sexta-feira, 2 de maio de 2008

Fla vence no México e praticamente garante a vaga

Share |

Por Leonardo Martins


Na seqüência das oitavas de final da Libertadores, o Flamengo foi ao Estádio Azteca, na Cidade do México, enfrentar o América. Os brasileiros fizeram uma ótima partida e ganharam por 4 a 2, praticamente garantindo a vaga as quartas-de-final da competição.

Com duas alterações em relação ao time que iniciou o jogo contra o Botafogo no último domingo - Luizinho no lugar de Leo Moura, e Jaílton na vaga de Toró -, o Flamengo não se intimidou por estar na casa do adversário e buscou o ataque. Logo aos dois minutos, a equipe carioca teve excelente chance de abrir o placar. Após escanteio cobrado por Luizinho, Marcinho cabeceou da risca da pequena área e mandou a bola por cima do gol. Mesmo sem Leo Moura, poupado, o Fla manteve a força pelas laterais. Luizinho avançou bastante ao ataque na primeira metade da etapa inicial, assim como Juan pela esquerda. Aos 20 minutos, a equipe perdeu nova chance. Luizinho cobrou escanteio da esquerda, Souza desviou de cabeça, e a bola sobrou para Kléberson, sem marcação. O meia chutou forte, e a bola explodiu em Cervantes, que salvou.

O goleiro do Flamengo somente foi exigido aos 21. Com o time mexicano com dificuldades para superar o bloqueio rubro-negro na entrada da área, Villa arriscou um chute de longe, e Bruno defendeu com firmeza. Após dar um susto na torcida ao ser atendido em campo reclamando de dores na coxa direita, o goleiro Bruno voltou a ser exigido aos 36, em novo chute de fora da área, desta vez de Cervantes.Se perdeu uma chance com dois minutos de jogo, Marcinho não desperdiçou outra a dois do encerramento do tempo regulamentar. Aos 43, Bruno fez um lançamento longo, Rodriguez não conseguiu cortar, e o atacante rubro-negro dominou, driblou Sebá Dominguez e chutou. Um pouco adiantado, Ochoa não conseguiu defender. Mas a festa rubro-negra no Azteca durou apenas dois minutos. Após cobrança de escanteio, Mosqueda aplicou um belo drible em Luizinho e cruzou. Cervantes se antecipou a Fábio Luciano e desviou de cabeça, colocando a bola no canto esquerdo, longe do alcance de Bruno.

Para a segunda etapa, Joel fez duas alterações na equipe rubro-negra, colocando Leo Moura no lugar de Juan (Luizinho passou a jogar deslocado pela esquerda) e Obina na vaga de Souza. Consciente de que o empate em casa era um resultado que não interessava, o América iniciou a etapa final com mais disposição e assustou Bruno nos dois primeiros minutos com chutes de fora da área. Mas o Fla respondeu no terceiro minuto. Obina recebeu na entrada da área, e a bola sobrou para Ibson, que chutou para Ochoa espalmar para córner.Mesmo improvisado, Luizinho não deixou de avançar e criou excelente chance pela esquerda, aos 12. O lateral superou a marcação e cruzou. Obina completou forte e, Ochoa defendeu com dificuldade. Dois minutos depois, do outro lado, Bruno falhou ao sair do gol depois de escanteio. Cervantes cabeceou para baixo, e Leo Moura salvou em cima da linha. O jogo ficou aberto, com as duas equipes procurando o gol de desempate. Se teve sorte de estar no lugar certo para evitar o segundo gol mexicano, Leo Moura deu azar aos 18. O lateral arrancou pelo meio driblando e ficou cara a cara com o goleiro. O rubro-negro teve tempo de olhar e colocar. Venceu o arqueiro, mas parou na trave esquerda. As chances rubro-negras se sucederam. Aos 19, Leo Moura cruzou forte, Obina se esticou, mas não alcançou. No minuto posterior, o atacante recebeu um presente de Cervantes na entrada da área, mas chutou mal. O que estava desenhado se concretizou aos 24. Kléberson acionou Obina pela direita, que lançou Marcinho. O atacante chutou cruzado e desempatou. Mas para a tristeza dos rubro-negros, o que ocorreu na primeira etapa se repetiu no período final: o América empatou dois minutos depois. Cabañas recuperou uma bola quase perdida na linha de fundo e cruzou. A zaga do Fla ficou indecisa, e Mosqueda completou na pequena área, empatando.

Diante da facilidade encontrada pelos brasileiros em superar a defesa do time mexicano, Joel decidiu trocar o volante Cristian pelo atacante Diego Tardelli aos 35. A estrela do treinador mais uma vez brilhou, como ocorreu no domingo. Aos 42, Obina chutou da entrada da área e acertou a trave esquerda. A bola sobrou para Leo Moura, que cruzou para Diego Tardelli completar para o gol vazio. Um dos destaques da partida, o lateral teve o privilégio de fechar o marcador ao 46. Com muito fôlego, Leo Moura avançou pela direita, tabelou com Ibson e encobriu o goleiro. 4 a 2. Para alívio de Joel Santana, que respirou fundo no banco de reservas após o último gol do time em seu penúltimo jogo no comando do time carioca. Alívio por saber que deixou a classificação para as quartas bem encaminhada para o seu sucessor. Isso se não conseguir convencer os sul-africanos e ficar no Fla até o fim da Libertadores.

Com essa goleada, o Flamengo poderá até perder por 2 a 0 ou 3 a 1 na partida de volta no Rio, quarta-feira que vem, que passará as quartas-de-final da Libertadores.