 – 21h
Botafogo x Cruzeiro*

29/08 – 18h30
Flamengo x Santo André
Náutico x Atlético-PR
Coritiba x Avaí

30/08 – 16h
Santos x Fluminense
São Paulo x Palmeiras
Atlético-MG x Sport

18h30
Internacional x Goiás
Vitória x Cruzeiro
Botafogo x Grêmio
* Jogos atrasados

2 comentários:

luvanor do 9º ano b disse...

Ei o Avaí não humilhou o fla não.

Jalcy Cordeiro disse...

Foi uma festa, um jogo de um time só, nem parecia o Flamengo, dos velhos tempo, se o Avaí forçasse um pouco mais aumentaria o placar tranqüilamente.
É assim o nosso Avaí vai marcando mais tres ponto rumo a uma posição de destaque na serie A.

Jalcy Cordeiro
Floripa - SC