sexta-feira, 16 de abril de 2010

Cruzeiro passa as oitavas com empate

Share |

Por Leonardo Martins


Depois do Corinthians, o Cruzeiro foi a próxima equipe brasileira a passar para as oitavas de final da Libertadores. Jogando para ser o 1° da chave 7, os azuis deixaram escapar uma vitória com um empate diante do Colo-Colo no Chile por 1 a 1, mas garantiu a vaga como um dos 6 melhores segundos.

O Colo-Colo precisava de um milagre, fazer 4 gols de diferença, para eliminar o Cruzeiro e se classificar. Mas o Técnico brasileiro montou um ótimo sistema de marcação que neutralizou o cérebro do time chileno, Macnelly Torres, conseqüência disto foi o jogo morno no 1° tempo.

Com Torres sendo anulado por Fabinho, os chilenos pouco produziram na 1ª etapa. Do outro lado, tinha um Cruzeiro preocupado em aproveitar contra-ataques, mas, também, pouco produziam chances.

Chances que apareceram em chutes de longe dos dois lados, que passaram longe dos gols. O Goleiro Fábio só teve trabalho uma vez na 1ª etapa

Na volta do intervalo, os chilenos melhoraram após uma substituição errada do time azul. Adilson Batista tirou Fabinho para colocar Fabrício e Torres apareceu no jogo, crescendo a equipe chilena. Miralles assustou Fábio em um chute que passou perto do gol Mas aos 12, um golaço colocou, por pouco tempo, o time brasileiro na liderança. Boa trama do ataque cruzeirense e Gilberto cruzou para Thiago Ribeiro pegar de primeira e vencer Prieto. 1 a 0.

O gol relaxou o time mineiro na marcação e, pouco tempo depois, os chilenos empataram. Aos 15, Millar recebeu de Miralles e fuzilou Fábio. 1 a 1 e o Cruzeiro voltava a segunda posição, já que o Vélez já goleava o Deportivo Itália (final do jogo: 4x0 para os argentinos). E o time chileno quase virou logo depois, Miralles se livrou da marcação e chutou para a ótima defesa do goleiro brasileiro.

Vendo o Colo-Colo crescer, o técnico cruzeirense reforçou a marcação ao tirar Diego Renan e Wellington Paulista para as entradas de Thiago Heleno e Roger. As modificações quebraram o ritmo colo-colino e o jogo voltou a ser monótono. Os chilenos começaram a jogar de forma violenta e Scotti foi expulso, mas nada que mudasse o resultado do jogo e o empate garantiu a Raposa na segunda fase da Libertadores.

Flamengo e Inter em ação na Libertadores

Share |
Por Gabriel Seixas

- Flamengo e Inter entraram em campo nesta quarta para enfrentar Universidad Católica e Emelec, respectivamente, precisando da vitória. Nenhuma das equipes conseguiu o objetivo inicial.

- Sinceramente, é difícil recordar recentes eliminações de times brasileiros tão precocemente na Libertadores. Bem, o Flamengo ainda não está eliminado. Ainda. A situação é perigosa, mas é possível fazer contas, pelo menos pro time rubro-negro passar como o “último dos melhores” nesta 1ª fase. O panorama complicou ainda mais com a inexplicável derrota por 2 a 0 para o Universidad Católica, em Santiago. O clima de "final" em campo ficou preso na teoria.

- Foi a primeira vitória dos chilenos na Libertadores, que agora também se vêem na briga por uma vaga – que é quase impossível, é bem verdade. Uma partida sofrível do time rubro-negro, que não livrou a pele de absolutamente ninguém. É muito mais fácil apontar defeitos do Flamengo do que ver qualidades no time da Católica, que jogou nos erros do time do Fla e se deu bem. No primeiro gol, a zaga ficou olhando e ainda deu um espaço enorme para Damian Diaz marcar o primeiro gol. No segundo, Bruno falhou num cruzamento de Silva que acabou encontrando as redes.

- Com sete pontos em cinco jogos, a classificação ficou difícil. Seus maiores concorrentes são Racing, do Uruguai (que também tem sete pontos), e o 2º colocado do Grupo 5, que deve ser Deportivo Quito (10) ou Cerro (que deve chegar a 10). Ou seja, mais do que vencer na última rodada, é importante golear o Caracas.

- No Equador, o Internacional enfrentou um desinteressado Emelec, mas de nada valeu para retornar ao Rio Grande do Sul com três pontos na bagagem: 0 a 0 foi o placar. Uma vitória na última rodada, contra o Deportivo Quito, garante o Inter na próxima fase como líder do grupo. E é só esse resultado que faz o Colorado depender apenas de si para chegar a 2ª fase da Libertadores.

- Apesar da ascensão do time nos últimos jogos, contra os equatorianos, aquela velha apatia voltou à tona na equipe. A situação não é tão preocupante quanto a do Flamengo, mas também está no sinal amarelo.

Copa do Brasil - Jogos de ida das oitavas-de-final

Share |
Por Gabriel Seixas

- Neste meio de semana, foram disputados os oito jogos de ida das oitavas-de-final da Copa do Brasil. Dentre eles, o grande destaque, sem dúvida, foi a nova goleada do Santos. Desta vez sobre o pobre Guarani.

- Neymar fez “apenas” cinco na goleada por 8 a 1. O novo Messi, como insistem os espanhois, ultrapassou o companheiro André na artilharia do Peixe, chegando a 19 gols na temporada. Falta só um para alcançar Edmundo, do Botafogo da Paraíba, que tem 20 na temporada e é o atual artilheiro do Brasil.

- Robinho também teve grande destaque. Marcou dois gols e também participou de outros. Fez até gol de cabeça! O que lhe valeu o pedido de “churrasco” para o técnico Dorival Júnior, que prometeu pagar um churrasco se Madson, Neymar ou Robinho fizessem gols de cabeça. Contra o São Caetano, na última rodada da 1ª fase do Paulistão, Neymar fez. Hoje foi a vez do eterno menino Robson.

- Marcel completou a goleada do Peixe, cobrando pênalti. E como não destacar Paulo Henrique Ganso. Ele não faz tantos gols, mas está sempre presente neles. Indiscutivelmente, está jogando um futebol a nível de seleção brasileira, assim como Neymar. Os Meninos da Vila acumulam vitórias e goleadas. A cada jogo, uma vítima.

- Nos outros jogos, Fluminense e Vasco venceram Portuguesa e Corinthians/PR, respectivamente, por 1 a 0 fora de casa e deram um grande passo rumo as quartas-de-final da Copa do Brasil. Sem chances no Campeonato Carioca, Flu e Vasco se concentram exclusivamente na competição, que é a grande esperança de títulos de ambos os times no ano.

- No Olímpico, o Grêmio bateu o Avaí por 3 a 1 e também encaminhou sua classificação. Borges retornou a equipe com um gol, e ainda viu seu companheiro Jonas marcar dois e chegar a 15 tentos na temporada. No Mineirão, o Atlético/MG venceu o Sport por 1 a 0 (gol de Fabiano, 11º dele no ano), e por não ter sofrido gols em casa, também tem tudo para avançar de fase. Completando a rodada, o Santa Cruz decepcionou, e diante de 40 mil fanáticos, perdeu para o Atlético Goianiense, de virada, por 2 a 1.

- Na quinta-feira, o Palmeiras recebeu o Atlético/PR e venceu por 1 a 0, gol de Robert, o 14º dele na temporada. Pra fechar, na Bahia, o Vitória usou o “fator Barradão” para atropelar o Goiás e praticamente selar a classificação: 4 a 0. Todos os gols foram marcados na etapa final: Ramon, Schwenck, Bida e Júnior.