quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Série B – 35ª rodada – Vasco quase campeão; ABC rebaixado

Share |

Por Gabriel Seixas

Agora faltando três rodadas para o encerramento da Série B, a briga pelas vagas para a primeira divisão do ano que vem, e para fugir do rebaixamento estão cada vez mais eletrizantes. Exceto a partida Brasiliense x São Caetano, que foi adiada por falta de energia no estádio Serejão (a partida ficou para quarta-feira à tarde), os outros nove jogos foram disputados na terça-feira, agitando os dois extremos da tabela.

Na parte de cima, o Vasco praticamente sacramentou o título com a vitória sobre o Campinense, fora de casa, por 1 a 0. Num jogo altamente polêmico, o Vasco, que teve Allan expulso ainda no primeiro tempo, conseguiu ainda assim marcar seu gol com Élton, cobrando pênalti – se tornando, assim, um dos artilheiros do campeonato. Depois disso, as expulsões tomaram conta da partida: Marcelinho Henrique, Buick e Edmundo (este último que levou uma cabeçada de Carlos Alberto e revidou, mas foi expulso sozinho) foram pro chuveiro mais cedo pelo time paraibano. Pra piorar a situação, o Campinense depende de uma combinação improvável de resultados para fugir do rebaixamento, já que a diferença de pontos para o 16º colocado é de 9 pontos, faltando 3 jogos pro fim (ou seja, 9 pontos em disputa).

Quem se aproximou ainda mais do acesso foi o Guarani, com a vitória por 3 a 1 sobre o Ipatinga. Léo Mineiro, autor de dois gols, e Fabinho de pênalti, fizeram para o Bugre. Reina descontou para os mineiros. O Guarani abriu uma vantagem de 7 pontos para o 5º colocado, e pode garantir vaga na Série A já na próxima rodada, dependendo apenas de si. No confronto das outras duas equipes do G-4, Atlético Goianiense e Ceará, melhor para os goianos, que golearam por 4 a 1 (a terceira goleada consecutiva do time em casa). Agenor, Marcão, Juninho e Anaílson fizeram para o Dragão, enquanto Reinaldo descontou. Ceará, com 63, e Atlético, com 62, também podem subir já na próxima rodada, mas não dependem apenas de si.

As equipes próximas do G-4, Figueirense e Portuguesa, perderam e ficaram muito distantes do acesso. O Figueira perdeu por 1 a 0 para o América-RN, este que por sua vez, subiu para o 14º lugar. Geovane, faltando dois minutos pro fim, fez o gol. Já a Lusa foi derrotada pelo Juventude, também por 1 a 0, gol de Mendes. Os gaúchos também brigam contra o rebaixamento. Assim, as chances de Figueirense e Portuguesa subirem diminuíram ainda mais, porém ainda continuam vivas.

Na parte de baixo da tabela, conhecemos o primeiro rebaixado para a Série C do ano que vem: o ABC, derrotado por 2 a 1 para o Duque de Caxias. Os cariocas marcaram com Edivaldo e Pessanha, enquanto o gol de Zé Eduardo pelos potiguares não valeu de nada.

Também na zona de rebaixamento, o Fortaleza ganhou sobrevida ao derrotar a Ponte Preta por 2 a 1. Élton e Marcelo Nicácio fizeram para o tricolor, enquanto Finazzi descontou. Agora, os cearenses estão em 18º, com 37 pontos, a cinco pontos do 16º colocado que momentaneamente é o Ipatinga. Outro tricolor do Nordeste, o Bahia, também venceu: 1 a 0 sobre o Vila Nova, o suficiente para deixar a zona da degola. Jael fez o gol salvador, que deixou o time em 15º, com 42 pontos.

Completando a rodada, Bragantino e Paraná empataram em 2 a 2, mas este jogo parecia mais um amistoso, já que ambos não brigam nem pelo acesso, nem contra o rebaixamento. Diego Macedo e Lúcio fizeram para o Braga, enquanto Davi e Adriano fizeram para o time paranaense.

Classificação (após 35 rodadas):

1º Vasco – 73
2º Guarani – 65
3º Ceará – 63
4º Atlético/GO – 62

5º Figueirense – 57 (18 vitórias)
6º Portuguesa – 57 (17 vitórias)
7º Ponte Preta – 52
8º Bragantino – 50
9º Paraná – 48
10º Duque de Caxias – 47
11º São Caetano – 46 **
12º Vila Nova – 45
13º Juventude – 43
14º América-RN – 42 (12 vitórias)
15º Bahia – 42 (11 vitórias)
16º Ipatinga – 42 (10 vitórias)
17º Brasiliense – 41 **
18º Fortaleza – 37
19º Campinense – 33
20º ABC – 32


** Uma partida a menos