sexta-feira, 7 de maio de 2010

Guia do Brasileirão

Share |

Por Leonardo Martins e Gabriel Seixas


Mais uma edição de Brasileirão se inicia neste fim de semana e promete fortes emoções por todo o Brasil até dezembro. E, tradicionalmente, o Esporte é Vida traz o Guia do Brasileirão com todas as informações das equipes que disputarão o torneio deste ano. Aí está o Guia do Brasileirão 2010.

Palmeiras

O time Alviverde vem para a disputa do Brasileirão com certa desconfiança da torcida. O time, que era líder disparado em 2009, caiu num inferno astral ainda no Brasileirão do ano passado, perdeu o título e a vaga na Libertadores. Já esse ano, a crise continuou e o 11º lugar no Paulistão gerou esta desconfiança, mas, aos poucos, a confiança está voltando. Assim como em 2009, o Porco é dependente das assistências de Cleiton Xavier e das boas jogadas de Diego Souza, mas o Palmeiras deve ocupar uma posição intermediária, brigando por vaga na Sul-Americana.

Time-base: Marcos; Vitor (Márcio Araújo), Léo, Danilo e Armero; Pierre, Edinho (Marcos Assunção), Lincoln e Cleiton Xavier; Diego Souza e Robert. T: Antônio Carlos Zago.

Corinthians

O Corinthians montou um elenco estrelado para o ano do centenário, com direito a dois pentacampeões mundiais em 2002, Ronaldo, já remanescente do ano passado, e, o recém-chegado, Roberto Carlos. Mas o futebol apresentado na temporada está muito aquém do investimento feito. A equipe alvinegra ainda não engrenou na atual temporada, mas se engrenar, torna-se séria candidata ao título brasileiro, pois possuí uma ótima base, remanescente do ano passado e um treinador de confiança.

Time-base: Felipe; Alessandro, Chicão, William e Roberto Carlos; Jucilei, Elias, Tcheco e Danilo; Dentinho e Ronaldo. T: Mano Menezes.

São Paulo

Assim como o rival da Marginal Tietê, o São Paulo investiu muito para a temporada, mas não vem apresentando um bom futebol e, para piorar, perdeu todos os clássicos disputados no Paulista e vem aos “trancos e barrancos” na Libertadores. Falta ao São Paulo, um meia que saiba distribuir o jogo para os atacantes e um maior conjunto, já que o Técnico Ricardo Gomes muda o time em demasia. Mas como se trata de um hexa-campeão nunca podemos desprezar a equipe do Morumbi em um Brasleiro.

Time-base: Rogério Ceni; Cicinho (Jean), Alex Silva, Miranda e Júnior César; Rodrigo Souto, Richarlyson, Hernanes e Marlos; Washington (Fernandinho) e Dagoberto. T: Ricardo Gomes.

Santos

É o time da moda no Brasil, o time que vem dando show de futebol na temporada é um dos favoritos para o Brasileiro. É o time mais ofensivo, já fez mais de 100 gols em 4 meses de futebol nesta temporada, fazendo algumas goleadas incríveis. O destaque da equipe é os jovens Paulo Henrique Ganso e Neymar, que ofuscaram a volta de Robinho ao Peixe e são pedidos na Seleção. Mas Dorival precisa ajeitar a zaga que é ainda insegura e toma muitos gols.

Time-base: Felipe; Pará, Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Wesley, Marquinhos (André) e Paulo Henrique Ganso; Robinho e Neymar. T: Dorival JR.

Flamengo

Marcado muito mais pelos noticiários extra-campo nesse início de temporada, o Flamengo tem mais um obstáculo para a disputa pelo bicampeonato seguido do Brasileirão: a disputa paralela pela Libertadores. Bem, mas disso a torcida rubro-negra está longe de reclamar. Existem outros problemas de verdade que assolam o ambiente rubro-negro, como por exemplo, a falta de um técnico. Rogério Lourenço deve ser mantido interinamente nos primeiros jogos. Dentro de campo, a esperança fica por conta do Império do Amor, Adriano e Vagner Love, este último artilheiro do Campeonato Carioca. Apesar dos pesares, deve brigar pelo título, mesmo porque o Fla nunca pode ser subestimado numa competição nacional.

Time-base: Bruno; Álvaro, Rômulo, Ronaldo Angelim; Leonardo Moura, Maldonado, Willians, Michael, Juan; Vagner Love, Adriano. T: Rogério Lourenço.

Vasco

O clima de marasmo no Vasco impressiona para o início do Brasileirão. Sem o título estadual e eliminado na Copa do Brasil, a única esperança do time cruzmaltino na temporada é o Campeonato Brasileiro. O que pesa contra a equipe é a falta de confiança que cerca a Colina, tanto em relação ao elenco, quanto ao treinador. Gaúcho pode ser demitido a qualquer momento, e não parece ser o nome ideal para conduzir o Vasco a uma campanha satisfatória. Os únicos alentos da equipe estão dentro de campo, especificamente, os armadores Philippe Coutinho e Carlos Alberto. As expectativas não são as melhores possíveis em São Januário.

Time-base: Fernando Prass; Fagner, Titi, Thiago Martinelli, Ramon; Nilton, Rafael Carioca, Leo Gago (Souza), Philippe Coutinho; Carlos Alberto, Elton (Dodô). T: Gaúcho

Fluminense

Sempre intitulado como um dos melhores times cariocas, a campanha do Flu no Campeonato Estadual não inspirou confiança nos torcedores. A esperança fica por conta do novo técnico, Muricy Ramalho, que já começa a incorporar um novo time. Dentro de campo, Conca e Fred continuam sendo os grandes jogadores do time, agora sem Maicon ‘Bolt’, vendido no início do ano. O Flu é uma das grandes incógnitas do Brasileirão: apesar do elenco qualificado, ainda não se encontrou na temporada. Com Muricy, tudo pode melhorar nas Laranjeiras.

Time-base: Rafael; Mariano, Digão, Gum, Julio César (Marquinho); Diguinho, Everton, Conca, Wellington Silva (Leandro Euzébio); André Lima, Fred. T: Muricy Ramalho

Botafogo

Apesar do título estadual, o Botafogo precisa abrir o olho se não quiser passar o mesmo sufoco de 2009 no Brasileirão. O título do Cariocão não pode esconder as visíveis limitações técnicas dos jogadores, com algumas exceções (Herrera, ‘Loco’ Abreu e Caio, por exemplo). Joel Santana, acostumado a fazer boas campanhas em Brasileirões, tem a ingrata missão de fazer o time jogar o que jogou durante as fases finais do estadual por boa parte do ano. Com o elenco que tem nas mãos, certamente será difícil.

Time-base: Jefferson; Fahel, Antônio Carlos, Fabio Ferreira; Alessandro, Leandro Guerreiro, Túlio Souza, Lucio Flávio, Somália; Herrera, Abreu. T: Joel Santana.

Cruzeiro

O time azul de Minas vem para mais uma edição do Brasileirão com a desconfiança da torcida no elenco, gerada pela surpreendente derrota para o Ipatinga nas semifinais do Campeonato Mineiro. O revés causou mudanças no elenco: nove jogadores foram afastados e novos jogadores foram contratados. Como o conjunto bem entrosado (o grupo é praticamente o mesmo do ano passado) e o ataque com Thiago Ribeiro e o gladiador Kleber, que vem muito bem na temporada e são artilheiros da Libertadores. Porém, a campanha no Brasileirão está a atrelada ao desempenho na Libertadores, como no ano passado. Mas, mesmo, com um elenco não muito confiante, dá para a raposa ir bem no Brasileirão

Time-base: Fábio; Jonathan, Leonardo Silva, Gil (Thiago Heleno) e Diego Renan; Fabrício (Fabinho), Marquinhos Paraná, Henrique e Gilberto (Roger); Thiago Ribeiro e Kleber. T: Adilson Batista.

Arlético-MG

Embalado pelo título mineiro, o Atlético chega com força total para a disputa do Brasileirão. Apesar da eliminação na Copa do Brasil para o Santos, nesta quarta-feira, o Galo tem um elenco qualificado, e tem tudo para não sentir o baque. Luxemburgo aposta suas fichas no atacante Diego Tardelli, que recuperou a ótima forma de 2009, marcando vários gols. Fabiano, coincidentemente genro de Luxa, é outra peça fundamental, e também já marcou vários tentos. E porque não destacar Muriqui, que não faz tantos gols, porém é o líder de assistências, e taticamente é essencial. O Atlético vem forte, e ao contrário do ano passado, tem tudo para brigar até o fim por, no mínimo, uma vaga na Libertadores.

Time-base: Aranha; Carlos Alberto, Jairo Campos, Werley, Júnior; Zé Luis, Correa, Fabiano, Renan Oliveira (Ricardinho); Muriqui, Diego Tardelli. T: Wanderley Luxemburgo

Internacional

O Colorado gaúcho vem para mais um Brasileirão com a mesma base do time que foi vice-campeão Brasileiro no ano passado. A equipe conta com a habilidade de Giuliano e D’Alessandro no meio e o oportunismo de Alecsandro no ataque, mas, assim como outras equipes que estão na Libertadores, o Inter está devendo um bom futebol para a torcida e perdeu o título Gaúcho para o rival Grêmio. Mas os colorados tem um bom elenco que pode ir bem no Brasileiro.

Time-base: Abbondanzieri; Nei, Bolívar, Índio e Kleber; Sandro, Guiñazu, Giuliano (Andrezinho) e D’Alessandro; Walter e Alecsandro.

Grêmio

Cercado de desconfianças no início da temporada, hoje o Grêmio está mais do que consolidado como um dos melhores times do Brasil em 2010. O criticado técnico Silas hoje é motivo de orgulho da torcida, que em menos de uma semana, comemorou o título gaúcho e uma vaga nas semifinais da Copa do Brasil. Dentro de campo, o Grêmio vem se mostrado um time muito disciplinado, e sobretudo, eficiente. Que o diga os artilheiros Jonas e Borges no ataque, ambos em grande fase. Na meiuca, Douglas também vem sendo providencial nos últimos jogos. Apesar dos destaques individuais, é no conjunto que o tricolor aposta para vencer o Brasileirão. E tem potencial pra isso.

Time-base: Victor; Edilson, Mario Fernandes, Rodrigo, Fabio Santos; Adílson, Willian Magrão, Maylson (Leandro) e Douglas; Jonas e Borges. T: Silas

Guarani

O Bugre, único campeão brasileiro do interior, está de volta a Série A após 6 anos longe. Mas a vida do time de Campinas não será nada fácil, o time vem de uma campanha pífia na segunda divisão do Campeonato Paulista, onde quase caiu para a terceirona. O Bugre tem como destaque o zagueiro Fabão, ex-Santos e São Paulo.. Com isso tudo, o Bugre é favorito ao rebaixamento nesse ano.

Time-base: Douglas; Rodrigo Heffner, Fabão, Alison e Moreno; Renan, Baiano, Paulo Roberto e Preto; Roger e Mazola. T: Vagner Mancini.

Grêmio Prudente

O Prudente inovou radicalmente para a temporada 2010. Mudou de elenco, de técnico, e até de nome e cidade. O antigo Grêmio Barueri passou a ser Grêmio Prudente, com sede em Presidente Prudente, devido a divergências com a prefeitura de Barueri. O curioso é que, a partir do momento em que se passou a chamar Prudente, o time só foi derrotado uma vez. Mesmo com um elenco modesto, chegou às semifinais do Paulistão, e é nisso que o clube aposta para não decepcionar na Série A. Ainda neste ano, disputará a Copa Sul-Americana, inédita na história do clube. 2010 têm tudo para ficar marcado positivamente na história do Prudente, e o Brasileirão terá influência direta nisso, positivamente ou negativamente.

Time-base: Márcio; Paulo César, Diego, Paulão, Everton; Anderson, Marcelo Oliveira, David (Róbson), Wesley; Tadeu, Flavinho. T: Toninho Cecílio.

Ceará

Outro que volta a Série A após um bom tempo é o Ceará. O Vovô vem empolgado por essa volta a elite brasileira, mas o time cearense não conseguiu evitar o Tetra Estadual do Fortaleza este ano e isto abateu um pouco o elenco, mas nada melhor que uma competição a altura para reanimar. Claro que o objetivo do alvinegro é a permanência na Série A, mas com nomes como Geraldo, ex-Náutico, e Erick Flores, ex-promessa do Flamengo, o Vovô pode alçar vôos altos na primeirona.

Time-base: Diego; Diogo, Fabrício, Anderson e Preto; Michel, Tyago Fernandes, João Marcos e Geraldo; Erick Flores e Misael. T: PC Gusmão.

Vitória

Tetracampeão baiano, o Vitória visa repetir a campanha estável de 2009 na primeira divisão. O time é relativamente novo, mas ganhou corpo no Baianão e promete para a disputa do Brasileirão. A boa campanha na Copa do Brasil, onde o Leão está na semifinal, também serve de estímulo. A esperança dos torcedores agora está nos pés do atacante Junior, artilheiro isolado do Vitória na temporada. É claro que não trata-se de um time de ponta, mas é bom ficar de olho: encarar o Vitória será parada dura, principalmente no Baianão.

Time-base: Viafara; Nino, Wallace, Anderson Marques, Egídio; Vanderson, Uelliton, Bida, Ramon, Renato (Neto Berola); Júnior. T: Ricardo Silva.

Atlético-PR

Único representante do futebol paranaense na Série A deste ano, o Atlético tenta honrar as tradições do estado no futebol com um bom time, mas que foi vice-campeão estadual. O destaque do time é o veterano Paulo Baier, ótimo nas bolas paradas e arma de ataque do Furacão. E ainda tem o oportunismo de Bruno Mineiro, artilheiro da Série C com o América-MG em 2009. Com estes jogadores, o Furacão espera ir melhor que o ano passado, onde o time brigou para não cair.

Neto; Chico, Rhodolfo e Manoel; Wagner Diniz, Valencia, Alan Bahia, Paulo Baier e Marcio Azevedo; Bruno Mineiro e Javier Toledo. T: Leandro Niehues.

Avaí

Sensação do Campeonato Brasileiro de 2009, no qual chegou a brigar pela Libertadores, o Avaí deste ano é totalmente diferente comparado ao ano passado. Não há como negar que o elenco é inferior, porém a conquista do Campeonato Catarinense pode servir como um alento aos avaianos. A perda de jogadores importantes do elenco, e principalmente do técnico Silas, demoraram a ser supridas, mas agora parecem 100% superadas. A única semelhança deste time com o do ano passado é justamente a desconfiança que cerca a Ressacada antes do campeonato começar.

Time-base: Zé Carlos; Emerson Nunes, Rafael, Emerson; Patric, Roberto, Batista, Rodrigo Thiesen, Uendel; Sávio, Vandinho. T: Péricles Chamusca.

Atlético-GO

O Dragão coroa o seu ressurgimento ao voltar a Série A após um bom tempo e promete não fazer feio na volta a Elite brasileira. Com um time bastante equilibrado e com bons nomes, o Atlético chegou ao título Goiano e a inédita semifinal da Copa do Brasil. Os destaques da equipe são o meia Ramalho, ex-Goias, e Rodrigo Tiuí, ex-Santos. O Dragão tem tudo para ir longe no Brasileirão.

Time-base: Márcio; Márcio Gabriel, Welton Felipe, Jairo e Thiago Feltri; Agenor, Pituca, Ramalho e Robston; Rodrigo Tiuí e Juninho. T: Geninho.

Goiás

Nos últimos anos, o Goiás está acostumado a disputar um Campeonato Brasileiro e fazer boas campanhas, sempre surpreendendo a todos. Só que esse ano as expectativas não são tão boas assim. O time vive turbulências dentro e fora de campo, e nem mesmo a campanha no estadual foi satisfatória. Eliminado também na Copa do Brasil, o Goiás busca agora forças para almejar mais do que uma simples fuga do rebaixamento nesta Série A. Com a possibilidade iminente de Fernandão deixar o clube, o outro atacante, Felipe, deve assumir a responsabilidade de ser o destaque do time. No banco, o trunfo agora é o treinador Emerson Leão, que substituiu Jorginho há poucos dias. Assim como nos últimos anos, é bom não subestimar o Goiás.

Time-base: Harlei; Wendel, Rafael Toloi, Ernando e Jadilson; Wellington Monteiro, Tulio, Deyvid Sacconi e Everton Santos; Felipe e Rafael Moura. T: Leão.