domingo, 24 de outubro de 2010

Clássico dos Milhões

Share |

Por Gabriel Seixas

A sina dos empates nos clássicos cariocas deste Brasileirão ganhou um novo capítulo. É uma pena que o assunto seja repetitivo, mas não há como esconder os fatos. Vasco e Flamengo simplesmente totalizam 29 empates na competição (15 e 14, respectivamente), contribuindo determinantemente para o número de 95 igualdades em 310 jogos realizados até aqui. Apenas três clássicos entre times do Rio tiveram vencedores nesta edição.

O empate evidenciou bem o que foi a partida. Primeiro tempo do Vasco, segundo tempo do Flamengo. E tratando-se de Vasco, não é nenhuma novidade saber que o time imprimiu um bom ritmo na etapa inicial e permitiu a reação do adversário na etapa complementar (ainda que, especialmente neste jogo, isso tenha sido motivado pelas circunstâncias da partida, e não por acomodação da equipe).

O duelo tático entre os técnicos Vanderlei Luxemburgo e PC Gusmão também foi uma particularidade do jogo. O Clássico dos Milhões colocou frente a frente o mestre e o pupilo, e foi PC, aprendiz de Luxa, quem montou a melhor estratégia na etapa inicial. Com um time relativamente ofensivo, o 4-2-3-1 mais uma vez contou com a movimentação intensa de Eder Luis e Zé Roberto na frente e uma pressão sobre  o adversário desde sua saída de bola.

Em vantagem no meio-campo, o Vasco deteve as principais ações do primeiro tempo. O ímpeto era favorecido pelos sucessivos erros do rubro-negro na saída de bola, que geralmente propiciavam contra-ataques perigosos. Em um deles, o gol cruzmaltino saiu, através de Cesinha. Poderiam ter sido mais, porém as chances criadas acabaram desperdiçadas.

Luxemburgo entrou em ação para mudar a cara do jogo. Trocou Kleberson por Petkovic e reorganizou o Fla no 4-3-1-2, com o sérvio isolado na armação. Não deu certo. A movimentação de Diego Mauricio no comando de ataque era insuficiente. Luxa percebeu os erros e fez duas alterações que mudaram a partida: trocou o apagado Deivid por Diogo, e sacou Juan para a entrada do armador Marquinhos.

Com Renato Abreu deslocado para a ala esquerda e Maldonado recuado para a função de terceiro zagueiro, o Flamengo cresceu. Ponto para Luxa, que hoje comprovou sua fama de ‘Estrategista’. Entretanto, não foram apenas estes os elementos que mudaram a cara do jogo.   Minutos depois, Dedé entrou de sola em Willians e acabou expulso, deixando o Vasco com dez em campo. A expulsão gerou reclamações pelo lado cruzmaltino, mas que não tinham fundamento – pelo menos especificamente em relação ao lance.

A prepotência de um senhor chamado Gutemberg de Paula Fonseca merece um parágrafo. Após o jogo, diversos jogadores vascaínos reclamaram da postura do árbitro para com os jogadores, intimidando os atletas com declarações polêmicas. Somado isso ao fato da expulsão do Dedé, a atmosfera da partida mudou completamente. O Flamengo passou a controlar as ações.

PC Gusmão tentou recompor o time e acabou entregando o ouro para o inimigo. O zagueiro Jadson Viera substituiu Zé Roberto e não demonstrou ter qualquer tipo de entrosamento com seus colegas. O rubro-negro achou o empate com Renato Abreu, que ganhou na subida com Jadson e testou pro fundo das redes. Um empate que poderia ter se transformado em vitória do Fla nos minutos finais, que criou oportunidades em cima do recuo excessivo do adversário.

Após a justa igualdade, os dois técnicos adotaram posturas diferentes. Enquanto Luxemburgo preferiu valorizar seu retrospecto a frente do Flamengo (8 pontos conquistados em 12 disputados), PC Gusmão foi repetitivo ao reclamar da arbitragem. O fato é que a grande pretensão dos times na competição deve mesmo ser a conquista de uma vaga para a Copa Sul-Americana.

Curtinhas

- O Prudente estragou a festa preparada pelo Santos para o Rei Pelé ao derrota-lo por 3 a 2 de virada. A situação do Abelha continua péssima na lanterna e a do Peixe se complicou em relação ao título brasileiro. Keirrison e Durval fizeram 2 a 0 para o alvinegro praiano na primeira etapa, mas os interioranos chegaram a virada na segunda etapa com gols de Wesley, dois gols, e Gilmar.

- O Ceará escapou de vez da Zona da Degola com a vitória sobre o São Paulo no Castelão lotado por 2 a 0. O Tricolor se distanciou da Zona da Libertadores. Magno Alves e Diego Sacomã, ainda na primeira etapa, fizeram os gols do Vovô.

- No duelo dos desesperados, o Goiás derrotou o Avaí em Goiânia por 1 a 0, mas os dois continuam no Z-4, pior para o Azurra que trocou o lugar com o Esmeraldino. O gol da vitória goiana foi marcado por Bernardo no primeiro tempo.

Classificação

1° Fluminense e Cruzeiro – 54
3° Corinthians – 53
4° Internacional, Santos e Botafogo – 48
7° Atlético-PR e Grêmio – 47
9° São Paulo e Palmeiras – 44
11° Ceará e Vasco – 42
13° Flamengo – 38
14° Atlético-GO e Guarani – 35
16° Atlético-MG e Vitória – 34
18° Goiás – 31
19° Avaí – 30
20° Prudente – 24

Zona da Libertadores
Zona da Sul-Americana
Zona de Rebaixamento

Próximos jogos

27/10 (quarta-feira)

22h
Flamengo x Corinthians

28/10 (quinta-feira)

21h
Atlético-GO x Ceará
Fluminense x Grêmio
São Paulo x Atlético-PR

30/10 (sábado)

16h
Internacional x Santos
Vitória x Vasco

18h30
Palmeiras x Goiás
Atlético-MG x Botafogo
Prudente x Cruzeiro
Avaí x Guarani

Jogo para cardíacos: Galo vence e sai da zona

Share |
Por Leonardo Martins


Foi um clássico como nos velhos tempos, com muitas chances e emoções, entre Cruzeiro e Atlético-MG em Uberlândia. Com show do iluminado Obina, que acabou com o jogo ao fazer três gols, o Galo, depois de um ano e meio, vence o rival por 4 a 3 e o sonho de sair da Zona de Rebaixamento se concretizou.

Antes de entrar no jogo em si, devemos dizer que, assim como no primeiro turno, o clássico teve torcida única, no caso de hoje, a do Cruzeiro, que fez enorme festa antes do jogo. Nos esquemas táticos, o Galo foi para em campo com 2 meias, Diego Souza e Renan Oliveira. Já a Raposa foi a campo com Farias no lugar do contundido Wellington Paulista e sempre contando com Montillo para se manter na liderança.

Quando a bola rolou, o time alvinegro surpreendeu o time mandante com velocidade pelas laterais e foi muito feliz nas conclusões. Aos 8, começou o show de Obina no Parque de Sabiá, Leandro cruzou para o iluminado cabecear sem chances para Fábio. Silencio azul.

Com o gol, o Cruzeiro passou a atacar com mais veemência, mas o dia era da defesa atleticana que cortou o chute de Farias. Se atrás, Rever e Werley garantiam o resultado, na frente, Obina comandava o show atleticano. O atacante compareceu pela segunda vez as redes aos 23, ao completar cruzamento de Rafael Cruz pelo lado esquerdo. Novo silencio da torcida no Parque do Sabiá. 2 a 0.

O jogo ganhou ares de drama logo em seguida. O ótimo juiz Sandro Meira Ricci marcou pênalti de Werley em Edcarlos. E foi Montillo, craque do time azul, cobrar o pênalti, mas ele inventou na cobrança e deu uma cavadinha, errando o pênalti.

O castigo atleticano por esse erro veio logo em seguida. No contra-ataque fulminante, Serginho cruzou e lá estava o dono do jogo, Obina, para marcar seu terceiro gol na partida. 3 a 0 surpreendente em Uberlândia.

Tentando mudar o jogo, Cuca promoveu uma alteração logo no primeiro tempo. Gilberto entrou no lugar de Diego Renan e no primeiro chute do meia, a Raposa chegou ao primeiro gol. Jonathan cruzou e o ex-camisa 10 pegou um lindo chute, sem chances para Renan Ribeiro.

O gol animou o time azul, que foi para cima. Montillo e Henrique fizeram ótima tabela que terminou na conclusão do camisa 10 ao lado do gol. O jogo foi ótimo na primeira etapa e ficou melhor ainda na segunda etapa.

Só que Jonathan, peça importante do esquema cruzeirense, não voltou do intervalo ao sentir uma contusão, em seu lugar entrou Pablo. Mas a pressão cruzeirense só aumentou na segunda etapa, a Raposa encurralou o alvinegro em seu campo e encontrava facilidades para atacar.

Se não fosse a grata revelação atleticana, Renan Ribeiro, o time azul havia empatado, pois os azuis chegaram com muito perigo nos chutes de Farias e Thiago Ribeiro, ambos parados pelo goleiro atleticano. Ainda teve a chance de Marquinhos Paraná que passou perto do gol.

Mas quem não faz, leva. E foi nessa base que o Galo chegou ao 4º gol. Aos 21, Serginho cobrou escanteio e o grandalhão Rever cabeceou com perfeição ao gol de Fábio. 4 a 1 inacreditáveis para a torcida azul.

Como restava ao Cruzeiro atacar, o time foi para cima do Galo em busca do empate improvável. E quase que ele aconteceu, pois o time azul conseguiu dois gols relâmpagos. Aos 31, Farias completou o cruzamento de Pablo e fez o segundo. No minuto seguinte, Thiago Ribeiro tabelou com Montillo e chutou forte.

A partir daí, o jogo se tornou um teste para cardíacos com o Galo se segurando a todo custo a pressão azul, mas o Atlético conseguiu se segurar e a tão sonhada saída da Zona de Rebaixamento veio com a vitória sobre o maior rival.

Curtinhas

- A derrota do Cruzeiro beneficiou o Fluminense, que voltou a liderança mesmo empatando com o Atlético-PR em Curitiba por 2 a 2. O Atlético saiu da Zona da Libertadores. Washington (contra) e Wagner Diniz fizeram para os rubro-negros e Marquinho e Conca marcaram para o tricolor.

- Outro que adorou a derrota azul no clássico foi o Corinthians. O Timão voltou a briga pelo título com a vitória mínima no clássico contra o Palmeiras, foi a primeira vitória em 8 jogos. Já o Palmeiras se concentra na Sul-Americana. O gol da vitória foi marcado por Bruno César no inicio de jogo.

- No clássico Grenal, empate que não foi bom para as duas equipes. Mas o empate em dois gols foi justo com o futebol apresentado pelas equipes. O Grêmio desperdiçou chance de entrar no G-4 e o Inter de voltar a briga pelo título. André Lima e Fábio Santos fizeram os gols gremistas, mas Alecsandro e D’Alessandro evitaram a derrota colorada.

Jogos de ontem pela Série A

Share |
Por Leonardo Martins

A rodada 31 do Campeonato Brasileiro foi aberta na noite deste sábado com 2 jogos e 2 gols aconteceram nestes jogos.  Um resumo destes jogos você verá aqui no Esporte é Vida.

Botafogo 1x0 Vitória

O Botafogo enfim quebrou a seqüência de 8 empates seguidos no Campeonato Brasileiro. A vitória magra sobre o desesperado Vitória no Engenhão deu um alívio no time alvinegro que busca uma vaga à Libertadores em 2011. Já o Rubro-Negro baiano pode entrar no G-4 ao fim da rodada. O gol da vitória botafoguense foi marcado por Marcelo Cordeiro no primeiro tempo.

Guarani 0x1 Atlético-GO

O Dragão dá sinais que vai conseguir escapar da volta à Série B. O Rubro-Negro de Goiás conseguiu uma ótima vitória em Campinas diante do Guarani por 1 a 0 e passa mais uma rodada longe do Z-4. Já o Guarani ligou o sinal de alerta com a proximidade da zona vermelha. O gol dos goianos foi marcado por Marcão no segundo tempo.