sábado, 8 de maio de 2010

Botafogo e Santos empatam na abertura do Brasileirão-10

Share |

Por Gabriel Seixas

- Na abertura do Brasileirão 2010, Botafogo e Santos fizeram um jogo muito movimentado, e no fim das contas, empataram em 3 a 3. Antônio Carlos (duas vezes) e Herrera marcaram para o Botafogo, enquanto Neymar, André e Zé Eduardo fizeram para o Santos.

- Antes mesmo de a bola rolar, já era esperado que o duelo dos campeões carioca e paulista seria o mais vistoso do sábado. E isso não seria atrapalhado pelo fato de Dorival Junior escalar um Santos “misto”, poupando cinco titulares, incluindo Robinho e Paulo Henrique Ganso. Mesmo porque que boa parte da meninada entrou em campo, como Wesley, André e Neymar, e estes fizeram a diferença pela equipe da Vila.

- O Botafogo de Joel Santana foi a campo sem muitas surpresas, e pra não perder o costume, explorou exaustivamente a bola aérea, compensando a limitação técnica do time. E logo aos seis minutos, o zagueiro Antônio Carlos aproveitou confusão na área e tocou de cabeça, no contrapé de Felipe, abrindo o placar para o Bota. Foi o primeiro gol do Brasileirão-10.

- Ao contrário dos cariocas, o Santos preferia cozinhar o jogo, tocando a bola sem muita pressa, aproveitando a qualidade técnica de seus jogadores. E na primeira jogada trabalhada que o Peixe engatou na partida, conseguiu o empate. Marquinhos recebeu de Alex Sandro (que substituiu muito bem o titular Leo), e da esquerda, cruzou para o artilheiro Neymar, que só teve o trabalho de empurrar para o gol. Foi o 22º gol dele na temporada, com status suficiente para ser convocado para a Copa do Mundo (não só pelos gols, obviamente). Mas existe um Dunga no meio do caminho...

- Melhor em campo, o Santos só demorou dois minutos para virar o jogo. Com muita facilidade, Marquinhos arrancou pelo meio e tentou um lançamento para Neymar na direita. Somália, de carrinho, mudou a direção da bola, que parou nos pés de André. E bola no pé de artilheiro, dentro da área, sozinho, é caixa: 2 a 1 Santos.

- A facilidade com que o Santos tocava a bola e chegava à frente impressionava. O Peixe teve algumas chances de matar o jogo, mas não aproveitou nenhuma. Na melhor delas, Wesley arriscou um chute perigoso de fora da área, que só não estufou as redes porque os olhares dos torcedores do Engenhão não deixaram. É a mítica do torcedor botafoguense.

- Só que a defesa do Santos não deixou a do Botafogo pra menos. Se a titular dos paulistas já é limitada, a que entrou em campo, praticamente inteira reserva, deu uma aula de desentrosamento. Então, o Botafogo, mesmo sem trabalhar a bola, conseguiu o empate. Renato Cajá, até então inoperante no jogo, deu um lançamento primoroso para Antônio Carlos, que apareceu nas costas da zaga, e em posição legal, tocou pras redes. O zagueiro-artilheiro impediu o Bota de ir para o intervalo em desvantagem.

- Com um jogo tão movimentado na etapa inicial, era esperado que o ritmo da partida caísse. Só que Joel Santana tratou de colocar novo gás no Botafogo ainda no intervalo, com as entradas de Caio e Edno nos lugares de Túlio Souza e Renato Cajá. O Bota subiu de produção, e teve algumas chances para marcar. ‘Loco’ Abreu, pouco acionado em campo, cabeceou pra fora. Minutos depois, Herrera acertou um chute rente a trave do goleiro Felipe.

- Dorival Junior lançou Zé Eduardo no lugar de Neymar, e a partir dessa alteração, o Santos passou a chegar ao ataque apenas em lances esporádicos. Por sorte, a zaga do Botafogo permitia-os, e o Peixe retomou a vantagem no placar aos 35 minutos, com Zé Eduardo. Ele recebeu cruzamento de Wesley, e de cabeça, completou pro gol.

- O jogo parecia perdido, mas o Botafogo arrancou um empate aos 43 minutos. Adivinha como? Na bola parada, claro. Marcelo Cordeiro cobrou falta, e aproveitando péssima saída de gol de Felipe, o argentino Herrera se antecipou ao goleiro e tocou de cabeça pro gol. Dos sete gols marcados até aqui no Campeonato Brasileiro, seis saíram no Engenhão.

Curtinhas:

- Nos outros jogos do sábado, um gol em dois jogos. Lincoln garantiu a vitória do Palmeiras sobre o Vitória por 1 a 0, no Palestra Itália. Poderia ser menos sofrido, se o atacante Robert não tivesse perdido um gol feito, ou pelo menos convertesse um pênalti – defendido por Viáfara. O Verdão é a única equipe que venceu no Brasileirão até aqui.

- No outro jogo, Atlético Goianiense e Grêmio empataram em 0 a 0 no Serra Dourada. Com time misto, o goleiro Victor, do Grêmio, foi o grande responsável pelo zero no placar.