quinta-feira, 24 de julho de 2008

Bota se reabilita e goleia outro mineiro no Engenhão

Share |
Por Matheus Mandy

Depois de Cruzeiro no ano passado e Ipatinga nessa ano, clube carioca derrota Atlético-MG sem esforço

Foi mais fácil do que se imaginava a vitória do Botafogo sobre o Atlético-MG ontem no Engenhão. Com três gols na etapa final o time carioca sacramentou a vitória e aumentar a hegemonia de 15 jogos perante o rival.

O jogo mal havia começado e com 25 segundos, César Prates empurrou Wellington Paulista de forma infantil dentro da área. O árbitro Leonardo Gaciba marcou pênalti, convertido por Lúcio Flávio. O gol parece que fez mal para o Botafogo e o time se retraiu em seu campo defensivo, chamando o galo para seu campo.

O time atleticano até chegava perto da área carioca, mas não chutava para o gol. Em uma das chegadas Gedeon recebeu em posição legal e chutou duas vezes para fazer o gol, mas o árbitro anulou.

Logo depois, Gedeon em posição irregular saiu na cara de Castillo e perdeu um gol inacreditável. Após sofrer pressão, o Botafogo acordou e quase ampliou com Carlos Alberto, que chutou e Édson falhou, mas Francis evitou com que a bola entrasse.

O técnico Ney Franco mudou o Botafogo no segundo tempo colocando Jorge Henrique e Gil nos lugares de Thiaguinho e Zé Carlos, deixando o time mais ofensivo. Com isso Gallo foi obrigado a mexer aos 3 minutos do segundo tempo.

Quando o time mineiro começava a tentar empatar o jogo, César Prates novamente fez besteira. O lateral puxou Wellington Paulista e como já tinha amarelo foi expulso deixando o Atlético-MG com 10 jogadores.

Logo após da expulsão, Jorge Henrique cruzou e a zaga afastou mal a bola, Triguinho se aproveitou e tocou com categoria para ampliar o marcador para o Botafogo fazendo 2 a 0. O time mineiro começava a perder a cabeça dava sinais claros de nervosismo. Em uma dessas jogadas, Calisto entrou de forma criminosa em Renato Silva e recebeu apenas cartão amarelo. A prova do nervosismo foi a expulsão de Yuri 2 minutos mais tarde por falta parecida em Túlio.

O Botafogo estava em ritmo de treino e após rápida troca de passes, o goleiro Édson fez grande defesa após chute de Wellington Paulista a queima a roupa. Mas o time carioca ainda fez mais dois gols. O primeiro com Carlos Alberto que aproveitou saída errada do adversário e teve tranqüilidade para driblar Édson e tocar para o fundo do gol. Logo após, na saída de bola o atacante Gil recebeu de Carlos Alberto e fez um golaço por cobertura sacramentando a noite para o Botafogo.

Com o resultado o time carioca entrou na zona da Copa Sulamericana e o Atlético-MG foi para a zona de rebaixamento.

Liga Mundial – 2ª rodada da fase final

Share |
Por Leonardo Martins

Hoje aconteceu a 2ª rodada da fase final da Liga Mundial no Maracanãzinho. Foram 2 jogos pelos grupos E e F, Brasil e Sérvia folgaram hoje.

Grupo E – Japão 0x3 Rússia

No Grupo do Brasil, a Rússia bateu com tranqüilidade o Japão por 3 sets a 0 e praticamente garantiu a vaga as semifinais, já que para sair da competição, a equipe japonesa precisa derrotar o Brasil, na manhã desta sexta. As parciais foram 25-14, 26-24 e 25-18

Grupo F – Estados Unidos 3x2 Polônia

Na outra partida do dia, Estados Unidos e Polônia realizaram um jogaço que terminou só no Tié-Break com vitória americana por 3 sets a 2. Os poloneses para se classificar, precisam vencer a Sérvia na última rodada, derrota polonesa classifica os americanos. Os americanos ganharam o set inicial por 25 a 18, a equipe polonesa ganhou o segundo por 25 a 23, a equipe do Tio Sam voltou a ficar na frente no 3º quando fez 27 a 25, mas tomou o empate novamente ao tomar 25 a 18 dos poloneses no quarto set. No 5º e decisivo set, a maior categoria americana falou mais alto e fechou em 16-14.

Amanhã tem a última rodada, pelo Grupo E, o Brasil enfrenta o Japão, e pelo F, Polônia e Sérvia se enfrentam.

Lusa segura o líder

Share |

Por Leonardo Martins


Na noite desta 4ª feira, no Canindé, Portuguesa e Flamengo realizaram mais um jogo pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em um jogo muito polemico, as duas equipes empataram em dois gols, pior para o Flamengo que pode perder a liderança ao término da rodada.

A opção dos treinadores por formações ofensivas tornou o jogo aberto desde o apito inicial, com a Lusa com 3 atacantes e o Flamengo, melhor ataque da competição. A primeira boa chance foi do time da casa, logo aos três minutos. Bruno Recife cruzou rasteiro da esquerda, Washington antecipou em cima de Ronaldo Angelim e desviou para o gol. Bruno, bem posicionado, defendeu firme. A resposta rubro-negra foi rápida. Aos sete, Tardelli fez jogada de velocidade pela direita e cruzou para Souza, que dominou dentro da área e chutou. A bola pegou na zaga e saiu. Rápido nos contra-ataques, o Fla chegou com perigo novamente aos 14 minutos. Éder deu passe longo para Juan na esquerda, o lateral mandou uma bomba sem deixar a bola cair e assustou o goleiro Sérgio.

Pela esquerda a Lusa conseguia criar as suas principais jogadas. Em uma delas, aos 21 minutos, Diogo driblou Jaílton e cruzou rasteiro para o meio da área. Jonas desviou prensado com a defesa, mas, antes de a bola entrar, Bruno se esticou e fez a defesa. O Flamengo abriu o placar em um lance de bola parada para lá de polêmico, aos 34. Juan levantou a bola na área, Jaílton desviou, e, na segunda trave, Ronaldo Angelim bateu com a mão na bola e fez 1 a 0 para o Rubro-Negro. Antes, o zagueiro do Fla foi agarrado por Ediglê. A reclamação dos jogadores da Lusa foi grande, mas o árbitro validou o lance.


As maiores emoções da primeira etapa ficaram guardadas realmente para os dez minutos finais. Aos 36, o juiz marcou pênalti de Fábio Luciano em Bruno Recife. Na cobrança, Diogo chutou e Bruno defendeu, mas o assistente mandou o lance voltar. Na segunda tentativa, o atacante chutou no canto esquerdo do goleiro e colocou 1 a 1 no placar. O Fla, no entanto, respondeu à altura com outro gol de bola parada. Aos 42, Juan cruzou da direita, Diego Tardelli bateu com a mão na bola, que sobrou para Ibson. O volante chutou firme por baixo de Sérgio e colocou os cariocas novamente em vantagem. O primeiro tempo terminou com a vantagem para o líder e o segundo tempo guardaria mais polemicas.

Os times voltaram do vestiário com a mesma disposição do fim do primeiro tempo. A Lusa não deu tempo aos rubro-negros e empatou a partida novamente aos dois minutos. O árbitro marcou outro pênalti para o time paulista, desta vez de Jaílton em Jonas. Na cobrança, Diogo chutou forte e fez: 2 a 2. Aos nove, quase a Portuguesa vira o jogo. Após um rápido contra-ataque, Fábio Luciano foi fazer o corte e chutou em cima do adversário. A bola encobriu Bruno, bateu no travessão e saiu. Aos 16, em cobrança de falta, foi a vez de Patrício obrigar o camisa 1 rubro-negro a fazer uma grande defesa.

Os donos da casa, animados, continuaram pressionando. Aos 19, Patrício recebeu de cara para o goleiro Bruno e tocou na saída. Antes de a bola entrar, Cristian aliviou o perigo. Os rubro-negros ainda perderam o atacante Diego Tardelli, que colocou a mão na bola propositalmente e recebeu o segundo cartão amarelo, aos 19. Com um jogador a menos, o Flamengo adotou uma postura mais defensiva, e a Lusa se mandou para o ataque definitivamente. Aos 31 minutos, o atacante Diogo avançou pela esquerda e bateu cruzado. A bola passou rente à trave. Um minuto depois, o atacante aplicou um drible desmoralizante em Fábio Luciano e chutou colocado. Bruno, com a perna, fez outra defesa espetacular. Refeito de outro susto, o Fla voltou a ameaçar aos 38. Depois do chute de Ibson de perna esquerda de dentro da área, a bola sobrou para Maxi, que chutou, mas o zagueiro impediu que a bola entrasse.

Para desespero dos rubro-negros, aos 43, Ibson perdeu um pênalti cometido por Gavilán em Juan. O camisa 7 cobrou e o goleiro Sérgio defendeu, mas o assistente mandou voltar porque o goleiro se adiantou. Na segunda cobrança, o arqueiro da Lusa se superou novamente e garantiu o empate. Maxi ainda pegou o rebote, e a bola passou raspando a trave. O empate ficou de bom tamanho só para o árbitro, que foi péssimo durante a partida.

O Flamengo pode perder a liderança após o término da rodada, basta o Grêmio vencer o Figueirense, mas o Fla foi para 27 pontos e na próxima rodada faz o clássico contra o Botafogo. A Lusa continua em 15º lugar com 16 pontos e na próxima rodada também faz um clássico quando visita o São Paulo no Morumbi.

Goiás surpreende o Cruzeiro

Share |

Por Leonardo Martins


Na abertura da 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Mineirão, Cruzeiro e Goiás disputaram partida na noite desta quarta-feira. Os goianos armaram uma marcação eficiente e contaram com a má partida cruzeirense para surpreender e vencer por 1 a 0, dando um salto grande na classificação.

O Cruzeiro entrou em campo tentando a liderança do Campeonato, mas sabia que o Goiás viria com uma marcação eficiente e forte. E foi isto que aconteceu durante o 1º tempo, com o Cruzeiro errando. Os erros apareceram logo no 1º lance do jogo, aos 2 minutos, Thiago Heleno falhou e obrigou o goleiro Fábio a fazer duas defesas ótimas. Depois deste inicio, a Raposa dominou a posse de bola, mas o ataque ficava preso a marcação esmeraldina e errava muitos passes.

O Goiás tocava a bola com mais tranqüilidade. Mesmo assim, os mineiros criaram algumas chances de gols, as mais perigosas saíram com Wágner em faltas e Guilherme que acertou a trave. No mais, só chutes de longe, o que irritava a torcida. A situação piorou quando o Goiás marcou. Aos 41 minutos, Iarley bate falta no ângulo e a bola foi para o fundo das redes. 1 a 0 Goiás. Antes de terminar a etapa, os goianos tiveram um jogador expulso. Júlio César colocou a mão na bola e foi para o chuveiro mais cedo. O Cruzeiro tinha 45 minutos para tentar a virada com um jogador a mais.

No intervalo, o lateral Jadilson sentiu uma contusão e deu lugar a Wéldon. O panorama do 1º tempo não se alterou no segundo. O Cruzeiro continuava errando muitos passes e não sendo objetivo nos seus ataques e o Goiás com um ferrolho intransponível e tendo poucas chances de contra ataque. Neste tempo, as melhores chances do jogo foram criadas em chutes de Wágner, mas o camisa 10 estava em uma péssima noite assim como o time todo. O técnico Adilson Batista mudou o time colocando Elicarlos e Gérson Magrão nos lugares de Jonathan e Espinoza, mas não surtiram o efeito esperado. O jogo passava e a torcida começara a vaiar o time e o time ficara nervoso em campo. O Goiás teve uma boa chance no segundo tempo, Alex Terra aproveitou cruzamento de Vitor e mandou ao lado do gol. A vitória ficou com os goianos mesmo e foi a 1ª derrota azul em casa no Campeonato.

O Goiás saiu da zona vermelha e foi para o 11º lugar com 17 pontos e na próxima rodada, recebe o Sport. Já a Raposa caiu para o 4º lugar com 24 pontos e na próxima rodada vai ao Rio enfrentar o Fluminense.

Série C 2008 – 5ª rodada da fase 1

Share |
Por Matheus Mandy

Nesta quarta-feira aconteceu a penúltima rodada da primeira fase da Série C. Foram 30 jogos que definiram mais classificados para a próxima fase da competição. Vamos aos resultados e quem está classificado.

Grupo 1
Luverdene WxO Fast Clube
Luverdense-MT e Rio Branco-AC classificados

Grupo 2
Remo 3x0 Holanda
Cristal 2x0 Progresso
Progresso está eliminado

Grupo 3
Águia-PA 1x1 Paysandu
Palmas 1x0 Bacabal

Grupo 4
Picos 0x0 Barras
Sampaio Corrêa 2x1 Horizonte
Sampaio Corrêa e Barras classificados

Grupo 5
Central 0x0 Santa Cruz
Campinense 6x2 Potiguar Mossoró
Campinense classificado

Grupo 6
Salgueiro 2x2 Icasa
Santa Cruz-RN 1x0 Treze
Salgueiro e Icasa classificados

Grupo 7
Atlético-BA 4x2 Petrolina
ASA 6x0 Confiança
Petrolina está eliminado

Grupo 8
Itabuna 2x0 Vitória da Conquista
Sergipe 1x0 CSA
CSA está eliminado

Grupo 9
Atlético-GO 3x2 Mixto
Operário-MS 1x0 Águia-MS
Atlético-GO classificado
Águia-MS eliminado

Grupo 10
Anápolis 1x0 Itumbiara
Legião 4x2 Dom Pedro II

Grupo 11
Duque de Caxias 2x2 América-MG
Serra 1x2 Paulista

Grupo 12
Macaé 0x0 Boavista-RJ
Linhares 0x1 Guaratinguetá
Guaratinguetá está classificado
Linhares está eliminado

Grupo 13
Ituiutaba 1x0 Tupi
Noroeste 2x0 Mirassol
Ituiutaba e Noroeste estão classificados

Grupo 14
Guarani 1x0 Ituano
Linense 1x0 Madureira
Guarani está classificado

Grupo 15
Engenheiro Beltrão 2x1 Toledo-PR
Marcílio Dias 1x1 Inter SM

Grupo 16
J Malucelli 1x1 Metropolitano
Brasil de Pelotas 1x0 Caxias
Caxias e J Malucelli estão classificados

A última rodada da 1ª fase acontece no domingo.