sexta-feira, 26 de junho de 2009

Wimbledon 2009 – 5° dia de competições

Share |
Por Leonardo Martins

O torneio de Wimbledon chegou a sua 3ª rodada e as zebras pintaram na grama do All England Club nesta sexta-feira. Confira o resumo do dia na Inglaterra.

- Federer leva susto, mas consegue vitória

O suíço Roger Federer continua firme e forte rumo ao título. Nesta sexta, diante do alemão Phillip Kohlscheiber, Federer teve dificuldades, mas conseguiu vencer por 3 sets a 1 (6/3, 6/2, 6/7 e 6/1). Nas oitavas de final, o número 2 do ranking faz a reedição da final de Roland Garros ao enfrentar o sueco Robin Soderling. Soderling venceu o espanhol Nicolas Almagro por 3 sets a 0 (7/6, 6/4 e 6/4).

- Karlovic derruba Tsonga

O grandão, Ivo Karlovic da Croácia, usou de sua especialidade, o saque, para derrotar o número 9 do mundo, Jo Wilfried Tsonga, por 3 sets a 1 (7/6, 6/7, 7/5 e 7/6). Karlovic, ao todo, disparou 46 aces na partida. O croata enfrenta o espanhol Fernando Verdasco na próxima fase. Verdasco venceu o compatriota Albert Montañes por 3 sets a 1 (4/6, 6/1, 6/4 e 7/6).

- Djokovic vence e também está nas oitavas

O sérvio Novak Djokovic, superou o americano Mardy Fish por um triplo 6/4. Djokovic enfrenta nas oitavas o novato israelense, Dudi Sela, que surpreendeu ao superar o espanhol Tommy Robredo por 3 sets a 0 (7/6, 5/7, 6/2 e 7/5).

Outros resultados da chave masculina

(11)Marin Cilic (CRO) empata com (24)Tommy Haas (ALE), 5/7 5/7 6/1 7/6(3) 6/6 – suspenso por falta de luz natural.
(29)Igor Andreev (RUS) vence Andreas Seppi (ITA), 6/1 7/6(5) 4/6 5/5 – suspenso por falta de luz natural.

- Brasil nas duplas

O mineiro Bruno Soares teve vitória dupla nesta sexta-feira. Primeiro, nas duplas masculinas, Bruno ao lado de Kevin Ullyet derrotou os britânicos James Ward e Alex Bogdanovic por 3 sets a 1 (6/2, 6/4, 5/7 e 6/3). Pouco depois, nas duplas mistas, o brasileiro ao lado da russa Alicia Kleybanova, também derrotou donos da casa, Ross Hutchins e Anne Keothavong por 2 sets a 0 (6/4 e 6/2). Já a dupla brasileira formada por André Sá e Marcelo Melo foi eliminada ao perder para Viktor Troicki e Christopher Kaas por 3 sets a 1 (7/6, 7/5, 4/6 e 6/3).

- Serena vence e está nas oitavas

A cabeça de chave 2, Serena Williams, venceu a italiana Roberta Vinci por 2 sets a 0 (6/3 e 6/4) e enfrenta a eslovaca Daniela Hantuchova. Hantuchova derrotou a japonesa Al Sugyiama por 2 sets a 0 (6/4 e 6/3).

- Zvonareva desiste

A russa Vera Zvonareva não entrou em quadra nesta sexta-feira contra a francesa Virginie Razzano e perdeu por WO. O motivo da desistência de Zvonareva foi dores no tornozelo que fizeram com que a russa deixasse de disputar Roland Garros.

Outros resultados da chave feminina

(4)Elena Dementieva (RUS) v. Regina Kulikova (RUS), 6/1 6/2
(8)Victoria Azarenka (BLR) v. (28)Sorana Cirstea (ROM), 7/6(2) 6/3
(10)Nadia Petrova (RUS) v. Gisela Dulko (ARG), 3/6 6/3 6/4
Elena Vesnina (RUS) v. (14)Dominika Cibulkova (ESL), 7/5 4/6 6/4
Francesca Schiavone (ITA) v. (12)Marion Bartoli (FRA), 7/6(5) 6/0

Inter sai atrás na Recopa

Share |

Por Leonardo Martins


A Recopa Sul-americana, competição que reúne os atuais campeões da Libertadores e da Sul-Americana, começou a ser disputada ontem em Porto Alegre na noite desta quinta-feira. O Inter, campeão da Sul-Americana, foi derrotado pela LDU, campeão da Libertadores, por 1 a 0 e complicou sua situação para o jogo da volta, em Quito.

Os visitantes não fizeram cerimônia e partiram para o ataque no primeiro minuto do confronto. Bieler avançou pela direita, foi à linha de fundo e cruzou para a área, mas Lauro, atento, ficou com a bola. Aos 9, Taison aproveitou a sobra da zaga equatoriana e tentou surpreender Dominguez com uma bomba de fora da área, mas a bola pegou muito efeito e saiu à esquerda do goleiro da Liga.

Com toque de bola rápido, o ataque colorado procurava, sem sucesso, uma brecha no 3-6-1 da equipe do técnico Jorge Fossati. Mas as chances eram raras para os dois times. Apenas aos 19, após tentar jogada com Bieler, o meia Vera deu o primeiro chute contra a meta colorada, mas a tentativa teve mais força que pontaria.

Aos 26, Taison recebeu passe de D’Alessandro e chutou rasteiro da meia-lua. Dominguez espalmou e conseguiu fazer a defesa definitiva antes que Alecsandro pegasse o rebote.

Lances polêmicos, aos 28. Em cobrança de falta pela esquerda, D’Alessandro fez o levantamento na área equatoriana e a bola resvalou na mão de Calle, que tinha o braço esquerdo esticado. Enquanto alguns colorados reclamavam com a arbitragem, Andrezinho tentava o drible na entrada da área, mas se atrapalhou e cedeu o contra-ataque. Guiñazu conseguiu interromper a jogada veloz dos visitantes, mas, na sequência, foi puxado e quase viu Bieler abrir o placar em chute forte. Lauro mandou para escanteio.

Em nova falha de Andrezinho, aos 39, De La Cruz roubou a bola no meio-campo, avançou e bateu no canto direito de Lauro, que voltou a mostrar serviço e defendeu com segurança.

Com a arbitragem poupando nos cartões amarelos, a etapa inicial, acabou marcada por jogadas duras dos dois lados. Apenas quatro jogadores foram advertidos, no entanto - os colorados Andrezinho e Índio, além de De La Cruz e Campos, da LDU.

Sob a ameaça de ver as jogadas violentas tomarem conta da partida, o árbitro Juan Soto, da Venezuela, voltou dos vestiários mais atento ao aspecto disciplinar. Aos três minutos, o argentino Guiñazu recebeu amarelo por segurar o adversário. Aos 5, Calle impediu o avanço de Taison e foi punido.

Com sua equipe esbarrando nas mesmas dificuldades da primeira metade da partida, o técnico Tite pôs Giuliano na vaga de Andrezinho, em noite pouco inspirada. Mesmo assim, o Inter cedeu a vantagem aos 11 minutos. Lara avançou pela esquerda, driblou Sandro, dentro da área, e rolou para trás. A bola caiu nos pés de Bieler, que chutou de primeira. Lauro conseguiu espalmar, mas, no rebote, o atacante do time equatoriano mandou para o fundo das redes.
Apesar do placar adverso, a torcida colorada só interrompeu os gritos de incentivo ao time quando Tite chamou Leandrão para o aquecimento – o atacante substituiu o apagado Alecsandro.

Se a situação colorada já não era boa, piorou aos 24. Bolívar, que já havia se estranhado com os rivais durante a substituição do meia Lara por Graf, agrediu Vera e acabou expulso pelo árbitro.

Aos 39, quase saiu o empate. Taison aproveitou o cruzamento de Danilo Silva, mas concluiu por cima do gol de Dominguez. Jogando no contra-ataque, a LDU quase ampliou aos 43, em chute cruzado de Larrea, que saiu pela linha de fundo.

Com o apito final, ao som das primeiras vaias da temporada, o time colorado deu início à contagem regressiva para o duelo com o Corinthians.

O jogo de volta acontece no dia 9 de julho em Quito.

No sufoco, Brasil ganha e vai a final

Share |

Por Leonardo Martins


O jogo era histórico para os Sul-africanos, já que era a 1ª vez que o país chegava tão longe em uma competição internacional. Mas para passar a final da Copa das Confederações, os Bafana-Bafana tinham que superar a Seleção Brasileira. Até que a equipe de Joel Santana deu trabalho, mas no final, a categoria maior da equipe canarinha falou mais alto e garantiu a vaga com uma vitória simples.

Desde o 1° minuto a África do Sul endureceu o jogo para a seleção com muita marcação e vontade, já o Brasil tinha muitas dificuldades para vencer esta marcação. Ramires tentou por duas vezes em chutes de longe, a 1ª exigiu boa defesa de Khune e na segunda passou longe do gol.

Com a marcação encaixada, os mandantes eram mais incisivos nos ataques e Mokoena quase marcou, mas cabeceou para fora. Assim como Tshabalala que exigiu boa defesa de Júlio César em cobrança de falta.

O Brasil viu que para furar a retranca tinha que arriscar chutes de média distancia. André Santos arriscou um bom chute que assustou o goleiro Khune. Logo em seguida, o talento individual de Kaká quase fez com que a seleção marcasse, mas o meia chutou para longe, o meia do Real Madrid também exigiu boa defesa do goleiro sul-africano. Pienaar respondeu ao arriscar em chute de longe que passou perto do gol brasileiro.

Na segunda etapa, a seleção brasileira tentou furar o bloqueio imposto por Joel, mas não conseguiu e viu os Bafana-Bafana dominarem as ações. Aos 12, Modise chutou, a bola bateu em Luisão e Júlio César Salvou. Quando o Brasil conseguia furar o bloqueio, a pontaria de seus atacantes atrapalhava o time como nas chances que Luis Fabiano e Robinho desperdiçaram.

O jogo parecia que iria para a prorrogação, mas o técnico Dunga fez uma substituição que, para muitos, era maluca. Tirou André Santos para a entrada de Daniel Alves, um lateral direito na esquerda.

Mas Dunga parecia adivinhar a falta que teria logo em seguida e colocou o lateral, pois Daniel é um excelente cobrador de falta. A falta que Dunga adivinhou veio aos 42, Ramires foi derrubado na linha da grande área. E foi Daniel cobrar, mostrou extrema concentração e uma vontade de marcar monstra. Daniel bateu com perfeição no canto esquerdo de Khune, explosão brasileira em Johanesburgo e silencio das Vuvuzelas. 1 a 0 Brasil e tristeza da torcida sul-africana.

Depois disto, o Brasil só administrou o resultado e conseguiu a vaga a final da Copa das Confederações contra os Estados Unidos no Domingo. Os sul-africanos jogam a decisão do 3° lugar contra a Espanha, também no domingo.