quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Palmeiras vence Fluminense e retorna ao G-4

Share |

Por Gabriel Seixas


No Palestra Itália, o Palmeiras derrotou o Fluminense por 1 a 0, em jogo válido pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol de Rodrigão valeu a volta do alviverde ao grupo dos quatro classificados a Libertadores, ultrapassando o Cruzeiro. Agora, a equipe soma 58 pontos, perdendo no critério de saldo de gols para o Flamengo, que está em terceiro. Por sua vez, o Fluminense, que já tem vaga garantida na maior competição das Américas, permanece em sexto com 56.

Próximos jogos

Na próxima rodada, o Palmeiras visita o Internacional, jogo que será realizado no Beira-Rio, enquanto o Fluminense recebe o desesperado Juventude, no Maracanã.

Análise tática

Caio Júnior foi ousado, e ao mesmo tempo realista com a situação da equipe, que necessitava da vitória. O 4-2-2-2 montado pelo treinador acabou sendo bastante efetivo: A defesa, formada por Wendel, Gustavo (que recebeu o terceiro cartão amarelo), Dininho e Leandro recebeu pouco perigo, já que o Fluminense quase não investiu em contra-ataques, pecando pelas más condições físicas de Thiago Neves. Os volantes, Pierre e Makelele, novamente foram o ponto de equilíbrio da equipe, repetindo ótimas atuações. Na armação, Deyvid soube substituir efetivamente o chileno Valdívia, enquanto Caio deixou a desejar. No ataque, dentro de suas condições, Edmundo acabou sendo uma boa companhia a Rodrigão, que voltou a deixar sua marca em campo.

Do outro lado, a equipe montada por Renato Gaúcho entrou em campo mais cautelosa, com o time praticamente completo. A única novidade ficou por conta de Soares isolado no ataque, substituindo Adriano Magrão, com Thiago Neves um pouco mais avançado – este que não estava nas suas melhores condições físicas. As partidas medianas de Gabriel e Júnior César comprometeram as atuações dos volantes Arouca e Cícero, que tiveram a proteção de Thiago Silva, Roger e Luiz Alberto mais atrás, demonstrando a consistência que o Flu necessita no sistema defensivo.

O jogo

Mesmo com o domínio territorial do Palmeiras, foi o Fluminense quem criou a primeira chance efetiva de gol, contando com uma bela contribuição de Diego Cavalieri: O goleiro, que se preparava para fazer a saída de bola, chutou em cima de Soares e a bola se perdeu pela linha de fundo, assustando os alviverdes. Pouco depois, Soares perdeu outra boa chance de abrir o placar, quando recebeu lançamento de Thiago Neves e isolou, de canhota.

O primeiro – talvez o único – lance polêmico do jogo aconteceu aos 26 minutos: Deyvid, dentro da área, se preparava para invadir a área quando foi “calçado” por Luiz Alberto. O árbitro Lourival Dias Filho nada marcou, deixando o jogo seguir.

A partir daí, começou o show particular de Fernando Henrique: Aos 32 minutos, o goleiro salvou um chute da entrada da área de Caio. Poucos minutos depois, o goleiro também evitou um gol do zagueiro Gustavo, meio assustado. Contudo, 3 minutos depois, Fernando Henrique não pôde fazer nada: O volante Fabinho tentou fazer graça entre três palmeirenses e acabou sendo desarmado por Pierre. O volante encontrou Edmundo na entrada da área, que tocou por debaixo das pernas de Thiago Silva e encontrou Rodrigão, livre pela esquerda. O atacante chutou cruzado, e Fabinho voltou a prejudicar o Fluminense, pondo a bola pra dentro e abrindo o placar para o Palmeiras.

No fim do primeiro tempo, o Fluminense perdeu a melhor chance para empatar o jogo: Júnior César cobrou escanteio, e Thiago Neves cabeceou no chão. Diego Cavalieri, que parecia inseguro em campo, largou a bola, que ainda morreu na trave antes de sair.

Fernando Henrique rouba a cena!

No segundo tempo a partida caiu de produção, com as duas equipes sentindo o gramado encharcado do Palestra Itália. Renato Gaúcho, inicialmente, tirou Fabinho para a entrada do atacante Adriano Magrão. Depois, Soares e Thiago Neves deixaram a equipe, para as entradas de David e Léo Itaperuna – deixando a equipe sem um armador efetivo. Do outro lado, Caio Júnior lançou Martinez, Luiz Henrique e Luis nos lugares de Deyvid, Caio e Rodrigão, retornando ao 4-3-1-2, com Edmundo atuando no meio-campo.

Até o fim do jogo, Fernando Henrique ainda evitou um chute a queima-roupa de Martinez, da entrada da área, e Luis, que aproveitou cobrança de escanteio de Luiz Henrique e desvio de Thiago Silva. Sorte do Flamengo que o goleiro evitou um placar mais elástico, que favoreceu o clube rubro-negro, que permanece na frente do alviverde pelo saldo de gols (5 contra 4).

36ª rodada da Série B – Definidos os classificados para a Série A em 2008

Share |

Por Gabriel Seixas

A 36ª rodada da Série B definiu os quatro classificados para a Série A 2008. O Coritiba, que já estava classificado, derrotou a Portuguesa, que também garantiu vaga na primeirona. Além dos dois, Ipatinga e Vitória também carimbaram passaporte, com vitórias por 3 a 2 contra o Marília e 4 a 1 contra o CRB, respectivamente. Na parte de baixo da tabela, o já rebaixado Ituano decretou o descenso do Remo, vencendo os paraenses por 2 a 1 no Novelli Júnior. Confira o balanço:

No Couto Pereira, o Coritiba praticamente decretou o título e derrotou a Portuguesa por 2 a 0. Dentre vários bons jogadores em campo, dois roubaram a cena: Túlio e Keirrison, ambos do Coxa. No primeiro gol, Túlio cruzou rasteiro e Keirrison concluiu para o gol. No segundo, a cena se repetiu, quando o camisa 8 deixou o artilheiro na cara do goleiro Tiago, que não desperdiçou. Foi o 11º gol de Keirrison na competição, artilheiro da equipe paranaense, que ainda teve o lateral Ivo expulso.

Com o Ipatingão lotado, o Ipatinga recebeu o Marília e venceu por 3 a 2, após abrir 3 a 0 no marcador. O nome do jogo foi Gérson Magrão, que marcou duas vezes e ainda deu assistência para o gol de Alessandro, que agora soma 21 na competição, dois a menos que Val Baiano, artilheiro da Série B. Diego e Wellington Silva descontaram para o Marília, que ainda alimentava esperanças em garantir o acesso.

Quem também comemorou o acesso foi o Vitória. Diante de sua torcida, a equipe baiana goleou o CRB por 4 a 1 e carimbou o passaporte. Jackson, logo aos 7 minutos, abriu o caminho para a vitória. O volante Willians e o lateral Apodi – imprescindível na campanha da equipe – abriram três de vantagem para os baianos. Chiquinho descontou para os alagoanos, enquanto o artilheiro Joãozinho marcou o gol do acesso, somando 18 na competição – e com boas chances de ampliar a marca contra o Remo, na próxima rodada, no Barradão. O CRB ainda corre risco de rebaixamento, com 47 pontos (dois a mais que o Santo André, 17º).

Na zona de perigo da competição, o Santo André derrotou o Gama, mas permaneceu na degola devido a uma combinação desfavorável de resultados. Com uma partida apagada de Val Baiano, o Gama ofereceu pouco perigo e atraiu contra-ataques paulistas. Em um deles, o lateral Pará venceu René (ex-América de Natal) e marcou o gol da vitória.

Entretanto, o Santa Cruz não teve a mesma eficiência e acabou sendo derrotado pelo Brasiliense, em Brasília, por 3 a 0. A dupla de ataque inócua dos pernambucanos, formada por Kuki e Fábio Saci, acabou sendo um dos fatores para que a equipe não desempenhasse um bom papel em campo. Com Nildo isolado na armação, o Brasiliense venceu facilmente com gols de Warley, Rafael Toledo e Reinaldo Aleluia – que substituiu Dimba. A equipe candanga, que ainda alimentava uma esperança de acesso, acabou frustrada com as vitórias de Ipatinga e Vitória, que exterminaram de vez as chances do acesso da equipe. O Santa Cruz complicou a sua situação, e agora é 18º com 45 pontos, e enfrenta o Criciúma fora de casa na penúltima rodada.

Já rebaixado para a Série C antecipadamente, o Ituano fez o dever de casa e venceu o Remo por 2 a 1, decretando também o rebaixamento dos paraenses. A história parecia ser diferente, quando Paty se jogou na área e cavou um pênalti. Já que penal mal marcado não entra, Alex Maranhão isolou. Porém, o mesmo Paty e o lateral Guigov abriram 2-0 para a equipe de Itu. A partir daí, o goleiro Márcio entrou em cena: Foram duas grandes defesas, em chutes de Adriano Miranda e cabeçada a queima-roupa do artilheiro Fábio Oliveira. Mesmo sem Vélber, expulso, o Remo descontou aos 42 minutos, quando Márcio salvou chute de Fábio Oliveira, mas não evitou o gol de cabeça marcado pelo jovem Adriano Miranda, uma das revelações na Copa São Paulo, e que ganhou oportunidade no elenco com a dispensa de Zé Soares.

Outros resultados:

Fortaleza 0x1 São Caetano
Ademir Sopa

Criciúma 1x2 Paulista
Kélson; Gilsinho e Marco Aurélio

Ponte Preta 0x0 Avaí

Grêmio Barueri 2x1 Ceará
Rodrigo Paulista e Leandro; Rômulo