domingo, 19 de abril de 2009

Fim de Semana de Decisão na Superliga

Share |

Por Leonardo Martins

Neste fim de semana aconteceram as finais da Superliga de Vôlei. Os dois jogos aconteceram no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. Vamos a um resumo dos jogos.

Rexona/Rio 3x2 Finasa/Osasco

No feminino, o Rexona aproveitou o fato de jogar na sua cidade e fez um jogaço contra o Finasa. Jogo que foi só decidido no último set e com vitória do Rexona, conquistando seu 6° título na Superliga, ao vencer por 3 sets a 2. O 1° set foi equilibrado e o Rexona fechou no final em 25-23. A atacante Natália do Finasa foi o fator de desequilíbrio nos dois sets posteriores. Natália tinha um índice de aproveitamento de ataque fantástico e as paulistas fecharam o 2º set em 25-21 e o 3º em 25-18. O 4º foi um set fantástico, o Osasco chegou a ter o ponto do campeonato, mas o Rio salvou e virou o set, fechando em 27-25 e empatando o jogo. No 5º e decisivo set, foi a vez de Monique virar um ponto de desequilíbrio a favor das cariocas. O Rexona aproveitou o talento da jovem para fechar o set em 15-12 e o jogo em 3 sets a 2.

Cimed/Florianópolis 3x0 Vivo/Minas


No masculino, o jogo não teve cara de final, pois o Cimed venceu e bem o Minas por 3 sets a 0 e conquistou o 2° título seguido da Superliga. Só o 1º set, os mineiros deram trabalho aos catarinenses, mas o talento de jogadores como Bruninho e Thiago Alves fizeram a diferença e o Cimed fechou em 29-27. Nos dois sets posteriores, o Minas foi irreconhecível e foi presa fácil aos catarinenses, fechando, facilmente, o 2º set em 25-16 e o 3º em 25-18.

Cruzeiro vence e está na final

Share |

Por Leonardo Martins


O Cruzeiro fará a final do Campeonato Mineiro contra o rival Atlético. A vaga, já encaminhada na ida, foi confirmada na tarde deste domingo com mais uma vitória sobre o Ituiutaba. Os celestes administraram o jogo e venceram por 2 a 1.

O Técnico Adilson Batista, com a vantagem adquirida no jogo de ida, resolveu escalar um time misto, mesclando titulares como Wagner e Fabrício e reservas como Wanderley e Soares. O Ituiutaba, por sua vez, entrou querendo terminar o campeonato de uma forma digna, já que fazer 4 gols era uma missão difícil.

Quando a bola rolou, o que se viu foi um jogo fraco tecnicamente. O Cruzeiro errava muitos passes e era mole em campo, principalmente as laterais e o atacante Soares. Eram muitos ataques displicentes e errados. Os azuis erraram oportunidades com Wagner e Wanderley, mas ambos foram cortados pela defesa vermelha. O Ituiutaba, por sua vez, na 1ª etapa, só se defendeu e não assustou a defesa azul. Somente a Raposa atacava na primeira etapa. O jogo foi tão fraco que a torcida vaiou a equipe azul na saída do gramado.

O jogo melhorou com a entrada de Thiago Ribeiro no lugar de Soares. O atacante entrou fazendo boas jogadas e animou a equipe. Animou tanto, que os gols saíram rapidamente. Aos 11, Wagner chutou de longe, Jonatas deu rebote bem aproveitado por Wanderley. 1 a 0 e festa do atacante. Três minutos mais tarde, o bom zagueiro Leonardo Silva, arriscou uma ida ao ataque e não se arrependeu. Chutou de fora da área para marcar o 2º gol dos azuis.

Com 2 a 0 no placar, a Raposa voltou a colocar um ritmo mais lento e o Ituiutaba fez duas boas chegadas ao ataque. Lúcio Flávio exigiu boa defesa de Fàbio em uma cabeçada. Mas aos 34, Paulinho Pedalada aproveitou falha da marcação da defesa celeste e marcou o gol da equipe vermelha.

O artilheiro Kleber entrou para se aproximar de Diego Tardelli na artilharia do campeonato. Teve uma ótima oportunidade. Aos 44, ele foi seguro por Neylor e o juiz marcou pênalti. Na cobrança, o camisa 30 cobrou mal e a bola foi defendida por Jonatas. E a vaga foi confirmada.

A final entre os rivais Raposa e Galo vai ser disputada nos próximos dois domingos, com vantagem de dois resultados iguais para o Galo. Mas antes, o Cruzeiro tem um jogo decisivo na Libertadores com o Deportivo Quito no Mineirão.

Galo confirma a vaga na final

Share |

Por Leonardo Martins

O Atlético recebeu o Rio Branco no jogo de volta das semifinais do Mineiro podendo até perder por 2 gols de diferença. Porém, os atleticanos administraram a partida e voltaram a vencer os azuis do sul de Minas por 1 a 0 e garantiram a vaga a final do estadual.

Precisando da vitória para tentar inverter a vantagem atleticana, o Rio Branco foi para cima no início. Aos oito, Márcio Guerreiro deu um chapéu em Renan e bateu de primeira. O chute, entretanto, não teve a mesma eficiência do drible e saiu torto pela esquerda. Quatro minutos depois, de novo Márcio Guerreiro na área atleticana. Ele aproveitou falha de Renan, girou e bateu desta vez com perigo, por cima do gol.

O Galo chegou pela primeira vez com 17 de jogo. Chiquinho bateu falta ao lado direito da grande área e mandou direto para o gol. Anderson Carvalho tentou cortar e quase marcou contra. A bola foi por cima.

O mesmo Anderson Carvalho falhou em lance aos 20. Depois de lançamento para o ataque do Atlético, ele deixou a bola passar para o goleiro Glaysson, mas Diego Tardelli se antecipou. O atacante driblou o camisa 1 e acabou ficando sem ângulo. Mesmo assim chutou para o gol, parando em Anderson Carvalho, que conseguiu se recuperar.

A equipe visitante quase abriu o placar aos 28 minutos. Rômulo mandou uma bomba de fora da área no canto esquerdo. Juninho colocou para escanteio. Na cobrança, André Alves apareceu na segunda trave e, livre, mandou por cima do gol.

Como um castigo pela chance perdida, o Rio Branco sofreu o primeiro gol do jogo. Com 39 de jogo, Éder Luís lançou Tardelli na área. O artilheiro do Campeonato Mineiro pegou de canhota, de primeira, e a bola bateu no travessão antes de entrar. Foi o 22º gol do atacante na temporada.

Antes do intervalo, Juninho salvou o Galo em mais uma oportunidade. Rômulo tabelou com Márcio Diogo na entrada da área e chutou no canto esquerdo. O goleiro se esticou e desviou para a linha de fundo.

A partida esfriou bastante na segunda etapa. Sem forças para reagir, o Rio Branco só foi conseguir ameaçar somente aos 18 minutos. André Alves bateu falta da intermediária, mas mandou para fora.

O Galo também diminuiu o ritmo. Foi preciso a entrada de Kléber para que o time criasse uma oportunidade. Aos 24, Tardelli passou por dois e cruzou da esquerda. O centroavante se antecipou à zaga e cabeceou, balançando a rede pelo lado de fora.

Aos 31, Márcio Diogo fez jogada individual na área do Atlético, passou por Leandro Almeida e Carlos Alberto e rolou para trás. Márcio Loyola emendou de primeira e chutou mal, por cima do gol.

Em um último suspiro, Fábio Gomes invadiu a área e finalizou. Juninho acabou com qualquer esperança do time do interior ao fazer mais uma defesa, com 36 minutos. E o jogo ficou mesmo no 1 a 0 para o Galo e mais uma final para os alvinegros.


A outra vaga na final do estadual será confirmada na tarde de hoje com o jogo entre Cruzeiro e Ituiutaba, na ida, os celestes golearam por 4 a 1 e tem enorme vantagem.