sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Empate não foi bom negócio em São Januário

Share |
Por Leonardo Martins

Na noite desta quinta-feira, em São Januário, Vasco e Atlético-PR fizeram jogo dos desesperados válido pela 32ª Rodada do Campeonato Brasileiro. O empate por 2 a 2 foi um péssimo negócio para as duas equipes, pois continuam na zona de rebaixamento.

Empurrado por sua torcida, o Vasco tomou a iniciativa do jogo, buscando tocar a bola para chegar ao gol de Galatto. Porém, o AtléticoPR foi quem teve as primeiras chances do jogo. Na primeira, aos 13, após um cruzamento na área, Pedro Oldoni quase marcou de cabeça. Um minuto depois, Netinho arriscou de fora da área e o goleiro Rafael defendeu com tranqüilidade.

O Vasco deu o seu primeiro chute a gol aos 17. Madson passou por um adversário pelo lado direito, entrou na área e chutou à esquerda de Galatto. No lance seguinte, Pedro Oldoni quase marcou para o Furacão. Aos 20 minutos, o atacante aproveitou cruzamento e tocou para o gol cruzmaltino. Rafael fez uma linda defesa, salvando o time da Colina.

A equipe carioca não se encontrava em campo e errava muitos passes, dando a chance do Furacão ter maior posse de bola. Com Leandro Bomfim pouco inspirado, o time sentia dificuldades em criar lances de perigo. Em um lampejo, Madson cruzou para Edmundo, que desviou de Galatto com o bico da chuteira. Por pouco, o Animal não marcar o primeiro.

A partir do lance de Edmundo, o Vasco e a torcida acordaram em São Januário. O Animal fez um lindo lançamento para Mateus já dentro da área. O volante olhou para o lado esquerdo e cruzou para Valmir, que tocou para marcar o primeiro do time da Colina. Festa na arquibancada.

O Atlético-PR voltou a assustar o Vasco em uma cobrança de falta de Netinho. Aos 36, o ala cobrou falta da direita e Rafael defendeu no susto. O lance seguintes, aos 38, Edmundo deu ótimo passe para Alex Teixeira. O meia driblou um adversário e ficou de frente para Galatto. O chute saiu prensado e os cariocas não conseguiram ampliar o marcador.

Em uma jogada bisonha de Jorge Luiz, o Atlético-PR empatou a partida. Mateus recuou de cabeça e o zagueiro ficou protegendo a bola, pensando que o lance era dos cariocas. Em cobrança de escanteio, após bate-rebate na área cruzmaltina, Júlio Santos aproveitou a sobra e empatou o jogo, aos 43.

Reclamando de dores na parte posterior da coxa esquerda, Edmundo nem voltou para o segundo tempo. Na volta do vestiário, sem o Animal, Renato Gaúcho optou pela entrada de Alan Kardec. Além disso, o treinador sacou o lateral-esquerdo Valmir e apostou na entrada de Rodrigo Antônio.

A partida seguiu nervosa, principalmente pela posição das duas equipes na tabela de classificação. Aos seis, Pedro Oldoni bateu prensado e a bola passou à direita de Rafael. Quatro minutos depois, Madson arriscou, Galatto fez uma bela defesa e a bola sobrou para Alex Teixeira. O meia chutou por cima do gol. Os cariocas seguiram pressionando e Mateus quase marcou após um belo chute de fora da área, aos 12.

Em outra bobeada da defesa, desta vez do volante Jonílson, o Atlético-PR virou o jogo. Aos 16, Pedro Oldoni ganhou na corrida, entrou na área e chutou fraco. O goleiro Rafael aceitou: 2 a 1 Furacão. Renato Gaúcho optou por colocar o time ainda mais para frente. O treinador sacou o volante Mateus e colocou o atacante chileno Maurício Pinilla.

Mal arrumado dentro de campo, o Vasco atacava o Furacão de forma desordenada. O lateral-direito Baiano era o único que ainda tentava alguma jogada diferente. Aos 22, ele arriscou de fora da área e o goleiro Galatto fez um milagre em São Januário.

O Atlético-PR teve a chance de matar o jogo, mas a sorte estava ao lado do Vasco. Em dois lances consecutivos, aos 27, a bola só não entrou por falta de capricho dos atacantes do Furacão. O time da Colina assustava em jogadas de bola parada. Aos 31, Madson cobrou alta de fora área e Galatto fez outra bela defesa. No minuto seguinte, Jorge Luiz quase marcou de cabeça em cobrança de escanteio.

Aos 40, Pedro Oldoni invadiu a área sozinho e Rafael fez uma grande defesa, salvando o Vasco novamente. Dois minutos, o alívio para os torcedores que lotaram Sâo Januário. Madson arriscou de fora da área e encobriu o goleiro Galatto, incendiando a Colina. Mesmo empurrado pelos torcedores, o time não conseguiu virar o jogo e frustrou os cruzmaltinos.

As duas equipes continuam na zona vermelha, o Atlético em 18° com 32 e o Vasco vem uma posição e um ponto a menos. Na próxima rodada, o Vasco faz o clássico contra o Fluminense no Maracanã e o Atlético recebe o Sport na Arena da Baixada.

Outro jogo completo de ontem

Sport(11º) 1x1 Santos(12º)

Fumagalli; Kleber Pereira

Apagão em Floripa

O jogo entre Figueirense e Fluminense será completo na quarta-feira. O problema aconteceu devido a um apagão no estádio Orlando Scarpelli causado por uma torcida do time da casa. As duas equipes esperaram por 1h45 até solucionar o problema e a luz voltou ao campo, quando o jogo começou. Com a bola rolando, o Flu perdeu um pênalti com Washington, mas conseguiu abrir o placar com Arouca aos 12 minutos. Mas aos 15, o estádio ficou as escuras novamente e o juiz teve que paralisar a partida. O jogo continua como estava na quarta-feira.