quinta-feira, 13 de maio de 2010

Inter guerreiro derruba o campeão

Share |

Por Leonardo Martins


Fechando os jogos de ida das quartas de final da Libertadores, o Internacional recebeu o atual Campeão da Competição, o Estudiantes, no Beira-Rio com grande público. Não foi um jogo bom, mas o Colorado com muita vontade conseguiu a vitória no finalzinho por 1 a 0, abrindo vantagem para o jogo de volta.

O Internacional começou o jogo tentando furar a retranca do time argentino, que vinha com 3 zagueiros e apenas um na frente, mas não conseguindo, principalmente porque os argentinos tinham a fera Verón, comandando, mais uma vez, o ritmo do time em campo.

O carequinha, craque do título ano passado, cadenciava o jogo como ninguém sabe fazer, ao Inter restava tentar ficar com a bola para acelerar o jogo. Aos 15, Sandro perdeu bola e propiciou contra-ataque para Pérez chutar por cima. Os brasileiros responderam com Alecsandro que, também, chutou por cima.

Os gaúchos ensaiaram uma blitz, Andrezinho apareceu na cara de Orión, mas a bola foi para o lado. Alecsandro, novamente, arriscou chute de longe, mas que foi para fora do gol.

A melhor chance argentina na primeira etapa aconteceu aos 30. Verón tabelou com Sosa e cruzou, se não fosse Bolívar, que desviou o cruzamento, o artilheiro Boselli teria aberto o placar no Beira-Rio. Para quem esperava bons lances na primeira etapa se decepcionou, pois as duas equipes não fizeram um bom primeiro tempo.

Na segunda etapa, as duas equipes continuaram com o mesmo jogo do primeiro tempo. O Colorado na pressão e os argentinos saindo na boa. Pérez chutou com perigo aos 16 minutos

Para tentar animar o Colorado gaúcho, Jorge Fossati colocou Taison no lugar de Walter e o time melhorou mesmo, quase chegando ao gol. D”Alessandro tocou, Nei cruzou para Alecsandro cabecear e o goleiro Orión fez linda defesa. Andrezinho pegou o rebote e chutou para nova defesa do goleiro hermano.

O jogo voltou a dar uma esfriada e só esquentou quando Guiñazu caiu na área e pediu pênalti, não dado pelo árbitro. Nos últimos minutos, os argentinos cansaram e os brasileiros aproveitaram para, finalmente, chegar ao gol. Aos 42, Andrezinho cobrou falta e Sorondo se antecipou a Orión e marcou, explodindo o Beira-Rio. 1 a 0 e primeira batalha vencida.

Mas a guerra está longe de estar vencida. Mas o Inter pode empatar ou até perder por um gol de diferença, desde que faça um gol em terras argentinas na próxima semana que chegará a semifinal.

Outro jogo

Chivas-MEX 2x0 Libertad-PAR

A Defesa calou o Mineirão

Share |

Por Leonardo Martins


Sabe aquele ditado futebolístico “A defesa é o melhor ataque”, foi isto que se viu no Mineirão na noite de hoje. Se enfrentaram a melhor defesa da Libertadores, o São Paulo, e o melhor ataque, o Cruzeiro. Foi um bom jogo, que a defesa são-paulina, praticamente, garantiu a vaga do São Paulo as semifinais da Libertadores com a vitória no Magalhães Pinto (o Mineirão) por 2 a 0.

Da forma tática dos times, o Cruzeiro iniciou com o mesmo esquema de sempre e que vinha dando certo, mas o São Paulo mudou o esquema de 2 zagueiros para 3 e conseguiu neutralizar as jogadas azuis. Ainda teve a estréia de Fernandão, que era muito aguardada pelos tricolores.

Quando a bola rolou, os mineiros partiram para cima, mas encontrou a melhor defesa da competição pela frente e teve inúmeras dificuldades para atacar. Nas poucas chances do time azul, Henrique cabeceou para o gol e Rogério Ceni fez ótima defesa no canto. Kleber também voltou a exigir boa defesa do capitão tricolor.

Mas aí apareceu a eficiência são-paulina no ataque, somado a isto, a péssima defesa do Cruzeiro formada por Gil e Thiago Heleno. Os tricolores com rapidez e Fernandão atuando como pivô, armaram boas jogadas. Em uma dessas, saiu o 1º gol tricolor, tabela rápida entre Fernandão e Marlos, o camisa 12 cruzou para Dagoberto concluir para o gol. 1 a 0, aos 24.

O gol não desanimou os anfitriões, que foram para o ataque buscar o empate, mas esbarraram na ótima defesa dos visitantes. Kleber recebeu bom passe de Fabrício, driblou dois zagueiro e cruzou, mas Rogério Ceni cortou. Aos 40, Thiago Ribeiro cabeceou para fora e o segundo tempo aguardava grandes emoções.

A pressão azul continuava na troca de lado, mas a defesa tricolor estava impecável, quando não era os zagueiros quem aparecia era Rogério, como na chance em que ele defendeu bom chute do artilheiro da Libertadores.

Adilson resolveu abrir a defesa são-paulina ao colocar um terceiro atacante, Guerrón no lugar de Diego Renan, assim ele deslocou o convocado Gilberto para a esquerda. Aliás o camisa 10 azul fez uma partida discretíssima. Mas o time azul foi surpreendido por um momento de pressão tricolor, Fábio salvou o time ao tirar a bola dos pés de Marlos. Nova mexida de AB, tirou Fabrício para colocar Fábio Santos, a torcida começou a pedir Roger.

A eficiência do ataque paulista apareceu de novo aos 20. Rápido contra-ataque e a bola passou por Fernandão, que deu lindo passe de calcanhar para Hernanes concluir com perfeição. Festa tricolor no terreiro azul e 2 a 0.

O gol fez com que os azuis de Minas atacarem como nunca a área tricolor, cada vez mais fechada. A torcida perdia a paciência. Aos 30, Thiago Ribeiro fez o gol, mas foi anulado erradamente, pois o atacante estava na mesma linha. O lance mostrou que o dia era dos tricolores. Roger, finalmente, entrou na vaga de Gilberto e o Cruzeiro foi para o abafa. A melhor chance foi em um chute do meia que acertou as duas traves e saiu. O dia era dos visitantes para a frustração de 48 mil pessoas que compareceram ao Estádio.
O placar mostrou que nem sempre ter um melhor ataque funciona, mas ter um time equilibrado tecnicamente e emocionalmente é a chave de um time vencedor e o São Paulo mostrou isso no jogo de hoje.

Mas nem tudo está perdido para o time azul, na partida de volta, semana que vem, o Tricolor pode perder até por um gol de diferença que avança a mais uma semifinal de Libertadores. Aos mineiros restam a vitória por 2 a 0 para levar a decisão aos penais ou ganhar de 3 a 1 ou mais para se classificar de forma direta.
- Fábio Santos surpreende
O volante Fábio Santos, recém-chegado ao Cruzeiro, anunciou de forma surpreendente que está se aposentando do futebol. O anúncio foi feito no vestiário do Mineirão após o jogo de ontem e o volante alegou que não consegue se curar de um problema no joelho.