sábado, 20 de outubro de 2007

Xô Crise!!! Botafogo vence após 6 jogos

Share |

Por Leonardo Martins

O torcedor botafoguense certamente está mais aliviado, é que o Botafogo voltou a vencer no campeonato após 6 derrotas. A vítima dessa vitória foi o Sport, em jogo disputado na noite deste sábado, no Engenhão, o Fogão voltou a jogar bem e ganhou por 3 a 1

O Botafogo começou o jogo disposto a sair da crise e exerceu uma pressão terrível ao gol dos pernambucanos. Lúcio Flávio começou chutando de longe, na primeira chance, o goleiro Magrão defendeu, mas na segunda ele acertou um lindo chute no ângulo e marcou o gol de abertura do placar, aos 5 minutos de jogo. O gol botafoguense acabou com a estratégia do Sport, jogando com um atacante, Carlinhos Bala, o Sport entrou em campo para explorar os contra-ataques. Após o gol, o Botafogo continuou na pressão, mas criou menos chances, a melhor delas foi um chute de Dodô que Magrão fez um milagre evitando o gol botafoguense. O Sport, com a falta de ofensividade, mal criava as chances de gols e ficava preso a ótima marcação botafoguense, só chegava em chutes de longe, mas nenhum levou perigo ao gol de Júlio César.

O Sport saiu do esquema 3-6-1 e passou a jogar no 4-4-2 com a saída do zagueiro Igor e a entrada do atacante Reginaldo, no intervalo. Assim como no primeiro tempo, a estratégia do Sport foi derrubada por um gol botafoguense. Aos 6 minutos, Juninho cobrou falta com violência e Magrão rebateu para Luciano Almeida fazer o segundo gol. O autor do gol foi protagonista de um dos lances mais impressionantes do campeonato, minutos depois do gol, em uma dividida com um jogador pernambucano, Luciano ficou com o pé preso no gramado e torceu o tornozelo, o lance foi tão impressionante que o pé do botafoguense ficou virado para fora, o lateral foi direto para a ambulância onde foi levado ao hospital. Luciano não deve voltar a atuar em 2007 e será submetido a uma cirurgia.

Luciano saiu para a entrada de Alex e o Botafogo conseguiu o terceiro gol logo depois e foi mais um belo gol. Aos 12, Lúcio Flávio cruzou da esquerda e o artilheiro Dodô pegou um lindo chute de primeira, sem chances para Magrão. O gol tranqüilizou a partida, o Sport continuava preso a marcação e sem forças para reagir na partida. O Botafogo passou a administrar o resultado com calma e sem ser ameaçado pelos pernambucanos. Os pernambucanos ainda descontaram com Reginaldo, aos 41 minutos, mas o resultado terminou 3 a 1 para os cariocas.

O Botafogo subiu para o 7º lugar com 45 pontos e deu um basta na crise que rondava o clube, na próxima rodada, o Botafogo enfrenta o Juventude em Caxias do Sul. Já o Sport pode ver a zona vermelha se aproximar já que está com 43 pontos e na 10ª posição e na próxima rodada enfrenta o líder São Paulo em casa, jogo que poderá ser o do título para o clube paulista.

Palmeiras vence e pode terminar a rodada em 2°

Share |



Por Saimon Nouh

Com o maior público no estádio do Palestra Itália neste Campeonato Brasileiro, o Palmeiras venceu o Paraná por 3x0 e agora assumiu a segunda colocação provisoriamente. O time do Palmeiras também venceu um time do estado paranaense pela primeira vez no Campeonato. Anteriormente foram duas derrotar para o Atlético Paranaense e uma derrota para o próprio Paraná. Empurrado por 23.739 pagantes, marca superior ao recorde de 23.550 pessoas registrado na vitória sobre o Flamengo por 2x1, no dia 19 de agosto, o Palmeiras não encontrou dificuldades para pular para a segunda colocação da tabela, agora com 54 pontos. Mas o clube paulista pode ser ultrapassado e voltar a deixar o G-4. No complemento da rodada Cruzeiro (53), Santos (52) e Grêmio (51) precisam vencer os seus jogos no domingo. Caso um deixe de vencer o Palmeiras segue entre os quatro. Já o Paraná, que foi a campo desfalcado de sete jogadores perdeu pela décima vez consecutiva como visitante. O time do Paraná está no 18º lugar e muito ameaçado de voltar à Série B. Para evitar o descenso, a comissão técnica do clube calcula que precisa vencer cinco dos seis jogos restantes para não depender de outros resultados. O técnico Saulo de Freitas tem um pepino para resolver.

Em busca da quarta vitória consecutiva em seus domínios, o Palmeiras iniciou bem o confronto, porém não conseguiu apresentar o mesmo forte ritmo que impôs nas últimas partidas. As melhores oportunidades da equipe alviverde no primeiro tempo foram armadas por Valdivia e Caio. Mas o primeiro gol do confronto saiu apenas aos 42min, quando Luiz Henrique chutou forte e o goleiro Gabriel espalmou. Na seqüência, Rodrigão completou de cabeça para as redes. Foi o segundo gol do atacante com a camisa do Palmeiras. Antes do gol palmeirense, o Paraná havia conseguido os lances mais perigosos da etapa. Na primeira boa descida, o volante Jumar foi lançado, partiu com velocidade e chutou da entrada da área, carimbando a trave de Diego Cavalieri. Depois foi a vez do camisa 12 salvar os donos da casa, quando defendeu dois chutes à queima-roupa de Josiel e Jumar respectivamente.

Muito mais solto na etapa complementar, o Palmeiras tomou conta da partida e ampliou a vantagem aos 20min do segundo tempo. Após um chutão para frente, a defesa do Paraná falhou, Valdivia ganhou a dividida com Márcio Careca e encheu o pé para fazer. O terceiro ocorreu logo em seguida. Depois de boa jogada de Leandro pela esquerda, o lateral deixou Rodrigão na cara do gol para fazer o seu segundo gol na partida. Com a vitória garantida o Palmeiras só tocou a bola até o fim do jogo.

Na próxima rodada do Brasileirão, o Palmeiras encara o Vasco fora de casa, em São Januário. Já o Paraná recebe o Internacional, em Curitiba. Os dois duelos acontecem no dia 28, próximo domingo.

PALMEIRAS
Diego Cavalieri; Paulo Sérgio, Gustavo, Dininho e Valmir (Leandro); Wendel, Makelele, Valdivia e Caio; Luiz Henrique (Deyvid) e Rodrigão (Luís)
Técnico: Caio Júnior

PARANÁ CLUBE
Gabriel, Leo Matos, Daniel Marques, Neguette e Marcio Careca; Goiano (Lima), Jumar, Batista e Robson (Renan); Jefferson (Giuliano) e Josiel
Técnico: Saulo de Freitas

Paulo Baier marca três vezes e ajuda o Goiás a respirar na tabela

Share |

Por Gabriel Seixas


Contando com uma atuação destacada de Paulo Baier, o Goiás derrotou o Fluminense por 5 a 3, e momentaneamente, se distancia da zona de rebaixamento. O camisa 10 esmeraldino, que completou sua 150º partida pelo clube, marcou três dos cinco gols. André Leone e Júnior César (contra) completaram a goleada, enquanto o excelente zagueiro Thiago Silva, por duas vezes – ambos gols de pênalti – e o apoiador Cícero, descontaram para o Flu.

Classificação e próximos jogos

Com a vitória, o Goiás subiu três posições e agora é 13º, com 41 pontos. Já o Fluminense mantém temporariamente a 6ª colocação com 48, podendo ser ultrapassado pelo Flamengo, que soma 46 e joga amanhã, contra o Grêmio. Na próxima rodada, os esmeraldinos visitam o Santos, na Vila Belmiro, enquanto os tricolores recebem o Atlético-MG no Maraca.

Duelo tático

O técnico Márcio Araújo, que vem fazendo um trabalho pra lá de irregular no Goiás, montou um 3-4-1-2 para surpreender a zaga tricolor. Além de improvisar Fábio Bahia na lateral-esquerda, o técnico também lançou dois atacantes – o criticado Cristiano e o artilheiro Rinaldo -, e efetivou Paulo Baier como o único meia armador da equipe. Além de Rinaldo, o zagueiro Ernando e o volante Cléber Goiano também voltaram a equipe.

Já o Fluminense vinha para o duelo desfalcado de seu melhor jogador na temporada: Thiago Neves. O meia, que estava suspenso pelo terceiro cartão amarelo, foi substituído pelo apoiador Cícero. Quem também desfalcou o Flu foi o atacante Somália, que ficará de molho por pelo menos seis meses, devido a uma entorse no joelho na partida anterior, contra o São Paulo. Adriano Magrão entrou em seu lugar. Sem maiores pretensões no campeonato, o Fluminense entrou relaxado em campo, porém buscando atrapalhar ainda mais a caminhada de um dos seus rivais, o Flamengo, até a Libertadores da América.

Primeiro tempo morno, e virada no fim

As duas equipes iniciaram a partida em ritmo lento, principalmente o Flu. A primeira chance de perigo aconteceu aos 17 minutos, quando Paulo Baier levantou na área e o ex-palmeirense Cristiano desviou, de cabeça, na trave. O Fluminense só respondeu aos 29 minutos, quando Fabinho puxou contra-ataque e serviu Alex Dias, que ajeitou para Arouca chutar cruzado, pra fora.

Dez minutos depois, a torcida do Fluminense soltou o grito de gol da garganta. Adriano Magrão cruzou para Alex Dias na área, que de cabeça, ajeitou para Cícero completar para o gol, abrindo o placar para o Flu. Só que a festa durou pouco, já que Paulo Baier pegou rebote da zaga do Flu e chutou cruzado. Fernando Henrique fez a defesa, mas a bola tocou em Thiago Silva e morreu no fundo das redes: 1 a 1.

A virada esmeraldina ocorreu ainda no primeiro tempo. André Leone roubou a bola, puxou um contra-ataque rápido e lançou Cristiano. O atacante cruzou rasteiro, e o mesmo Leone dividiu a bola com Rinaldo, mandando para o gol. O árbitro Leonardo Gaciba, no intervalo da partida, confirmou que o gol foi mesmo dado para o zagueiro.

São Paulo Baier!

O segundo tempo foi ainda mais eletrizante. Logo aos dois minutos, Fabinho lançou Alex Dias na área, que chutou forte e Harlei defendeu a bola com os pés. O Goiás respondeu três minutos depois, quando Cristiano ameaçou um cruzamento e acabou encobrindo Fernando Henrique, que com a ponta dos dedos, espalmou para escanteio.

A partir daí, uma sucessão de pênaltis ocorreu em apenas dez minutos. Tudo começou quando, aos seis da segunda etapa, Arouca cruzou rasteiro e André Leone impediu a trajetória da bola, esticando o braço direito: pênalti. Thiago Silva cobrou com estilo no canto esquerdo, e empatou novamente a partida.

Porém, quatro minutos depois, Adriano Magrão agarrou André Leone na bola, e Gaciba não hesitou ao marcar novo penal. Paulo Baier cobrou com força no canto direito, deslocando Fernando Henrique: 3 a 2 Goiás.

O Goiás deixou escapar mais uma vez a chance de ter o controle da partida, quando aos 17, Paulo Henrique derrubou Luiz Alberto na área. Thiago Silva, no terceiro pênalti da partida, cobrou no canto direito e Harlei não alcançou, empatando novamente a “peleja”.

Após a sucessão de pênaltis, vieram um caminhão de alterações por ambas as partes. Márcio Araújo, pelo lado esmeraldino, lançou três atacantes (Wendell, Felipe e Fabiano Oliveira) nos lugares de Cristiano, Cléber Goiano e Rinaldo. Do outro lado, Renato Gaúcho não deixou por menos: Colocou o volante David e os atacantes Rodrigo Tiuí e Soares, nas vagas de Arouca, Adriano Magrão e Fabinho, respectivamente.

A insatisfação de ambos os técnicos fez com que as equipes se lançassem para o ataque. E nessa, quem acabou levando a melhor foi o Goiás: Wendell fez cruzamento na medida para Paulo Baier completar para o gol e desempatar a partida. No fim, ainda deu tempo para que Fábio Bahia puxasse contra-ataque e fizesse cruzamento da área. Júnior César desviou contra a própria meta e acabou fazendo contra, decretando 5 a 3 para os esmeraldinos, que respiram aliviados na competição.

Destaques da partida

No fim das contas, os donos da partida foram mesmo Paulo Baier, pelo Goiás, e Thiago Silva, pelo Fluminense. O primeiro, que além dos três gols, participava de todas as ações ofensivas da equipe. Aliás, caso o Goiás evite o rebaixamento, muito se deve a este ótimo meio-campo que, infelizmente, veio despontar um pouco tarde para o futebol. Já o segundo comprovou mesmo que é um dos melhores jogadores em atividade no Brasil. Sempre seguro na defesa e, de quebra, marcando dois gols – ainda que feitos através de cobranças de pênaltis.

Brasileirão pega fogo na reta final

Share |

Por Leonardo Martins

O Brasileirão entra em sua reta final, faltando 7 rodadas para o final do campeonato, os times buscam o seu objetivo. Neste final de semana será disputada a 32ª rodada do Campeonato, vários bons jogos aguardam as torcidas em todo o Brasil.

20/10 – 18h10 – Palmeiras x Paraná

Jogo de extremos no Palestra. O Palmeiras está em 5º lugar mas pode, com uma combinação de resultados, terminar a rodada na vice-liderança, para isso precisa da vitória sobre o desesperado Paraná em casa. Já os paranistas, que vem de derrota para o Flamengo em casa, precisam da vitória, mesmo jogando fora, já que estão na zona de rebaixamento e precisam se recuperar. Palmeiras é favoritíssimo e deve confirmar com uma boa vitória.

20/10 – 18h10 – Goiás x Fluminense

O Goiás entra neste jogo necessitando e muito da vitória. O time goiano pode entrar na zona vermelha se tropeçar e o Corinthians ganhar do Náutico em Recife, para que isso não ocorra, o time precisa voltar a apresentar um bom futebol. Já o Fluminense continua sem pretensão nenhuma, já classificado para a Libertadores e sem chances de titulo, mas, mesmo assim, pretende terminar o campeonato em uma boa posição. O Fluminense é favorito por apresentar uma equipe melhor.

20/10 – 18h10 – Botafogo x Sport

O Botafogo e sua eterna crise entram mais uma vez em campo, agora contra os pernambucanos do Sport. O Botafogo é um time que está vivendo um inferno astral, são 6 derrotas seguidas e a ameaça do rebaixamento cada dia mais presente, portanto, uma vitória é de fundamental importância. O Sport também espera se distanciar da zona vermelha. O Sport é favorito por causa do inferno astral que vive o Botafogo.

21/10 – 16h – São Paulo x Cruzeiro

Sem dúvidas, o melhor jogo da rodada. Seria mais empolgante se a diferença entre as duas equipes fosse menor, mas é uma final antecipada do Campeonato. Se o tricolor vencer, já coloca a faixa de campeão e se os mineiros vencerem, alimenta mais a esperança remota de título. As duas equipes vem de uma caída significativa no campeonato, pior para o Cruzeiro, que viu os concorrentes diretos a vaga na Libertadores se aproximarem. Jogo sem favoritos no Morumbi.

21/10 – 16h – Náutico x Corinthians

Jogo muito interessante em Recife envolvendo equipes da parte debaixo da tabela. O desesperado Corinthians, na zona de rebaixamento, tem o confronto direto contra os pernambucanos para tentar sair da zona vermelha. O Náutico joga sem sua principal estrela, Acosta que foi expulso na última partida, mas vem em uma crescente no campeonato e espera se distanciar da zona vermelha. O Náutico é favorito mesmo sem Acosta por jogar em casa.

21/10 – 16h – Atlético-MG x Vasco

Mais um jogo interessante na rodada acontece em Belo Horizonte. O Galo deu uma boa melhorada, vencendo os últimos dois jogos, mas a sua situação ainda está perigosa, já que está a 2 pontos da zona vermelha e conta com a empolgação da torcida, que comparecerá em grande número, para se distanciar da zona de rebaixamento. O Vasco, que vem de derrota para o arqui-rival Flamengo, precisa de um bom resultado para, também, se distanciar da zona vermelha. Galo é favorito por vir em um momento melhor que o do Vasco e joga em casa.

21/10 – 17h – Atlético-PR x América

O Furacão parece estar com uma situação até tranqüila visto o jogo desta rodada, enfrenta o rebaixado América em casa, mas não pode tropeçar pois está a 4 pontos da zona de rebaixamento. O América já rebaixado matematicamente, espera honrar sua camisa nestes últimos jogos. Total favoritismo para o Furacão.

21/10 – 18h10 – Flamengo x Grêmio

Grande clássico brasileiro no Maracanã. O Flamengo precisa de uma vitória para alimentar o remoto sonho de ir para a Libertadores e enfrenta os Gaúchos, que estão na briga por ela e precisa continuar no G4. Sem dúvida teremos um ótimo jogo e com um pouco de favoritismo para o Flamengo.

21/10 – 18h10 – Figueirense x Santos

Outro bom jogo da rodada em Floripa. O Santos que tem o melhor aproveitamento no returno e vem em 3º na tabela do campeonato, espera continuar essa ascensão no campeonato e na zona da Libertadores com uma vitória. O Figueira espera se distanciar da zona vermelha com uma vitória. Santos é favorito neste jogo.

21/10 – 18h10 – Internacional x Juventude

Clássico gaúcho para fechar a rodada. O Inter precisa da vitória para se distanciar de uma vez por todas do fantasma do rebaixamento. O Juventude, se quiser continuar na Série A, é melhor começar a vencer, já que é o penúltimo colocado. Favoritismo para os colorados.