terça-feira, 20 de outubro de 2009

Champions League – 3ª rodada: Zebras à solta no Velho Continente

Share |

Por Gabriel Seixas

O futebol, com mais frequência do que em outros esportes, nos surpreende a cada momento. As famosas ‘zebras’ já viraram rotinas no mundo da bola. Mas hoje, na terceira rodada da Champions League, ela esteve à solta em praticamente todos os oito jogos. Equipes como Barcelona, Internazionale e Liverpool, mesmo jogando em casa, não conseguiram vencer – sendo que o primeiro e o terceiro perderam. O Unirea, caçula da competição, sapecou uma goleada no Rangers, um dos maiores da Escócia, fora de casa. E o Arsenal, favorito mesmo como visitante frente ao AZ Alkmaar, também não venceu. Confira um resumo da 3ª rodada, que surpreendeu a todos os amantes do futebol. Lembrando que outros oito jogos serão realizados amanhã, e você também ficará por dentro de tudo aqui, no Esporte É Vida.

Grupo E


No jogo de maior número de gols da rodada, sete no total, a Fiorentina derrotou o Debrecen, saco de pancadas do grupo, fora de casa por 4 a 3. Os húngaros tentaram surpreender com um gol relâmpago de Czvitkovics, aos dois minutos. Oito minutos se passaram, e a Fiore já havia virado o jogo, com gols da dupla de ataque Mutu e Gilardino, que deixou a jovem promessa Jovetic no banco. Adrian Mutu marcou o segundo dele aos 20 minutos, num bonito chute da meia-lua. Rudolf diminuiu para o Debrecen com outro bonito gol, se desvencilhando de dois marcadores e acertando o ângulo de Frey. Antrs do intervalo, Santana aumentou para a Fiorentina. A um minuto do fim de jogo, Coulibaly, de cabeça, fez o terceiro do Debrecen, que não evitou a terceira derrota do time em três jogos.

No caminho inverso do Debrecen, aparece o Lyon, que conseguiu a sua terceira vitória em três jogos. Mas dessa vez, o time surpreendeu: Foi até Anfield visitar o Liverpool, e venceu de virada por 2 a 1. Sem Fernando Torres e com Gerrard sendo substituído ainda no primeiro tempo, o Liverpool conseguiu marcar aos 40 minutos. Fábio Aurélio cruzou, o jovem lateral Kelly furou e Benayoun, na área, completou pras redes. O Lyon perdeu o zagueiro Cris, que sofreu uma contusão grave após uma dividida. No lugar dele, entrou o jovem Gonalons na zaga. E ele foi o autor do gol de empate aos 27 minutos, quando o goleiro Reina já havia evitado duas chances seguidas do Lyon, mas na terceira, não teve jeito. Nos acréscimos, Delgado completou cruzamento da direita e deu a surpreendente vitória dos franceses, que deram um passo importantíssimo rumo a classificação para a próxima fase.

Classificação:

1º Lyon - 9
2º Fiorentina - 6
3º Liverpool - 3
4º Debrecen – 0

Grupo F

Por essa, ninguém esperava. Barcelona e Internazionale, os times favoritos do grupo, jogavam em casa e tinham tudo para disparar na liderança. Resultado: nenhuma das equipes venceu. O Barça fez pior: em pleno Camp Nou, perdeu para o bom time do Rubin Kazan, atual campeão russo, por 2 a 1. O Rubin deu as caras logo aos 2 minutos, num golaço de Ryazantsev, um chute rasante de fora da área. Jogando abaixo do esperado, o Barça só empatou no início da etapa complementar, com Ibrahimovic, fora da Copa do ano que vem. Ele recebeu lançamento de Xavi, matou no peito e chutou pro gol. Mas uma jogada de contra-ataque impediu a vitória do Barcelona, que estava melhor na partida e parecia próximo da virada. Karadeniz entrou sozinho nas costas da defesa catalã e chutou cruzado, decretando a primeira vitória do Rubin na história da Champions League. Nada melhor do que ser contra o atual campeão da competição.

No outro jogo, a Internazionale recebeu o Dinamo Kiev e foi buscar o placar duas vezes para empatar em 2 a 2. Os ucranianos, logo após o primeiro gol do Rubin no outro jogo, marcaram com Mikhalik. Na base da pressão, a Inter empatou com Stankovic, num belo lance de contra-ataque. A festa durou cinco minutos: O zagueiro Lúcio tentou cortar uma cobrança de escanteio e acabou marcando contra, recolocando o Kiev na frente. No início da etapa complementar, o outro zagueiro do time de Milão consertou o erro do companheiro: Samuel aproveitou cobrança de escanteio de Sneijder e empatou. Agora, os italianos estão na lanterna do grupo, atrás das zebras Rubin e Dinamo Kiev, e do Barcelona.

Classificação:

1º Barcelona - 4
2º Dinamo Kiev - 4
3º Rubin - 4
4º Internazionale – 3

Grupo G

No Grupo G, quem fizeram a festa foram os visitantes. Unirea e Sevilla tinham confrontos complicados, mas venceram com autoridade. Começando pelo Unirea, que conseguiu sua primeira vitória na Liga dos Campeões da melhor forma. Visitou o Rangers, e sapecou uma goleada por 4 a 1. Mas os escoceses deram pinta de que mandariam no jogo, mesmo porque aos 2 minutos, Pedro Mendes colocou o Rangers na frente, em bola que desviou no zagueiro Ricardo. Mas o Unirea foi atrás do placar, e aos 32, empatou com Bilasco. Seis minutos depois, o Rangers teve a oportunidade de restabelecer a vitória, mas Davis desperdiçou um pênalti. Então, os romenos fizeram a festa no segundo tempo. Em 20 minutos, Fernandes, de letra, McCulloch contra e Brandán, cobrando falta, deram a vitória ao Unirea, que deve brigar ao menos por uma vaga na Liga Europa – precisa terminar em 3º lugar no grupo.

O Sevilla apenas confirmou os 100% de aproveitamento com uma bela vitória sobre o Stuttgart, fora de casa, por 3 a 1. Os espanhóis não se intimidaram com o bom time dos alemães e marcaram aos 23 com Squillaci, aproveitando cruzamento do brasileiro Adriano. Aos 10 do segundo tempo, Jesús Navas aumentou, quando o goleiro do Stuttgart tentou evitar um gol sem querer de Fernando Navarro, e jogou a bola no pé do meia espanhol, que não desperdiçou. O zagueiro Squillaci fez o segundo dele no jogo, aproveitando cobrança de falta da ponta direita, em posição duvidosa. Dois minutos depois, o brasileiro Élson, cobrando falta com maestria, diminuiu. E ficou nisso. O Stuttgart confirmou sua péssima campanha na volta a Champions, com apenas 2 pontos conquistados em nove disputados.

Classificação:

1º Sevilla - 9
2º Unirea - 4
3º Stuttgart - 2
4º Rangers – 1

Grupo H

Este grupo ficou devendo em relação aos outros grupos se tratando de gols, mas em emoção, certamente foi um dos melhores. O Arsenal tinha tudo pra vencer o AZ fora de casa, mas no último minuto, entregou o ouro e empatou em 1 a 1. Os Gunners, que vinham desfalcados, marcaram aos 36 minutos, numa bela trama de seus três principais jogadores. Arshavin começou o lance, e tocou para van Persie na esquerda. O holandês cruzou rasteiro para Cesc Fabregas, que livre, só tocou pro gol. A partida parecia sob controle, até que no último minuto, o AZ Alkmaar tinha uma falta a ser cobrada no círculo do meio-campo. A cobrança foi para o meio da área, onde El Hamdaoui desviou e Mendes da Silva, de primeira, completou pro gol. Apesar do nome, Mendes é holandês, e independentemente da nacionalidade, ele deu números finais ao jogo, acabando com o 100% de aproveitamento do Arsenal no grupo.

No outro jogo do grupo, a partida também foi decidida no último minuto. O Standard Liège começou vencendo o Olympiakos fora de casa, mas acabou derrotado por 2 a 1. O gol dos belgas foi aos 37 minutos, através de Igor de Camargo, que defende a seleção de seu país. Antes do intervalo, o jovem artilheiro Mitroglou aproveitou cobrança de falta e, de cabeça, deixou tudo igual. A partida só foi decidida nos acréscimos, com um gol espírita de Stoltidis, aproveitando confusão na área após cobrança de escanteio. Os gregos se isolaram na vice-liderança, e encaminharam a classificação.

Classificação:

1º Arsenal - 7
2º Olympiakos - 6
3º AZ Alkmaar - 2
4º Standard Liège - 1