domingo, 30 de setembro de 2007

Na base do abafa, Flamengo vence Atlético-MG e respira na competição

Share |

Por Gabriel Seixas


- Uma vitória bem ao estilo rubro-negro: Sofrida, com um gol nos minutos finais e delírio da torcida presente no Maracanã. Com mais de 47.000 pessoas no estádio, o Mengão derrotou o Malo mineiro graças a um petardo de Cristian, aos 30 minutos do segundo tempo. Com a vitória, o rubro-negro é décimo colocado com 37 pontos somados (alcançando a zona da Sul-Americana), enquanto o Atlético Mineiro tem apenas 33 pontos, em 15º.

- A tática usada por Joel Santana foi a mesma das últimas partidas. Sem contar com Ibson, Renato Augusto e Roger, Joel implantou um 4-2-2-1-1, com Jaílton e Rômulo plantados no centro, anulando qualquer jogada ofensiva do Atlético pelo meio. Cristian ganhava liberdade para carregar a bola, enquanto Toró e Maxi auxiliavam Leonardo Moura e Juan no apoio, servindo o único atacante da equipe (Souza). Já o técnico Emerson Leão procurou dar um pouco mais de sustância ao setor esquerdo do Galo, colocando Gérson como volante naquele setor. Bilu era praticamente nulo pela direita, deixando um buraco que Cláudio não dava conta. Na frente, Danilinho era o encarregado de encostar nos dois atacantes, Marinho e Eder Luis.

- O primeiro tempo foi pouquíssimo vistoso, com as duas equipes infiltrando bastante a partida. Faltava criatividade a ambos os meio-campos, principalmente por parte do Atlético. Juan, aos 8 minutos (quando exigiu defesa fácil de Juninho) e Marinho, que obrigou Bruno a espalmar pra escanteio, protagonizaram os poucos lances de perigo da partida, que tinha um fraquíssimo nível técnico.

- As duas equipes voltaram mostrando as mesmas limitações de outrora, obrigando ambos os técnicos a mexerem. Joel Santana, visando colocar a equipe pra frente, lançou Leonardo no lugar de Toró, enquanto Leão pôs Vanderlei na vaga de Marinho, e assim explorar as bolas aéreas. Aos 6 minutos, Biancucchi fez ótima jogada e arrematou, para bela defesa de Juninho. O Galo respondeu, e Bilu chutou para outra boa defesa de Bruno. No fim, o Atlético foi castigado por não saber usar os espaços deixados pelos volantes rubro-negros, e Cristian acertou um bonito chute de fora da área, para aliviar ainda mais a situação do Flamengo na competição, e complicar ainda mais a vida do Galo.

Mundial Feminino: Alemanha vence e é Bi-Campeã

Share |

Por Leonardo Martins


As meninas do Brasil se esforçaram mas não deu para conquistar a taça do Mundial Feminino. Agora a pouco tivemos a final do Mundial Feminino entre Alemanha e Brasil, em Shangai na China. A experiência alemã falou mais alto na final e ganhou por 2 a 0 conquistando, assim, o bicampeonato da competição.

O jogo teve todos os ingredientes de uma grande final, muita disputa e emoção. O jogo começou com muito respeito de ambas equipes que estavam se estudando e pouco atacavam. As alemãs impondo mais força física dominaram o jogo, porém, pouco atacava. Já o Brasil muito preso a marcação da Alemanha não criavam chances. Marta esteve muito marcada e não conseguia jogar bem. A melhor chance do jogo neste 1º tempo foi do Brasil, aos 23 minutos, Daniela Alves pegou um lindo chute de primeira e a bola foi na trave. Ambas equipes insistiam nos lançamentos, pouco aproveitável. O panorama do 1º tempo se manteve até o final.

No 2º tempo o jogo melhorou e para as alemãs. A Alemanha começou a marcação de pressão, acuando as brasileiras em seu campo. Essa marcação deu certo aos 7 minutos, quando a artilheira Frinz recebeu livre de marcação e chutou para abrir o placar. O gol deixou as brasileiras nervosas em campo, erravam muitos passes e não conseguiam se livrar da ótima marcação alemã. Mas uma esperança de reação surgiu quando Cristiane foi derrubada na área e a juíza marcou pênalti, aos 17 minutos. Na cobrança, a melhor do mundo, Marta, cobrou muito mal e a goleira alemã defendeu. O pênalti perdido desanimou a seleção, que não criou mais chances. O técnico brasileiro colocava atacantes desesperadamente mas não funcionou. Aos 40 minutos, a Alemanha fez o 2º, tirando qualquer chance de reação do Brasil, após escanteio, Laudehr subiu sozinha e de cabeça mandou para os fundos da rede.

O mundial feminino deu um novo animo a prática do esporte no Brasil. O que essas meninas fizeram na China foi sensacional, parabéns a elas e que os dirigentes comecem a olhar o futebol feminino com outros olhos.

Corinthians perde outra e segue na zona de rebaixamento

Share |

Por Saimon Nouh

Na estréia do técnico Nelsinho Baptista no comando dos paulistas, o Corinthians falhou ao tentar se recuperar ao perder para o Sport Recife por 2x1. Assim o time ficará mais uma rodada na zona de rebaixamento, situação que complica já que o Corinthians tem apenas dez jogos pela frente. O resultado também manteve um tabu que persegue o time na atualtemporada. O clube de Parque São Jorge não conseguiu vencer equipes pernambucanas. Foram cinco jogos até hoje, com quatro derrotas e um empate. Agora, o Corinthians, que continua com os mesmos 33 pontos que começou a rodada, terá uma seqüência complicada pela frente. A equipe alvinegra enfrenta o Fluminense na próxima quarta-feira, no Rio, e o líder São Paulo, no clássico paulista no outro domingo. Jogos difíceis que podem fazer o time cair mais ainda na tabela.

Já o Sport com a vitória chegou aos 39 pontos e está na décima colocação. O time tem grandes chances de disputar a Sul-Americana, com remotas chances de chegar a Libertadores.

O Corinthians começou com os mesmos problemas dos jogos anteriores. O time jogava bem, mas parecia muito desorganizado em campo. Assim, nosprimeiros minutos, o adversário foi superior. Mas, aos poucos, o esquemaidealizado pelo estreante Nelsinho Baptista entrou em funcionamento, principalmente pela boa atuação dos laterais Éverton e Iran, que desciam com velocidade, criando boas oportunidades para abrir o placar. No entanto, quando o Corinthians estava melhor e parecia perto do primeiro gol, o Sport abriu o placar. O gol saiu em uma jogada que preocupava o técnico Nelsinho Baptista. A cobrança de falta fez a equipe levar mais um gol em jogada aérea. Luisinho Netto cobrou a falta e Iran desviou de cabeça, para seu próprio gol. Corinthians 0x1 Sport.

Na saída para o intervalo, os torcedores corintianos vaiaram o time. Insatisfeito, Nelsinho fez duas substituições na tentativa de mudar o resultado. Clodoaldo e Aílton entraram nos lugares de Finazzi e Bruno Octávio, respectivamente. Antes dos 10 minutos, sem aprovar o que havia feito o treinador corintiano ainda fez mais uma mudança: Arce entrou no lugar de Everton Santos. As mudanças fizeram o Corinthians pressionar,mas de maneira desorganizada. O Sport se aproveitou e marcou o segundo gol em um rápido contra-ataque aos 17min. Romerito recebeu pelo lado esquerdo dentro da área e tocou na saída de Felipe. 2x0 Sport, resultado que matava o jogo no Pacaembu. Insatisfeitos, os torcedores da fiel trocaram os gritos de incentivos pelos os de ofensas. O coro do timão gritava para quem quisesse ouvir: "Precisa ser homem para jogar no coringão!" E foi neste momento, aos 40min, que o Corinthians diminuiu com Betão, de cabeça, após cobrança de falta de Aílton. O goleiro Felipe, que foi o único que não recebeu criticas após o fim de jogo ainda foi à área do Sport tentar empatar, mas não teve sucesso e o placar ficou 2x1 para o Sport.

CORINTHIANS

Felipe; Fábio Braz, Vampeta e Betão; Iran, Moradei, Bruno Octávio (Aílton), Héverton e Éverton; Everton Santos (Arce) e Finazzi (Clodoaldo)Técnico: Nelsinho Baptista

SPORT

Magrão; Luisinho Netto, César Lucena, Durval e Dutra; Júnior Maranhão, Everton, Romerito e Adriano Gabiru; Anderson Aquino (Fabiano) e Da Silva (Igor)Técnico: Geninho

Local: estádio do Pacaembu, em São Paulo
Árbitro: Leonardo Gaciba Silva (Fifa-RS)
Auxiliares: Hilton Moutinho Rodrigues (Fifa-RJ) e Cleidy Ribeiro (Fifa-SC)
Público: 30.665
Renda: R$ 188.248,00
Cartões amarelos: Héverton, Fábio Braz (Corinthians); Romerito, Anderson Aquino (Sport)