domingo, 13 de fevereiro de 2011

Tardelli, o Obina da Vez

Share |

Por Leonardo Martins

Lembram do show de Obina ano passado em Uberlândia, pelo Campeonato Brasileiro? O matador já deixou o Galo, mas deixou ensinamentos para Diego Tardelli. Ontem, o Camisa 9 atleticano fez 3 gols no clássico contra o Cruzeiro, em Sete Lagoas, pelo Mineiro,  sendo o principal nome da vitória atleticana por 4 a 3.

O jogo da Arena do Jacaré tinha características semelhantes com as do Parque do Sabiá. Torcida única do Cruzeiro, um leve favoritismo azul por isto e outras coisas que durante o texto falarei.

O técnico Cuca repetiu o mesmo time que havia ganhado do Villa Nova na rodada passada, com Leandro Guerreiro no lugar do, ainda, machucado Marquinhos Paraná. Já no Galo, alterações, Zé Luis entrou no lugar do suspenso Richarlyson, o ex-cruzeirense Leonardo Silva estreou, justamente, contra sua ex-equipe no lugar de Rever e Jackson, que é meia, ocupou a lateral direita substituindo Patric.

Quando a bola rolou, assim como em Uberlândia, o time azul tomou a iniciativa do jogo e foi para o ataque, mas, desta vez, o gol de abertura do placar foi do lado azul. Wellington Paulista recebeu livre de Gilberto e tocou na saída de Renan Ribeiro. Festa azul na Arena aos 19.

Assim como no clássico de Outubro, o Galo foi muito eficiente nas chances que teve, só que com uma pequena ajudinha do árbitro e iniciou a reação com rapidez. O juiz viu pênalti de Leo em Werley, em um lance discutível. Na cobrança, começou o show de Tardelli, ele bateu bem e empatou o jogo.

O gol de empate parece ter desestabilizado o time azul, o Atlético e, principalmente, Diego Tardelli aproveitaram para virar o jogo rapidamente. O camisa 9 recebeu livre aos 27 e teve que concluir duas vezes para marcar. Virada atleticana no clássico e Arena calada.

Depois da virada, a Raposa foi para cima em busca do empate, mas parou em outra figura de destaque da partida, o goleiro Renan Ribeiro, e na má pontaria de seus atacantes. O goleiro Alvinegro fez ótimas defesas nos chutes de Montillo e Gilberto e ainda contou com a sorte na cabeçada de Henrique que foi a trave direita. O time celeste era melhor, apesar da desvantagem, já do outro lado, o goleiro Fábio só teve trabalho nos gols atleticanos.

No segundo tempo, Cuca mexeu por duas vezes na equipe, uma inexplicável, a entrada de Edcarlos no lugar de Leo e a outra coerente, Roger no lugar de Gilberto. A equipe mandante logo chegou ao empate. Aos 3, o regular Henrique apareceu como elemento surpresa na área e tocou na saída de Renan Ribeiro. Mas, dois minutos depois, quando os cruzeirenses ainda comemoravam, a eficiência de Tardelli apareceu e igualou o feito de Obina em Uberlândia ao marcar o seu terceiro gol na partida. O artilheiro do Brasileiro em 2009, fez boa jogada e chutou no canto de Fábio. 3 a 2 e clássico eletrizante.

E foi o Cruzeiro, novamente, em busca do empate. Mas Renan Ribeiro continuava salvando com ótimas defesas e segurança no gol atleticano. Leo Silva, estreante do lado alvinegro, fazia um bom jogo. O Galo, agora, explorava a velocidade de seus atacantes em rápidos contra-ataques, como no de Renan Oliveira, que tentou driblar Fábio, mas o goleiro levou a melhor.

Roger era figura de destaque no lado azul, combatia e armava o jogo com brilhantismo, mas o ataque não colaborava e o jogo, a cada vez mais, ficava difícil para o Cruzeiro. Dorival apostou na velocidade de Neto Berola, que entrou no lugar de Magno Alves, e deu certo. Aos 26, Berola recebeu lindo passe de Ricardinho, que, também, fez ótima partida, driblou Fábio e fez o quarto gol alvinegro na Arena do Jacaré. Festa do time alvinegro em campo.

Montillo, craque do time azul, assim como em Uberlândia, teve uma marcação implacável de Zé Luis e em uma das poucas chances que teve, chutou fraco para a defesa do arqueiro atleticano. O Cruzeiro ainda colocou emoção no jogo com o terceiro gol. Aos 41, após confusão na área atleticana, Gil fez o gol cruzeirense. E o empate azul só não veio porque Wellington Paulista acertou a trave em cabeçada. Final de clássico e um novo 4 a 3, como foi em Uberlândia.

Um detalhe: os três clássicos disputados com torcida única desde o fechamento do Mineirão, terminaram com vitória de quem não tinha a torcida no estádio, do time visitante.

A vitória no clássico deixou o Galo na liderança do Campeonato Mineiro com 100% de aproveitamento. Já o Cruzeiro, agora pensa na Libertadores, onde estreia na quarta-feira contra seu algoz na final de 2009, o Estudiantes da Argentina, também na Arena do Jacaré.

- Brasil goleia e fatura o Sub-20

O Brasil terminou com chave de ouro o Sul-Americano Sub-20. Na decisão do torneio, a Seleção não tomou conhecimento dos uruguaios e goleou, impediosamente, por 6 a 0. O time brasileiro conquistou seu 11° título na competição e a vaga nas Olimpíadas de 2012 em Londres. O destaque da partida foi o meia Lucas, autor de três gols, o craque da competição, Neymar, fez dois e terminou a competição como artilheiro com nove gols. O Uruguai é o outro classificado para Londres e deixou a Argentina, dona dos dois últimos ouros olímpicos, sem a chance de conquistar o inédito tricampeonato olímpico. O Brasil também garantiu vaga no Mundial Sub-20, disputado em julho na Colômbia.