domingo, 10 de agosto de 2008

O dia olímpico – 10/08

Share |

Por Leonardo Martins


Mais um dia de competições nas Olimpíadas aconteceu neste domingo. Vamos ao resumo.

- Phelps conquista a 1ª medalha de ouro

Na final dos 400m medley, o americano Michael Phelps deu show no cubo d’água. Phelps ganhou a prova e quebrou o recorde mundial. Na mesma prova, Thiago Pereira decepcionou e não passou do 8º lugar. Mais tarde, Phelps avançou as semifinais dos 200m livre.

- Brasil na natação

Gabriella Silva avançou a final dos 100m borboleta. Fabiola Molina e Guilherme Guido nos 100m costas, a equipe do 4x100 livre masculino, Monique Ferreira nos 400m livre, Rodrigo Castro nos 200m livre e Tatiane Sakemi nos 100m peito foram eliminados nas eliminatórias.

- Atuais campeões olímpicos estréiam com vitória

A Seleção masculina de vôlei, atual campeã olímpica, estreou com vitória tranqüila sobre o Egito por 3 sets a 0 (25/19, 25/15 e 25/18), em um jogo fácil.

- Vôlei de praia

No masculino, Márcio e Fábio Luiz derrotaram os Italianos Lione e Amore por 2sets a 0 (duplo 21/18). No feminino, Renata e Talita passaram pelas mexicanas Candelas e Garcia por 2 sets a 1 (18/21, 21/16 e 15/8)¨de virada.

- Ginástica brasileira faz história

Depois da classificação de Diego Hypólito a final do solo. A equipe feminina fez uma ótima prova nas eliminatórias, avançando a quatro finais. Daiane dos Santos tem a chance de se redimir da fraca participação na final do solo em 2004 ao se classificar para a final da mesma prova. Jade Barbosa conseguiu classificação a 2 finais, salto e individual geral. Para completar, a equipe brasileira conseguiu a final por equipes.

- Ronaldinho comanda vitória do futebol

A Seleção de futebol masculino finalmente fez uma partida boa, goleou a Nova Zelândia por 5 a 0 e garantiu a vaga a próxima fase do futebol. O craque Ronaldinho comandou a goleada do canarinho e foi autor de 2 gols. Anderson, Pato e Rafael Sóbis completaram a goleada brasileira.

- Handebol

A Seleção masculina perdeu na estréia dos Jogos para a França por 34 a 26 e se complicou na chave.

- Boxe

O pugilista Myke Carvalho foi derrotado na estréia por Richarno Collin, das Ilhas Maurício por 15 a 11;

- Judô

No segundo dia do Judô, o Brasil não conseguiu ir longe. No masculino, o bicampeão mundial da categoria até 66 kg, João Derly, foi bastante prejudicado pela arbitragem e foi eliminado na segunda rodada pelo português Pedro Dias. No feminino, Andressa Soares, da categoria até 52, foi eliminada na primeira luta para a Dominicana Maria Garcia.

Quadro de medalhas

País................................ Ouro......... Prata.......... Bronze
1º China......................... 6............... 2................ 0
2º Coréia do Sul............. 3............... 2................ 0
3º Estados Unidos.......... 2............... 2................ 4
4º República Tcheca....... 2............... 0................ 0
5º Itália........................... 1............... 2................ 1
55º Brasil....................... 0............... 0................ 0

Grêmio conquista o turno

Share |

Por Leonardo Martins


O Grêmio termina o 1º turno do Campeonato Brasileiro na frente. O “título” veio em grande estilo com uma goleada sobre o Atlético-MG por 4 a 0 e foi em pleno Mineirão.

Ter cara e sorte de campeão é vencer mesmo quando o adversário é superior. O Grêmio foi assim no primeiro tempo. Competente, soube conter o maior volume de jogo do Galo nos primeiros 45 minutos. De lambuja, encaixou um contra-ataque e pulou na frente no placar.

Para ameaçar o gol de Victor, o adversário precisa suar um bocado e ainda estar em uma daquelas jornadas iluminadas. A defesa do Grêmio é uma fortaleza. E a prova esteve no gramado do Mineirão. Porque a bola ficou quase sempre nos pés de algum atleticano e, paradoxalmente, o time mineiro teve raras chances efetivas de gol. Petkovic e Serginho oscilaram boas jogadas com momentos de sumiço.

Quando pintaram oportunidades para o Galo, elas morreram na sorte de campeão do Grêmio. Aos 14 minutos, Petkovic dominou pela esquerda e tocou por cobertura, sem condições de Victor buscar. Mas a bola foi manhosa. Voou, passeou pelo céu do Mineirão e bateu na trave de Victor. Sorte de campeão...

Segurar o Galo já estava de bom tamanho. Mas o Grêmio foi além. Aos 35 minutos, Marcel, centroavante brincando de articulador, fez lançamento preciso para Willian Magrão, volante brincando de centroavante. Ele recebeu na área e bate estranho, sem força, um tanto desequilibrado. Aí a bola desviou em Leandro Almeida, enganou Edson e entrou de fininho. Precisa dizer que é sorte de campeão?

Mas um candidato a título não é feito apenas de sorte. Precisa de futebol, e muito. E aí o Grêmio volta a sobrar. A postura da equipe de Celso Roth no segundo tempo foi uma aula de tática. O Grêmio jogou demais. Fechadinho (e intransponível) lá atrás, o time gaúcho infernizou a vida do Galo em contra-ataques rápidos e mortais. Já era para ter feito o segundo gol aos sete minutos, em cabeceio certeiro de Marcel que o goleiro Edson salvou com grande defesa. Quatro minutos depois, não teve jeito. Vinícius permitiu que Perea dominasse na área e, apavorado, se viu obrigado a cometer o pênalti. Tcheco bateu e fez.

O jogo não mudou muito com o segundo gol tricolor. O Galo seguiu buscando o gol, mas sem sucesso. E o Grêmio, cada vez mais ameaçador, quase ampliou aos 27. Edson fez duas grandes defesas em lances de Marcel e Perea. Aos 33, Reinaldo, que acabara de entrar, chutou duas vezes para fazer o terceiro. Cinco minutos depois, livre na área, fechou o placar a favor de um time com futebol e sorte de campeão. E que realmente é, pelo menos no primeiro turno, o grande campeão.

O Grêmio conquistou o turno chegando aos 38 pontos e o Galo ficou em 11º com 24 pontos. As duas equipes abrem o returno enfrentando tricolores. O time do sul recebe o São Paulo e os mineiros visitam o Fluminense.