quarta-feira, 17 de março de 2010

Sem surpresas, Bordeaux e Barcelona classificam-se na Champions

Share |


Por Gabriel Seixas

Bordeaux e Barcelona são os últimos classificados para as quartas-de-final da Champions League. Ambos eram favoritos para seus confrontos, e espantaram as zebras Olympiakos e Stuttgart, respectivamente. O Barcelona, com mais facilidade, e inspirado pela grande atuação de Lionel Messi.

Mas vamos começar pelo Bordeaux, que venceu o Olympiakos por 2 a 1, em casa. Os franceses foram amplamente melhores no 1º tempo, e marcaram logo aos cinco minutos com o grande destaque do jogo: Gourcuff. O francês cobrou falta lateral, e enquanto todo mundo esperava uma “pingadinha” na área, ele mandou direto e abriu o placar. O mesmo Gourcuff teve outras duas chances de ampliar o placar. Na primeira, o goleiro Nikopolidis salvou. Na segunda, no finalzinho da etapa inicial, ele mandou na trave.

No segundo tempo, a história foi outra. O Olympiakos passou a buscar o ataque, mesmo porque precisava de dois gols para garantir sua classificação. Mas os gregos sofreram uma grande perda, quando Derbyshire deixou o campo expulso, após falta dura em Plasil. Enquanto um atacante era expulso, o outro colocava o Olympiakos novamente na briga: Mitroglou, que substituiu Zairi, acertou um belo chute da entrada da área e marcou um golaço.

Precisando de apenas mais um gol, o Olympiakos esbarrou no sólido sistema defensivo do Bordeaux, que ainda perdeu o volante Diarra, expulso. A única válvula de escape do time grego era a bola parada, enquanto os donos da casa apostavam nos contra-ataques. Em um deles, o Bordeaux matou o jogo. Chamakh, aos 43 minutos, fez o gol da vitória dos Girondins.

Da classificação do Bordeaux, vamos para a Espanha, onde o Barcelona colocou o Stuttgart na roda: goleou os alemães por 4 a 0, com direito a show de Messi. O argentino, que havia marcado três gols no último fim de semana contra o Valencia, hoje marcou mais dois. No primeiro, ele dominou na intermediária, saiu carregando a bola, e da entrada da área, chutou forte pro fundo do gol de Lehmann.

Messi teve participação direta no segundo gol, ainda aos 22 minutos de jogo. Ele deu passe açucarado para Yaya Touré, que entrou livre pela esquerda. O marfinense rolou para Pedro, que só empurrou pras redes.

Na etapa final, mais avalanche do Barça. O Stuttgart não conseguia jogar, e precisando de três gols para se classificar, não dava pinta de que faria nenhum. E não fez. Pior: aos 15 minutos, os espanhois ampliaram. Daniel Alves deu um passe de calcanhar para Messi, que girou e emendou da entrada da área, marcando o terceiro.

Então, Guardiola colocou Ibrahimovic (que surpreendente começou no banco, perdendo a vaga no ataque para Henry) e Bojan em campo, nas vagas de Busquets e Iniesta. O Barça passou então a cadenciar o jogo, e faltando um minuto para o fim do tempo regulamentar, ainda marcou o quarto e derradeiro gol, justamente com participação da dupla que entrou no decorrer do jogo: Bojan recebeu passe de Ibrahimovic e marcou o último gol do jogo.

Bordeaux e Barcelona juntam-se a Lyon, Bayern de Munique, Arsenal, Manchester United, CSKA e Internazionale nas quartas-de-final da Liga. Os confrontos serão definidos através de sorteio.