quarta-feira, 9 de abril de 2008

Definidas as semifinais da Liga dos Campeões

Share |
Por Leonardo Martins

Neste meio de semana, aconteceram as partidas de volta da Champions League. Os favoritos foram para as semifinais.

Chelsea-ING 2x0 Fenerbahçe-TUR

Acabou o sonho turco de conquistar a Europa. A equipe do técnico Zico foi a Londres enfrentar o poderoso Chelsea com a boa vantagem conseguida em Istambul. O Fener sabia que o jogo era complicado, mas tinha condições de sair com a inédita vaga as semifinais. Os Blues foram para cima no inicio de jogo, procurando o gol que lhe daria a vaga as semifinais e que não demorou a sair. Aos 3 minutos, Ballack completou o cruzamento de Lampard e tirou a vantagem turca. O Fenerbahçe sentiu o peso de uma decisão inédita e se mostrou inofensivo durante o jogo todo, pouco atacava e dava espaços aos ingleses atacarem. Porém, o Chelsea não aproveitava as chances e tornava o jogo dramático. Nem as mexidas de Zico mudaram o panorama do jogo e somente aos 35 da segunda etapa que o goleiro Hilário (que entrou no lugar de Cudicini, machucado) trabalhou, salvando o Chelsea em 2 ótimas defesas. A pressão turca era grande, mas o Chelsea deu o golpe final. Aos 41, Essien fez boa jogada e cruzou para Lampard decretar a classificação inglesa a mais uma semifinal de Liga dos Campeões.

Liverpool-ING 4x2 Arsenal-ING

No clássico inglês da fase, Liverpool e Arsenal fizeram uma partida excelente. Com muitas viradas e chances de gol, o Liverpool ganhou por 4 a 2 e mostra porque cresce na Champions League. O Arsenal precisava de um gol, por isso começou em cima dos Reds e o gol veio aos 12 minutos. Diaby recebeu belo passe de Fabregas e chutou na saída de Reina. Os Gunners perderam chance de ampliar o placar, o goleiro do Liverpool tirou a bola da cabeça de Adebayor. O Liverpool equilibrou a partida e empatou a partida aos 30 minutos. Gerrard cobrou escanteio na cabeça de Hyppia que empatou a partida. O resultado levaria a partida para a prorrogação. No 2º tempo, as equipes mantiveram um ritmo calmo até os 24 minutos, quando os Reds viraram o jogo. Senderos falha num lançamento e a bola sobrou para o atacante Fernando Torres girar e soltar a bomba. Delírio em Anfield Road. Com a desvantagem no placar, foi a vez dos londrinos irem ao ataque O final de jogo foi sensacional. O Arsenal empatou aos 39 minutos, Walcott fez ótima jogada individual e tocou para Adebayor marcar. Era a classificação do Arsenal. Mas a felicidade dos Gunners durou apenas 1 minuto, Babbel foi derrubado na área do Arsenal e o juiz marcou pênalti, na cobrança, Gerrard bateu bem e deu a classificação novamente aos mandantes. O Liverpool ainda fez o 4º com Babbel e a classificação veio. O Liverpool fará uma reedição da semifinal do ano passado contra outra equipe inglesa, o Chelsea.

Manchester United-ING 1x0 Roma-ITA

O favoritíssimo Manchester United só administrou o resultado conseguido no jogo de ida em terras italianas e ganhou novamente da Roma, desta vez, em casa e por 1 a 0. O técnico Alex Ferguson se deu ao luxo de entrar com um time misto, poupando o principal jogador da equipe, Cristiano Ronaldo. Mesmo com o time misto, os ingleses começaram melhor, exigindo o goleiro brasileiro da Roma, Doni, a fazer 2 ótimas defesas. Os italianos equilibraram o jogo e partiram para cima do time de Manchester buscando os gols que revertiam a vantagem. Aos 29 minutos, a Roma teve uma chance de ouro para colocar fogo no jogo, Mancini foi derrubado na área por Brown e o juiz marcou pênalti, na cobrança, De Rossi chutou para fora. O pênalti perdido não abalou o time italiano, que continuou a ir a frente, mas oferecia espaços para o time inglês contra-atacar. No 2º tempo, o panorama do jogo não se alterou, com a Roma buscando reverter o resultado e o Manchester assustando em contra-ataques perigosos. Foi em um contra-ataque que os Red Devils marcaram o gol da vitória. Aos 24 minutos, Hargreaves cruzou para o ex-corinthiano Tevez marcar de peixinho e decretar a classificação inglesa as semifinais. Após o gol, a Roma não teve forças para reagir e o jogo terminou com a vitória do favoritíssimo ao título.

Barcelona-ESP 1x0 Schalke 04-ALE

O único não-inglês a chegar as semifinais da Liga dos Campeões é o Barcelona. A equipe espanhola só administrou o resultado conseguido na partida de ida na Alemanha e repetiu o placar contra o Schalke 04 ao ganhar por 1 a 0. O jogo começou com muito equilíbrio e boas chances de ambas equipes. Mas os alemães encaixaram a marcação e foram melhores. Aos 20 minutos, o atacante Kuranyi erra chance clara na área. Mas o Schalke foi castigado por essas falhas no ataque. Aos 42, Yaya Touré abriu o placar no Camp Nou aproveitando rebote da zaga alemã. Na etapa final, o Barça teve boas oportunidades de "matar" a partida logo no início do segundo tempo. Aos três minutos, Bojan deixou Henry na cara do gol, o francês pegou de primeira e chutou por cima. Dois minutos depois, foi a vez de Iniesta. O meia limpou a jogada fora da área e arriscou, colocado no canto direito, mas Neuer fez grande defesa. Com a vantagem no placar e a classificação nas mãos, o Barça passou a controlar o jogo e o Schalke pouco assustou. Apesar da vitória, a torcida catalã não perdoou o criticado técnico Rijkaard. Aos 28, quando o holandês tirou Bojan de campo para a entrada de Giovani dos Santos, o Camp Nou foi tomado por vaias e muitos lenços brancos surgiram, sinal de que os fãs querem a saída do treinador. Mesmo assim, o Barcelona conseguiu a vaga nas semifinais para enfrentar o Manchester United.

Fase Semifinal

22/04 – 15h45 – Liverpool-ING x Chelsea-ING
23/04 – 15h45 – Barcelona-ESP x Manchester United-ING

29/04 – 15h45 – Manchester United-ING x Barcelona-ESP
30/04 – 15h45 – Chelsea-ING x Liverpool-ING