domingo, 26 de agosto de 2012

Empate tenso no Horto

Share |

Na última rodada do turno do Campeonato Brasileiro, o clássico mineiro entre Cruzeiro e Atlético agitou as torcidas e mobilizou os times no Independência. O jogo não faltou emoção e o time celeste conseguiu parar a sequência do rival, já campeão do turno, com um empate no último segundo em 2 a 2.

O líder Atlético entrou em campo com todos os titulares que vem jogando na ótima campanha do time no Campeonato, mas com um estádio inteiro contra, já que houve só torcedores cruzeirenses no Independência. Já o Cruzeiro, não contou com o lateral Ceará, machucado, e o atacante contestado Wellington Paulista, suspenso.

Mas quem esperava uma superioridade do Atlético, se enganou, pois o time azul impôs uma marcação forte no meio de campo que anulou as jogadas alvinegras. O Galo só chegava nas bolas paradas cobradas por Ronaldinho Gaúcho. O primeiro lance de emoção foi triste para Fabinho, que sofreu entorse no joelho em jogada com Pierre, e o treinador azul teve que colocar Wallyson no ataque.

E a estrela do jovem atacante brilhou, aos 15, em jogada iniciada por Montillo, Everton cruzou e achou Wallyson para empurrar para as redes e explodir o Independência, hoje azul. 1 a 0.

Depois do gol, o ritmo azul continuou com marcação no campo atleticano que atrapalhou na construção de jogadas alvinegras. Lances de emoção foram poucos no primeiro tempo, só a cabeçada de Danilinho, que passou perto, assustou Fábio. Do lado azul, os ataques não saíam devido a forte defesa imposta pelo Galo.

No último minuto da etapa, Ronaldinho cruzou para a área e a bola sobrou para o belo voleio sem pulo de Leonardo Silva, que acertou o ângulo de Fábio, um golaço para calar a torcida azul e vibrar a comissão técnica do time alvinegro. 1 a 1 e as emoções só começariam a aumentar.

Na segunda etapa, o equilíbrio foi a tona do jogo. Aos 5, o juiz Nielson da Silva teve que paralisar a partida por conta de objetos arremessados pela torcida azul. Um princípio de confusão no campo provocado por Bernard e Leandro Guerreiro também aconteceu. E os dois jogadores, que haviam recebido amarelo no primeiro tempo, foram expulsos e deixou o jogo mais aberto, pois cada time ficou com 10 em campo.

Com as expulsões e 7 minutos de paralisação, o jogo voltou com o mesmo equilíbrio do primeiro tempo e poucas chances de ambas as equipes, o Cruzeiro voltou a perder um jogador por contusão, Everton, e em seu lugar entrou Marcelo Oliveira. Substituição também no Galo, saiu Danilinho e entrou o ex-cruzeirense, Guilherme.

Em lance na lateral, Pierre, acertou Montillo e, também, levou o segundo amarelo e saiu do jogo mais cedo, deixando o alvinegro com um jogador a menos no campo. Mesmo assim, o Atlético chegou a virada,

Aos 40 (contando a paralisação), a estrela do Galo, Ronaldinho Gaúcho que fazia uma partida discreta, fez um gol que lembrou os tempos de Barcelona para virar o jogo. O meia arrancou do meio campo, driblou Marcelo Oliveira e Lucas Silva e chutou no canto de Fábio, fazendo um belo gol para virar o jogo para os atleticanos, que se isolariam, mais ainda, na liderança do Campeonato.

Se a estrela alvinegra tinha brilhado, faltava a estrela azul, Montillo, brilhar, e foi isto que aconteceu. O argentino do time celeste comandou a busca pelo empate, primeiro, o Camisa 10, cobrou falta no travessão e depois deu o passe para o empate.

Aos 57 minutos da segunda etapa, Montillo invadiu a área e cruzou para o zagueiro Mateus completar para o gol. Festa azul pelo ponto conquistado no último minuto e revolta atleticana pois antes do lance do gol, o próprio Montillo fez falta, ignorada pelo juiz, em Guilherme. Mas o juiz apitou o fim do jogo e o empate em dois gols fez justiça para com o jogo.

O Galo, que ainda tem uma partida no turno para cumprir, em setembro contra o Flamengo, terminou o turno na frente com uma campanha ótima com 43 pontos na liderança. O Alvinegro volta ao Independência, desta vez com a torcida a favor, para abrir o returno contra a Ponte Preta.

O Cruzeiro, mesmo apresentando um futebol fraco, termina o turno na honrosa oitava posição com 28 pontos e abre o returno contra o Atlético-GO em Goiás.