segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

A Paixão Celeste

Share |
Por Leonardo Martins


Hoje, dia 2 de janeiro, é uma data muito especial para todos os cruzeirenses, no qual me incluo. O Cruzeiro completa 90 anos de vida e de glórias para o esporte nacional, um clube respeitado por todo o mundo chega aos 90 anos com muitas conquistas. Mas, neste domingo, darei licença ao jornalista e escreverei uma crônica como torcedor.

A paixão celeste que move milhões de torcedores é a mesma que moveu seus fundadores em 1921. De Palestra Itália, seu primeiro nome, até esse nome  que carrega e que virou marca de Minas e do Brasil, muitas batalhas vencidas aconteceram, mas, também, derrotas doídas que só serviram para o crescimento do time.

Bom, esta paixão celeste que moveu o time nas conquistas memoráveis, a Taça Brasil de 66, vencendo o imbatível Santos do Rei Pelé. Esta conquista que entrou para a história do futebol brasileiro e foi o motor do futebol mineiro na década de 60 e 70. O time de 66 tinha a genialidade de um jovem camisa 10 chamado Tostão, que, posteriormente, participara do time sensacional que foi campeão mundial em 70, também tinha um genial ponta chamado Dirceu Lopes, este, injustamente, nunca recebera uma chance no escrete canarinho.

Esta paixão que moveu o time a conquista memorável da Libertadores em 76. O time havia perdido Roberto Batata, morto em um acidente durante a campanha, e ele lá de cima, guiou Joãozinho a acertar a falta que deu o gol da conquista. A América era azul.

Estas conquistas memoráveis eu, infelizmente, não vi por não ter nascido na época, mas o Cruzeiro me deu alegrias inesquecíveis. O Bi da Libertadores em 97 sofrido, o gol de Elivélton sacudiu o mundo azul no Mineirão. E quem não se lembra do gol de Geovanni aos 46 minutos do segundo tempo, gol que fez muita gente chorar com a conquista do Tri da Copa do Brasil.

Só as estrelas do uniforme azul nos deram um time estrelar, um time com operários unidos a uma grande estrela, Alex. Resultado disto, um ano inesquecível para nossa torcida em 2003, com a conquista da tríplice coroa e um futebol que encantou o Brasil e o mundo.

Obrigado por existir meu amor azul, a paixão que move uma nação aos estádios e nos enche de orgulho. Parabéns pelos 90 anos de glórias.