quinta-feira, 22 de maio de 2008

A Europa é Vermelha

Share |

Por Leonardo Martins


Foi uma decisão digna de espetáculo. Na tarde desta quarta-feira, com 70 mil pessoas no Estádio Luzhniki em Moscou, aconteceu o clássico inglês entre Manchester United e Chelsea válido pela final da Liga dos Campeões. Em um jogo que aconteceu de tudo, o Manchester venceu os Blues nos pênaltis e conquistou seu 3º título continental.

Foi um grande jogo desde seu inicio, digno de uma final de Liga. As duas equipes começaram o jogo com muito respeito entre elas, estudando o jogo, mas logo o Manchester mostrou porque era considerada a melhor equipe do mundo e dominou o jogo. Utilizando bastante o jogo pelas laterais, principalmente com Cristiano Ronaldo e Hargreaves, o United encurralou o Chelsea em seu campo e as chances apareceram. Aos 26, Scholes fez boa jogada e cruzou para o artilheiro Cristiano Ronaldo, de cabeça, abrir o placar em Moscou. Os diabos vermelhos continuaram em cima da equipe londrina. Cech evitou por 2 vezes no mesmo lance o segundo dos vermelhos, fazendo milagres na cabeçada de Tevez e na bomba de Carrick.

Depois deste susto, os Blues começaram a crescer no jogo, ajeitaram a marcação e criaram as chances. aos 33, o primeiro lance de perigo foi em um cruzamento de Ballack que Ferdinand quase fez o gol contra, o goleiro Van Der Sar salvou. Mas em outra falha da defesa da equipe do norte, o Chelsea chegou ao empate. Aos 45, Essien chutou de longe, a bola bateu na zaga e sobrou limpa para Lampard fazer a alegria azul. E o 1º tempo termina empatado na Rússia.

No intervalo, o técnico do Chelsea, Avram Grant, acertou a marcação e não deu a liberdade que tinha o Manchester na etapa inicial. Na 2ª etapa quem dominou foi o Chelsea, Cristiano Ronaldo ficou apagado em campo e os londrinos quase chegaram ao gol da virada. Essien e Ballack assustaram em chutes de longe. Depois dos 30 minutos, o Chelsea parecia que marcaria o gol a qualquer momento. Aos 33, o artilheiro Drogba, que andara sumido em campo, girou sob a marcação vermelha e chutou para acertar a trave de Van der Sar. Depois, um momento histórico para o Manchester, Ryan Giggs entra no lugar de Scholes e se torna o jogador que vestiu mais vezes a camisa dos Red Devils, passando o eterno ídolo Bobby Charlton. As duas equipes diminuíram o ritmo e passaram a esperar a prorrogação.

Final dos 90 minutos, como estava empatado, a prorrogação de 30 minutos veio. No inicio dela, Avram Grant tirou Malouda para a entrada de Kalou e Alex Ferguson colocou Nani no lugar de Rooney, para dar mais fôlego as equipes. No 1º tempo da prorrogação, o jogo se equilibrou e tivemos uma chance para cada lado. Primeiro foram os londrinos, após boa troca de passes, Lampard acertou o travessão. Os Diabos Vermelhos responderam com Giggs, mas Terry salvou o gol certo. Na 2ª etapa, as equipes não se arriscaram, porém o clima esquentou. Em uma confusão entre Tevez e Ballack que virou generalizada, Drogba deu um tapa na cara de Vidic e foi expulso. Os brasileiros Belletti, do Chelsea, e Anderson, do Manchester, entraram para a disputa de pênaltis.

Um jogo tão equilibrado só poderia se decidir na disputa de pênaltis. Enfim, o Campeão sairia nas penalidades. As duas equipes acertaram as duas primeiras cobranças, até que, para muitos considerado o melhor do mundo, Cristiano Ronaldo foi bater seu pênalti, mas Cech defendeu a cobrança, o Chelsea precisava apenas acertar as cobranças restantes para garantir o troféu. Acertou as duas próximas, o Manchester também. Na última cobrança da série regular, veio o capitão dos Blues, Jonh Terry, para confirmar o título londrino, mas o jogador mandou a cobrança para longe. O Manchester continuava vivo na competição. Na 1ª cobrança da série alternada, as duas equipes fizeram. Porém na 2ª, o Manchester fez, sobrou toda a responsabilidade para Anelka manter os azuis na competição, mas o goleiro Van der Sar defendeu a cobrança e deu o 3º título da Liga ao Manchester. Festa vermelha em Moscou.

O Manchester garantiu a vaga no Mundial de Clubes, disputado no Japão em Dezembro, tentando mais uma conquista neste ano maravilhoso para a equipe inglesa.