sábado, 14 de agosto de 2010

Galo finalmente convence

Share |

Por Leonardo Martins


Na abertura da 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Atlético-MG recebeu o Guarani em Ipatinga querendo se recuperar dentro da competição. A vitória por 3 a 1 finalmente deu esperanças a torcida de recuperação, mas a zona de rebaixamento continua sendo uma realidade.

Para a partida, Luxemburgo escalou o Atlético no ataque com Neto Berola e Diego Tardelli. O Atlético-MG começou estudando o Guarani, que saía mais para o jogo. Porém, aos poucos o Galo começou a dar trabalho para o goleiro Douglas, principalmente com Diego Souza. Aos nove minutos, o camisa 1 alvinegro chutou forte, da entrada da área, e a bola caprichosamente bateu na trave. O ataque do Galo funcionava bem, com boas tabelas entre Diego Souza e Neto Berola.

Mas o Guarani respondeu à altura. O time paulista adiantou um pouco a marcação e complicou bastante a saída de bola alvinegra. Os três zagueiros - Werley, Lima e Cáceres - tinham problemas para ajudar o meio-campo a armar os contra-ataques.

Assim, sempre com Mazola, o Guarani tentava o gol. Em uma saída errada de João Pedro, o atacante chutou forte, mas para fora, assustando Fábio Costa. O Bugre chegou a acertar uma bola na trave do Galo, mas o auxiliar já havia marcado posição de impedimento.

Outro que incomodava bastante era Ricardo Xavier. O atacante bugrino chutou com perigo em duas oportunidades, quase surpreendendo o goleiro atleticano. O resultado parcial de empate fez justiça às duas equipes.

O segundo tempo foi completamente diferente. O Galo voltou mais ligado, com Rafael Jataí no lugar de João Pedro, que não vinha bem. E quase abriu o placar logo de cara, com Diego Tardelli, que pegou de voleio um belo cruzamento de Neto Berola. Douglas fez defesa espetacular ao espalmar para a linha de fundo.

Mas aos 20 minutos o torcedor soltou o grito de gol da garganta. Após vários jogos sem marcar, Tardelli, impedido, recebeu belo passe do estreante Rafael Cruz e chutou por baixo do goleiro Douglas. Logo depois, aos 25, Tardelli fez o segundo. Ricardinho pegou a defesa bugrina de surpresa na cobrança rápida de falta. O meia lançou na área para o atacante, que, novamente em posição irregular, driblou o marcador e tocou na saída do goleiro para ampliar.

Os jogadores do Guarani se irritaram bastante com a arbitragem, que validou os dois gols. Os bugrinos reclamaram com veemência, e o zagueiro Fabão foi expulso. A partir daí, o Guarani se tornou uma presa fácil. Tanto que Obina, mesmo fora de ritmo de jogo, marcou o seu. Aos 32, Diego Souza cruzou na cabeça do atacante, que só escorou para fazer o terceiro. O Bugre ainda fez o gol de honra, aos 48, com Mazola, que recebeu bola em profundidade e tocou na saída de Fábio Costa.

E o Galo finalmente convenceu a torcida com uma boa atuação, mas o sinal vermelho continua ligado no time mineiro, já que o time continua no Z-4.