segunda-feira, 8 de novembro de 2010

O clássico de Tartá e as próximas 'decisões'

Share |
Por Gabriel Seixas

A relação de Muricy Ramalho com jogadores formados na base nunca foi das melhores em todos os clubes por onde passou. Em Xerém, a situação não é diferente. Talentos como Wellington Silva voltaram ao ostracismo e tantos outros continuam sem uma oportunidade sequer com o comandante. Mas como pra toda regra existe uma exceção, Tartá, que retornou de empréstimo ao Atlético-PR em julho deste ano, é uma delas.

Em seu retorno às Laranjeiras, há quatro meses, o menino de 21 anos disse que seu objetivo inicial era se reafirmar no elenco. A concorrência com Washington, Emerson, Rodriguinho, Fred e cia dificultou o processo. Apesar dos sucessivos desfalques no setor, as oportunidades eram escassas. Mas esta semana foi especial para Tartá. Além da boa atuação contra o Internacional na quarta-feira, o baixinho de 1,71m marcou o gol do clássico que deu a vitória ao Fluminense sobre o Vasco.

Sua exibição individual não foi espetacular, mas indiscutivelmente o gol lhe credenciou ao status de protagonista do clássico. O Flu entrou em campo pressionado pela vitória, já que Corinthians e Cruzeiro haviam vencido nos jogos das 17h00. Um empate faria o tricolor amargar uma queda para o 3º lugar. A motivação fez a diferença. Enfrentando um Vasco em clima de férias, o time demorou três minutos pra achar o caminho das redes.

Mas pra variar, o Fluminense recuou excessivamente e por pouco não deixou o triunfo escapar. Jogando solto, o Vasco ofereceu muito perigo. Conca não esteve em seus melhores dias. Washington esteve em seus dias, ou seja, ruins. Agora já são doze partidas consecutivas do centroavante sem marcar um único gol.

A irregularidade do time pode ser compensada com uma tabela mais ‘suave’ em relação a seus rivais na briga pelo título. O Flu recebe o Goiás na rodada que vem e encerra a competição também em casa, contra o Guarani. Seus outros dois adversários, São Paulo e Palmeiras, estão pouco motivados e praticamente jogam para cumprir tabela.

O Vasco, considerado fiel da balança na briga pelo título, deu uma forcinha para o rival. Aliás, não poderia deixar de citar o fato de um clássico carioca finalmente ter um vencedor. Neste Brasileirão, apenas dois de 12 não terminaram empatados. Mas ainda falta ao Flu um ‘quê’ de campeão. As atuações não tem sido convincentes. Esta reta final exigirá, acima de tudo, regularidade. Não só pela liderança, mas pelo calendário, a obrigação é do tricolor.

Curtinhas

- O Atlético-PR se juntou ao Grêmio na briga por uma vaga na Libertadores com a vitória em Volta Redonda sobre o Flamengo por 1 a 0. O Atlético está a dois pontos do Botafogo e o Flamengo voltou a correr risco de queda. O gol da vitória paranaense aconteceu com Paulo Baier.

- O já desmotivado Palmeiras poupou jogadores para o jogo da Sul-Americana, mesmo assim, derrotou o desesperado Guarani em Barueri por 1 a 0. O Bugre, com a derrota, entrou na zona vermelha. O gol da vitória veio com Leandro Amaro ainda na primeira etapa.

Classificação

1° Fluminense – 61
2° Corinthians e Cruzeiro – 60
4° Botafogo – 55
5° Atlético-PR e Grêmio – 53
7° Santos e Internacional – 51
9° São Paulo e Palmeiras – 50
11° Vasco – 45
12° Ceará – 44
13° Flamengo – 40
14° Vitória – 38
15° Atlético-GO – 37
16° Atlético-MG e Guarani – 36
18° Avaí – 34
19° Goiás – 31
20° Prudente – 27

Próxima rodada

Quarta-feira – 10/11

21h50
Ceará x Botafogo

Sábado – 13/11

19h30
Corinthians x Cruzeiro
Atlético-MG x Flamengo
Santos x Grêmio

Domingo – 14/11

17h
Vasco x São Paulo
Internacional x Avaì
Guarani x Vitória
Atlético-GO x Palmeiras

19h30Fluminense x Goiás
Atlético-PR x Prudente