segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

O herói do mar

Share |


O País do futebol se tornou o país do surf. Sim, estou falando do título mundial de Gabriel Medina no circuito conquistado na última sexta-feira em solo havaiano. Como o cara disputou o título mundial e a etapa de Pipeline, que era a derradeira, foi transmitida para o Brasil, fui eu ver e torcer pelo nosso menino de ouro, nunca tinha visto uma competição do esporte. O Brasil parou para acompanhar o feito de Gabriel Medina, um novo ídolo esportivo brasileiro.

Deixando claro que não entendo muito de surfe, mas Gabriel, com apenas 20 anos de idade, mostrou durante o ano todo uma regularidade e um surfe de primeira qualidade. Medina, com seu estilo arrojado, foi vencendo os grandes nomes do mundo, como Kelly Slater, dono de 11 títulos mundiais, e Mick Fanning, tricampeão. Estes dois, inclusive, eram os que poderia tirar do brasileiro o título.

O título não poderia vir em lugar melhor. A praia de Pipeline no Havaí é considerada o templo sagrado do esporte, o lugar onde está a onda perfeita, o sonho de todo surfista é surfar em Pipe, como o jogador que sonha em jogar no Maracanã. Por falar no Estádio carioca, as areias havaianas se transformaram num estádio de futebol, foram tomadas por brasileiros torcendo por Medina.

O título veio de forma indireta pela derrota de Mick Fanning para o, também, brasileiro Alejo Muniz, e Gabriel estava na água para disputar uma outra bateria. O que se viu foi uma festa que só o povo brasileiro proporciona e que Pipeline jamais tinha presenciado, um fato heróico e inesquecível. O surfista continuou dando show mesmo com o título garantido e foi vice-campeão da etapa, mas o maior feito já havia lhe garantido entre os ídolos do esporte nacional.

Cabe a nós uma reflexão, o Brasil com um litoral enorme, só em 2014 consegue um título mundial de Surfe. O surfe, como o tênis, é um esporte que exige muito dinheiro para quem quer competir em alto nível. Gabriel Medina e o Surfe brasileiro tem tudo para decolar e criar novas gerações. Medina é o novo ídolo do Brasil e salvou o ano do esporte brasileiro que ficou manchado pela goleada sofrida na Copa no Brasil.