quinta-feira, 30 de abril de 2009

Jogos de ida das semifinais da Copa da UEFA

Share |


Por Leonardo Martins

Nesta quinta-feira, aconteceram os jogos de ida das semifinais da Copa da UEFA, foram dois jogos que agitaram alemães e ucranianos. Vamos a um resumo deles.

Dínamo de Kiev-UCR 1x1 Shaktar Donnetsk-UCR

No confronto ucraniano, na capital ucraniana, Shaktar e Dínamo empataram por 1 a 1 e levaram a decisão da vaga a finalíssima da competição européia. Melhor para o Shaktar que joga por um empate sem gols em sua casa. Chygrynskiy marcou contra para o Dínamo na etapa inicial e o brasileiro Fernandinho, ex-Atlético-PR, empatou na segunda etapa para o Dínamo.


Werder Bremen-ALE 0x1 Hamburgo-ALE

Em Bremen, o Hamburgo deu um ótimo passo para chegar a final da Copa da UEFA ao derrotar o Werder Bremen por 1 a 0. O Hamburgo joga por um empate e o Bremen joga por qualquer vitória, exceto 1 a 0. O gol hamburguês saiu na 1ª etapa com Trochowski.

Os jogos de volta acontecem na próxima quinta-feira.

Verdão heroico garante a classificação

Share |

Por Leonardo Martins


O Brasil tem as suas cinco equipes nas oitavas-de-final da Copa Libertadores. A equipe que faltava garantir a vaga, o Palmeiras, conseguiu a sua vaga na próxima fase pelo grupo 1 com uma vitória heróica sobre o Colo-Colo, em Santiago, por 1 a 0.

Aos palmeirenses, o jogo de ontem era vitória ou vitória, já que os chilenos jogavam pelo empate. Para conseguir isso, o técnico Luxemburgo tinha uma tática, segurar a possível pressão chilena no primeiro tempo e tentar matar o jogo no segundo. Como não tinha Willians inteiro, Luxa colocou Souza “El Ruivo” como titular ao lado de Cleiton Xavier na armação de jogadas. Outra alteração feita pelo técnico verde foi a entrada de Wendel na ala no lugar do criticadíssimo Fabinho Capixaba. Já os chilenos esperavam jogar no nervosismo palmeirense.

A bola rolou e o que se viu foi um Palmeiras aguerrido em campo, marcando as saídas de bola do Colo-Colo, por conta dessa marcação, o Porco dominou a 1ª etapa. As coisas pareciam mais facilitadas quando Torres, um dos principais jogadores da equipe chilena, machucou e deu lugar a Caroca, no inicio de jogo

Com domínio no jogo, a equipe brasileira começou a ir a frente e a criar chances claras de abrir o placar. Aos 13, Cleiton Xavier recebeu cruzamento e chutou por cima. Aos 23,. Wendel deu passe, Mauricio Ramos deu o corta-luz para Keirrison chutar e a bola explodiu no travessão. Parece que o artilheiro da Libertadores, Keirrison, não está numa fase boa, pois seis minutos mais tarde, voltou a acertar a trave de Muñoz.

O Colo-Colo só assustou quando Barrios, o artilheiro da equipe, recebeu e chutou com perigo, aos 34. Antes da etapa terminar, Keirrison ainda teve outra chance, mas a pontaria estava descalibrada e chutou por cima. A 1ª parte do plano de Luxa estava concluída, mas se lamenta as boas chances perdidas na 1ª etapa, onde o Verdão já poderia ter matado o jogo.

Como parte do plano, Willians entrou no intervalo no lugar de Wendel, o meia e Souza ficavam revezando na ala direita. Era a hora de atacar para valer. Mas o Colo-Colo, vendo que ficar esperando o verde brasileiro era perigoso demais, resolveu atacar também, com isso, o jogo ficou mais aberto. Barrios chegou por duas vezes ao gol palmeirense com perigo. Diego Souza respondeu em um chute defendido por Muñoz.

A partir dos 15 minutos, o jogo se tornou um drama para a torcida palmeirense. O “cão de guarda” Pierre se machucou e deu lugar a Evandro e Marcão recebeu dois cartões amarelos em seguida e foi expulso, deixando a equipe com 10 em campo.

Como era necessário ir ao ataque, o Palmeiras continuou na pressão, dando campo ao Colo-Colo, mas este ficava segurando o jogo, satisfeito com o empate. Aos 25, Diego Souza tentou uma bicicleta e caiu de mau jeito, tendo que ser substituído por Ortigoza. A essa hora, o Palmeiras já tinha largado qualquer ordem tática e atacava sem organização alguma.

Aos 38, Ortigoza deu ótimo lançamento para Willians soltar a bomba e Muñoz defender para escanteio. Aos 40, foi a vez de Maurício Ramos cabecear por cima. A torcida palmeirense se entristecia, até que veio Cleiton Xavier, o herói da classificação e decidiu o jogo. Aos 42, Cleiton foi saindo da esquerda para o meio e, quando a defesa abriu, o Camisa 10 acertou um lindo chute no ângulo de Muñoz, que até tocou na bola, mas ela entrou. Era o gol do alivio e da classificação. 1 a 0 Palmeiras.

Agora quem segurava era o Palmeiras, mas a pressão chilena foi sustentável pela equipe palmeirense. Marcos garantiu a classificação verde com 2 defesas importantes. Final de jogo e festa palmeirense em Santiago e vaga assegurada.

O Palmeiras terminou a fase em segundo no Grupo 1 com 10 pontos, três a mais que os chilenos que caíram fora. O líder do Grupo foi o Sport, que ganhou da LDU em Quito por 3 a 2.

Outros jogos

Grupo 2
Boca JR-ARG 3x0 Deportivo Tachira-VEN
Guaraní-PAR 1x1 Deportivo Cuenca-EQU
Boca e Cuenca se classificaram
Grupo 3
Nacional-URU 3x1 Nacional-PAR
River-ARG 3x0 Universidad San Martín-PER
Uruguaios e Peruanos se classificaram neste grupo

Grupo 6

Lanús-ARG 1x1 Caracas-VEN
Everton-CHI 1x1 Chivas-MEX
Caracas e Chivas se classificaram neste grupo.
Confrontos das oitavas de final
Grêmio x Universidad San Martin-PER
Boca-ARG x Defensor-URU
Nacional-URU x San Luis-MEX
São Paulo x Chivas-MEX
Cruzeiro x Universidad de Chile-CHI
Sport x Palmeiras
Libertad-PAR x Estudiantes-ARG
Caracas-VEN x Deportivo Cuenca-EQU
Os jogos de ida acontecem na próxima semana e os Brasileiros terão cobertura completa do Esporte é Vida