quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Palmeiras elimina Vasco da Sul-Americana

Share |

Por Leonardo Martins


Em confronto que fechou a fase brasileira da Sul-Americana, na noite desta quarta-feira em São Paulo, o Palmeiras conseguiu reverter a vantagem vascaína e o eliminou da competição ao vencer por 3 a 0.

O técnico Vanderlei Luxemburgo mandou um misto quente a campo. A defesa toda titular, com Leo Lima e Jumar, que vêm se revezando na posição no meio-campo, e Alex Mineiro no ataque. O Vasco também veio a campo com a base da equipe principal e as duas equipes correram atrás da classificação.

A partida começou com a temperatura na casa dos 12 graus. O frio afastou o público do estádio e os jogadores tentaram dar velocidade ao jogo para não congelar na geladeira que se transformou o Palestra Itália. O Vasco chegou co perigo logo aos seis minutos, quando Leandro Amaral lançou Alan Kardec, mas Marcou deixou o gol em velocidade e evitou o gol com os pés.

Apesar de tentarem colocar velocidade na partida, a falta de criatividade ficou evidente nas duas equipes. As jogadas pelas laterais do campo também deixaram a desejar. Mesmo assim, o Vasco continuou mais aceso no setor ofensivo. Aos 23, Madson invadiu a área em velocidade, tentou driblar Marcos, que acabou fazendo boa defesa e impedindo novamente o gol.

Na primeira real chance de gol do Palmeiras, Thiago Cunha fez um golaço! Aos 32 minutos, Maicosuel fez um lançamento milimétrico, com muita categoria, para o atacante, que, de primeira, em um voleio brilhante, de canhota, balançou a rede do Vasco com uma jogada maravilhosa: 1 a 0.

O Vasco ainda assustou Marcos, com um chute forte de Leandro Amaral, de fora da área, aos 34. Mas o goleiro palmeirense espalmou a bola para escanteio. O Verdão deu o troco aos 44, quando Elder Granja, após Alex Mineiro desviar de cabeça, chutou a bola para fora. E o resultado dava a vaga ao Vasco ainda no intervalo

Com Kléber no lugar de Alex Mineiro, o Palmeiras voltou ao segundo tempo com mais velocidade no segundo tempo. Mas foi o Vasco que quase empatou o jogo, aos seis minutos, quando Madson cruzou, Leandro Amaral cabeceou, e Marcos fez uma defesa sensacional.

Quem não faz, toma. O ditado foi seguido à risca. Aos 11, Kléber foi lançado e empurrou Marquinho, que desabou no gramado. O juiz não marcou falta, Kléber cruzou fraco e rasteiro. O goleiro Roberto tentou encaixar, falhou, a bola tocou em seu joelho, e sobrou para Denílson, livre de marcação, apenas empurrar para o fundo da rede: 2 a 0. Era o que a equipe da casa precisava para classificar a próxima fase.

Mas, se teve um gol irregular marcado a seu favor, o Palmeiras também foi prejudicado pela arbitragem. Aos 17, após cruzamento de Elder Granja, Thiago Cunha foi derrubado por Eduardo Luiz. Pênalti claro, que Carlos Eugênio Simon não marcou nada.
Na base do tudo ou nada, Tita mandou a campo Rodrigo Antônio e Edmundo, nas vagas de Mateus e Alex Teixeira, respectivamente. Tudo para buscar o gol da classificação. O jogo ficou aberto, com chances de gols para os dois lados. Porém, o Verdão matou o jogo aos 38, quando Thiago Cunha, oportunista, encheu o pé, dentro da área, e estufou a rede vascaína para fazer o terceiro gol.

O Verdão enfrenta na próxima fase da competição, o desconhecido Sport Acash do Peru. Mas antes, o confronto de ontem se repete no domingo válido pelo Campeonato Brasileiro, também no Palestra Itália.

Paraolimpíadas termina com saldo altamente positivo

Share |

Por Leonardo Martins


Para muita gente que não está atenta com o noticiário esportivo, aviso que hoje terminou as Paraolimpíadas de Pequim. Foram 10 dias de muita superação e vitórias destes guerreiros. Ao contrário das Olimpíadas que foram uma decepção para o Brasil, nas Paraolimpíadas nosso esporte brilhou e conquistou um número recorde de medalhas.

O maior destaque brasileiro em Pequim foi o nadador Daniel Dias. Daniel ofuscou o herói de 2004, Clodoaldo Silva, que teve que mudar de categoria poucos dias antes dos jogos. Esta manobra de outros países contra Clodoaldo o prejudicou nos resultados na China, o tubarão, como é conhecido o nadador, trouxe apenas 2 medalhas em revezamentos e nenhuma dourada. Mas voltemos a Daniel, o nadador deu show no Cubo D’água e conquistou 9 medalhas em 9 provas disputadas, sendo 4 ouros e 3 recordes mundiais.

Outro que brilhou na natação foi André Brasil, da categoria S10. André, assim como Daniel conquistou 4 medalhas de ouro. Só os dois nadadores conquistaram metade das medalhas de ouro que conquistou o Brasil nos Jogos, 8 dos 16. A natação feminina foi ao pódio pela primeira vez nas Para.

No atletismo, tivemos com destaque Lucas Prado, da categoria T11 para deficientes visuais, ele faturou 3 ouros nos 100, 200 e 400m rasos. Terezinha Guilhermina faturou 3 medalhas, uma de cada cor. O Brasil conseguiu ótimos resultados em outras provas do atletismo com várias medalhas.

Antonio Tenório do judô virou uma lenda dos Jogos ao conquistar sua quarta medalha na história paraolimpica. Tivemos outras medalhas na Bocha, no tênis de mesa, no remo. O futebol de 5 para deficientes visuais conquistou o bicampeonato ao derrotar os donos da casa. O Brasil conquistou 46 medalhas e 16 de ouro, um novo recorde de medalhas em uma edição de Jogos Paraolímpicos

Assim como nas Olimpíadas, a China liderou o quadro de medalha das Paraolimpíadas com 89 de ouro e 211 no total.


Esperamos que este resultado em Pequim traga mais investimentos para o esporte paraolímpico.