quarta-feira, 23 de março de 2011

A TV no Brasileirão

Share |
Por Leonardo Martins

A novela do momento no futebol brasileiro não é nenhuma contratação de jogador ou de técnico, mas sim a renovação dos direitos de TV para as próximas edições do Campeonato Brasileiro. Uma novela que está mexendo com os bastidores do futebol, mas que mostra um lado triste do nosso futebol.

Para quem não está por dentro vale um pequeno resumo. O Clube dos 13, entidade que reúne (ou reunia) os principais clubes do país, resolveu abrir licitação para os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro de 2012 a 2014. Surgiram três redes interessadas, Record, Globo e Redetv!, mas primeiro a Globo, poderosa e atual dona dos direitos de transmissão do certame, desistiu da licitação e partiu para uma negociação individual com os clubes. Esta estratégia global causou um racha dentro do Clube dos 13, onde alguns dos principais clubes do país se rebelaram e saíram da entidade. Restaram, dos 12 grandes, apenas Internacional, São Paulo e Atlético-MG. No dia da abertura dos envelopes, a Record também desistiu da licitação oficial e partiu para a negociação individual com os clubes. O Clube dos 13 anunciou a Redetv como a ganhadora da licitação, mas a história estaria longe de um final.

A Globo, até o exato momento, acertou com a maioria dos clubes, dentre eles, Cruzeiro, Grêmio e Corinthians, e deve acertar com Vasco, Flamengo e Palmeiras. Ou seja, a nada mudará nos direitos de transmissão do Campeonato. A Record, mesmo com o poderio financeiro, não consegue cativar os clubes devido a sua não tradição com o futebol. No fim, restará a Redetv fazer um acordo com a Globo para que as duas passe a competição.

Para os clubes, essa novela mostra a desunião dos dirigentes brasileiros no intuito de crescimento do futebol brasileiro, o que é uma pena. Interesses comuns para que o futebol brasileiro se torne altamente competitivo sendo jogados no lixo por causa de interesses pessoais. Mas nem tudo é ruim nessa história, os clubes, especialmente, os que fecharem com a Globo, ganharão mais dinheiro e poderão investir em contratações.

Para nós torcedores, só mudaria alguma coisa se a Record ganhasse a concorrência, já que a ideia dela era de passar jogos mais cedo as quartas, a mesma ideia da Redetv, mas como a Globo deve continuar com a competição. Nada mudará e os horários ingratos de 10h da noite continuarão no futebol brasileiro.