domingo, 24 de outubro de 2010

Clássico dos Milhões

Share |

Por Gabriel Seixas

A sina dos empates nos clássicos cariocas deste Brasileirão ganhou um novo capítulo. É uma pena que o assunto seja repetitivo, mas não há como esconder os fatos. Vasco e Flamengo simplesmente totalizam 29 empates na competição (15 e 14, respectivamente), contribuindo determinantemente para o número de 95 igualdades em 310 jogos realizados até aqui. Apenas três clássicos entre times do Rio tiveram vencedores nesta edição.

O empate evidenciou bem o que foi a partida. Primeiro tempo do Vasco, segundo tempo do Flamengo. E tratando-se de Vasco, não é nenhuma novidade saber que o time imprimiu um bom ritmo na etapa inicial e permitiu a reação do adversário na etapa complementar (ainda que, especialmente neste jogo, isso tenha sido motivado pelas circunstâncias da partida, e não por acomodação da equipe).

O duelo tático entre os técnicos Vanderlei Luxemburgo e PC Gusmão também foi uma particularidade do jogo. O Clássico dos Milhões colocou frente a frente o mestre e o pupilo, e foi PC, aprendiz de Luxa, quem montou a melhor estratégia na etapa inicial. Com um time relativamente ofensivo, o 4-2-3-1 mais uma vez contou com a movimentação intensa de Eder Luis e Zé Roberto na frente e uma pressão sobre  o adversário desde sua saída de bola.

Em vantagem no meio-campo, o Vasco deteve as principais ações do primeiro tempo. O ímpeto era favorecido pelos sucessivos erros do rubro-negro na saída de bola, que geralmente propiciavam contra-ataques perigosos. Em um deles, o gol cruzmaltino saiu, através de Cesinha. Poderiam ter sido mais, porém as chances criadas acabaram desperdiçadas.

Luxemburgo entrou em ação para mudar a cara do jogo. Trocou Kleberson por Petkovic e reorganizou o Fla no 4-3-1-2, com o sérvio isolado na armação. Não deu certo. A movimentação de Diego Mauricio no comando de ataque era insuficiente. Luxa percebeu os erros e fez duas alterações que mudaram a partida: trocou o apagado Deivid por Diogo, e sacou Juan para a entrada do armador Marquinhos.

Com Renato Abreu deslocado para a ala esquerda e Maldonado recuado para a função de terceiro zagueiro, o Flamengo cresceu. Ponto para Luxa, que hoje comprovou sua fama de ‘Estrategista’. Entretanto, não foram apenas estes os elementos que mudaram a cara do jogo.   Minutos depois, Dedé entrou de sola em Willians e acabou expulso, deixando o Vasco com dez em campo. A expulsão gerou reclamações pelo lado cruzmaltino, mas que não tinham fundamento – pelo menos especificamente em relação ao lance.

A prepotência de um senhor chamado Gutemberg de Paula Fonseca merece um parágrafo. Após o jogo, diversos jogadores vascaínos reclamaram da postura do árbitro para com os jogadores, intimidando os atletas com declarações polêmicas. Somado isso ao fato da expulsão do Dedé, a atmosfera da partida mudou completamente. O Flamengo passou a controlar as ações.

PC Gusmão tentou recompor o time e acabou entregando o ouro para o inimigo. O zagueiro Jadson Viera substituiu Zé Roberto e não demonstrou ter qualquer tipo de entrosamento com seus colegas. O rubro-negro achou o empate com Renato Abreu, que ganhou na subida com Jadson e testou pro fundo das redes. Um empate que poderia ter se transformado em vitória do Fla nos minutos finais, que criou oportunidades em cima do recuo excessivo do adversário.

Após a justa igualdade, os dois técnicos adotaram posturas diferentes. Enquanto Luxemburgo preferiu valorizar seu retrospecto a frente do Flamengo (8 pontos conquistados em 12 disputados), PC Gusmão foi repetitivo ao reclamar da arbitragem. O fato é que a grande pretensão dos times na competição deve mesmo ser a conquista de uma vaga para a Copa Sul-Americana.

Curtinhas

- O Prudente estragou a festa preparada pelo Santos para o Rei Pelé ao derrota-lo por 3 a 2 de virada. A situação do Abelha continua péssima na lanterna e a do Peixe se complicou em relação ao título brasileiro. Keirrison e Durval fizeram 2 a 0 para o alvinegro praiano na primeira etapa, mas os interioranos chegaram a virada na segunda etapa com gols de Wesley, dois gols, e Gilmar.

- O Ceará escapou de vez da Zona da Degola com a vitória sobre o São Paulo no Castelão lotado por 2 a 0. O Tricolor se distanciou da Zona da Libertadores. Magno Alves e Diego Sacomã, ainda na primeira etapa, fizeram os gols do Vovô.

- No duelo dos desesperados, o Goiás derrotou o Avaí em Goiânia por 1 a 0, mas os dois continuam no Z-4, pior para o Azurra que trocou o lugar com o Esmeraldino. O gol da vitória goiana foi marcado por Bernardo no primeiro tempo.

Classificação

1° Fluminense e Cruzeiro – 54
3° Corinthians – 53
4° Internacional, Santos e Botafogo – 48
7° Atlético-PR e Grêmio – 47
9° São Paulo e Palmeiras – 44
11° Ceará e Vasco – 42
13° Flamengo – 38
14° Atlético-GO e Guarani – 35
16° Atlético-MG e Vitória – 34
18° Goiás – 31
19° Avaí – 30
20° Prudente – 24

Zona da Libertadores
Zona da Sul-Americana
Zona de Rebaixamento

Próximos jogos

27/10 (quarta-feira)

22h
Flamengo x Corinthians

28/10 (quinta-feira)

21h
Atlético-GO x Ceará
Fluminense x Grêmio
São Paulo x Atlético-PR

30/10 (sábado)

16h
Internacional x Santos
Vitória x Vasco

18h30
Palmeiras x Goiás
Atlético-MG x Botafogo
Prudente x Cruzeiro
Avaí x Guarani

Um comentário:

Unknown disse...

[b]Olá, tudo bem?
Peço que participe de alguns links meus, caso seje de teu gosto.[/b]

Futebol Catimbado:
http://futebolcatimbado.blogspot.com/

Blog Oficial de Loco Abreu:
http://ellocoabreu13.blogspot.com/

E se for do teu interesse, participe também de minha comunidade no orkut, é importantíssimo o apoio e visibilidade da sua pessoa.
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=107659717

Meu e-mail: cesar.renan@yahoo.com.br

Forte Abraço!