quarta-feira, 12 de junho de 2013

A um ano da Copa

Share |


12 de junho de 2014, o dia dos namorados do ano que vem marcará, também, o inicio de um sonho dos brasileiros com menos de 70 anos, ver uma Copa do Mundo em nosso país. Daqui a 365 dias, a Copa do Mundo de 2014 será aberta com um jogo da nossa Seleção na, ainda em construção, Arena Corinthians em São Paulo. Este dia será o dia que seremos vistos em todo o mundo como nação unida e pronta para organizar grandes eventos. Será mesmo?

Neste dia de hoje, estamos as portas do principal teste antes da Copa do Mundo, a Copa das Confederações, que será iniciada no Sábado com Brasil e Japão no Estádio Nacional Mané Garrincha em Brasília. A Copa das Confederações é uma grande oportunidade de começarmos a ver se o país será aquilo que projetamos para daqui um ano.

As seis sedes que serão utilizadas no teste deste ano, Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador, apresentaram belos estádios mas a infraestrutura prometida não foi cumprida, faltam mobilidade urbana e os aeroportos não apresentam nenhuma novidade em suas estruturas. Para a Confederações, isto é perdoável, mas para o Mundial não terá chance de passar.

As outras seis sedes que participarão só do Mundial de 2014, ainda estão construindo ou reformando seus estádios, mas todos nós esperamos que não haja atrasos, assim como as obras de infraestrutura nas cidades e aeroportos do país.

No campo futebolístico. A nossa seleção nos preocupa perto da Copa das Confederações, o rendimento nos amistosos foi pífio e a posição vergonhosa no Ranking da FIFA dá a mostra de como é preocupante a situação do time brasileiro (a Seleção ocupa a 19ª posição no Ranking). A Seleção, assim como o país, precisa melhorar e muito se quiser trazer o sonhado hexacampeonato mundial na Copa em casa.

Ainda tem 30 vagas em aberto, até o momento, além do Brasil, classificado por estar sediando, só o Japão carimbou o seu passaporte de maneira oficial via Eliminatórias. Nos próximos meses, estas 30 vagas serão preenchidas e todos estarão aguardando os belos jogos que a Copa nos aguarda.

Este texto também marca o inicio da Cobertura da Copa das Confederações no Blog Esporte é Vida. Nas próximas duas semanas, tudo sobre o teste para o mundial do Brasil você terá aqui.