sábado, 21 de agosto de 2010

Ceará tira a zica e vence a primeira após o mundial

Share |

Por Leonardo Martins


O Ceará vinha numa seqüência sem vitórias após o mundial e enfrentava um Grêmio empolgado após a última vitória. O jogo aconteceu no Castelão e finalmente a vitória alvinegra apareceu em um 2 a 1 sofrido, de quebra, a volta ao G-4.

O Grêmio manteve a equipe que venceu o Goiás com Jonas isolado na frente e Borges no banco. No Ceará, muitas alterações e com a volta de Wellington Amorim ao time e Geraldo no Banco de reservas.

Aos 40 segundos, isso mesmo, segundos, o placar foi aberto em um lance curioso. Wellington Amorim, justificando a volta, cruzou e, antes que a bola chegasse em Washington, William Magrão cabeceou para o gol, seria um golaço se não fosse contra, mas foi contra, sorte do Ceará. 1 a 0 e gol mais rápido do Brasileirão até agora.

Depois do gol, os cearenses permaneceram melhores e com maior posse de bola, o Tricolor com poucas chances, pouco assustava o goleiro Diego, mas quando chegava dava trabalho, como Jonas que exigiu defesa em dois tempos.

O jogo foi nesse ritmo até vir outro gol contra. Aos 24, Douglas cruzou na área para alguém de branco cabecear, mas quem tocou na bola foi Anderson do Ceará e a bola entrou. 1 a 1 e jogo estranho em Fortaleza.

Jonas aproveitou o momento de inconstância do Ceará e quase virou o jogo ao chutar e a bola tirar tinta da trave. O jogo permaneceu com as defesas superando os ataques até os 40 minutos, quando Rafael Marques derrubou Junior Cearense na área e o juiz marcou pênalti. Na cobrança, Fabrício bateu mal e Victor defendeu. E final do primeiro tempo.

Muitas alterações no intervalo, no time da casa saíram Júnior Cearense e Careca para as entradas de Heleno e Geraldo, já nos gaúchos, entrou Borges no lugar de Ozéia. Mas quem dominou o segundo tempo foi o alvinegro, que foi para cima e esbarrou tanto no goleiro Victor quanto na incompetência de seu ataque.

O Grêmio ficou acuado em seu campo e não atacou. Chances cearenses com Camilo e Washington, este último perdeu chance inacreditável na cara do gol. O lance revoltou a torcida que começou a pedir Magno Alves, este entrou, mas foi no lugar de Wellington Amorim, a substituição foi vaiada pela torcida que queria a saída de Washington. O Ceará continuou melhor e viu Michel mandar a bomba para a defesa de Victor, o arqueiro tricolor garantia o resultado de empate e foi exigido no chute de Magno Alves e teve sorte quando Camilo chutou para fora.

Renato Gaúcho fez alterações defensivas para garantir o resultado, tirou Douglas e Jonas para colocar Fernando e Maylson. Resultado, mais pressão dos cearenses até que aos 44 minutos, o gol do alivio veio. Magno Alves fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Geraldo que ajeitou, girou e mandou para o gol, um golaço e emoção do Camisa 10 que chorou após o gol. Era o choro do alívio cearense que, após 8 jogos, vence novamente.

O Ceará volta, momentaneamente, ao G-4 e o Grêmio pode voltar ao Z-4 amanhã.