sábado, 24 de maio de 2008

Fla vence o Inter de virada

Share |

Por Leonardo Martins


Na noite deste sábado, no Maracanã, Flamengo e Internacional fizeram partida que abriu a 3ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Fla venceu os gaúchos por 2 a 1, de virada, e dorme na liderança do Campeonato.

O jogo começou com amplo domínio da equipe gaúcha, seu ataque encontrava muitos espaços para ir a frente. Nilmar infernizava a defesa carioca com sua velocidade e foi ele que criou as duas primeiras chances na partida. Aos 8, em uma linda bicicleta que passou ao lado do gol e aos 11 em um chute por cima. O Inter amadurecia o seu gol, mas a pontaria não estava boa. Fernandão exigiu boa defesa de Bruno aos 20. Só depois que o Flamengo foi ao ataque. Léo Moura e Diego Tardelli assustaram a zaga gaúcha. Mas o Colorado continuara melhor em campo e Nilmar infernizava a zaga. Logo o atacante faria o gol dos gaúchos. Aos 33, ele recebe ótimo passe de Alex e toca na saída de Bruno para abrir o placar. O gol irritou a torcida flamenguista que pedia raça e vaiou a equipe no fim da etapa.

Parece que as vaias acordaram o time flamenguista, pois voltou com tudo para a segunda etapa e em 10 minutos já tinha conseguido a virada. Aos 5, saiu o 1º gol. Juan cobrou falta para área e Fábio Luciano desviou para a defesa espetacular de Renan, Marcinho aproveitou o rebote do goleiro para empatar a partida. Cinco minutos mais tarde, Diego Tardelli recebeu livre na área e foi derrubado por Renan, mas a bola sobrou limpa para Souza virar o jogo.

O Flamengo seguiu melhor, atuando nos contra-ataques. Já o Internacional iniciou a sua busca pelo empate, mas sem o mesmo ímpeto da etapa inicial. O técnico Abel Braga ainda colocou Andrezinho para tentar melhorar o meio-campo. Aos 21, Souza sentiu um problema no tendão de aquiles e deixou o campo para a entrada de Obina, o xodó da torcida. O Inter subiu de produção nos minutos finais, e Nilmar voltou a fazer um carnaval na defesa do Flamengo. Aos 25, o atacante colorado entrou na área, driblou Bruno e, já dentro da pequena área, chutou fraco para o gol. Em cima da linha, Leonardo Moura, de carrinho, salvou o Rubro-Negro de forma milagrosa. A partir desse lance, ora o Rubro-Negro tentava o contra-ataque, ora o Colorado assustava em uma tabela na entrada da área. No fim, vitória do Fla em seu primeiro jogo com público no Brasileirão.

O Flamengo termina o Sábado na liderança do Campeonato com 7 pontos, mas pode ser ultrapassado pelo Cruzeiro, que joga neste domingo. Os flamenguistas voltam a campo na próxima semana quando faz o clássico contra o Fluminense. Já o Inter continua com 3 pontos e na próxima semana recebe o Sport em Porto Alegre.

Santos vence mas não leva

Share |
Por Leonardo Martins

Na noite da última quinta-feira, o Santos recebeu o América-MEX na Vila Belmiro em jogo que fechou a fase de quartas de final da Libertadores. Os santistas precisavam de fazer 3 gols para chegarem a semifinal, mas só conseguiram um, dando adeus a competição sul-americana.

O Santos fez o que tinha de fazer. Foi para cima do América desde o primeiro minuto de jogo. Com Cabañas bem vigiado pela dupla Fabão e Marcelo, o Peixe se lançou ao ataque e foi criando chances. Aos 10, Molina mandou uma bomba de esquerda. O goleiro Ochoa defendeu, e a bola sobrou para Rodrigo Souto, que bateu cruzado. Kléber Pereira tentou desviar, mas chegou tarde. O América, com dez jogadores atrás e apenas Cabañas à frente, apenas se segurava e tentava sair em um contra-ataque. A única chance do time mexicano no primeiro tempo ocorreu aos 12 minutos, quando Argüello arrancou pela direita e cruzou para Esqueda emendar de primeira. A bola passou por cima, assustando Fábio Costa. O lance de perigo, porém, não diminuiu o ímpeto dos santistas. O bombardeio era incessante. Aos 21, Kléber lançou Kléber Pereira, que dominou e chutou de direita. Ochoa espalmou. Na sobra, Rodrigo Souto mandou outro petardo, e o goleiro mexicano defendeu novamente. A bola vinha de todo o lado, e Ochoa ia se segurando como podia. Algumas vezes, o time santista confundia rapidez com pressa e se atrapalhava nos passes. Corria mais que a bola. Ainda assim, era dono do jogo. Aos 33, Molina avançou sozinho pela direita, cortou para a canhota e chutou firme, mas o camisa 1, bem colocado, encaixou. Apesar de criar muito, insistir, correr, mostrar muita garra, o Peixe não saiu do zero. Intervalo de jogo, a vaga era do América.

O Peixe voltou para o segundo tempo ainda mais ofensivo. O técnico Emerson Leão sacou Wesley e colocou o argentino Trípodi. Wesley ainda ajudava na meia. Já Trípodi entrou para ficar bem mais à frente. A pressão tornou-se ainda mais intensa que no primeiro tempo. Aos 8, Kléber Pereira recebeu livre, dentro da área, mas demorou para chutar e acabou levando um esbarrão de Sebá. Os santistas pediram pênalti, mas o árbitro mandou seguir. Aos 9, Kléber Pereira, novamente recebeu pela esquerda, driblou o goleiro mas, sem ângulo, chutou para fora. À medida que o tempo ia passando e o gol não saía, os santistas iram ficando bastante nervosos. Tanto dentro de campo quanto nas arquibancadas. A torcida começou a pressionar os jogadores, que em vez de tentarem entrar com a bola pelo chão insistiam em balões para dentro da área. Aos 16, Leão resolveu então mandar o time com tudo para o ataque. Tirou Betão e colocou o equatoriano Michael "Jackson" Quiñonez para jogar aberto pela direita. Em seu primeiro lance, o xará do astro americano fez jogada de ponta, driblou o marcador e cruzou de canhota na cabeça de Kléber Pereira, que encobriu o goleiro com um toque certeiro. Explosão na Vila Belmiro.
Em busca do segundo gol, que levaria a decisão para os pênaltis, o Alvinegro intensificou a pressão. Cabañas, sem conseguir receber a bola em condições, tentou tirar os santistas do sério. Catimbeiro, o paraguaio provocou, tentou parar o jogo, fez cera e acabou levando um cartão amarelo aos 26 minutos. Aos 37, Kléber e Trípodi fizeram uma boa jogada, o argentino tocou para o lateral, que lançou Kleber Pereira na entrada da área. O atacante, mesmo livre, chutou mal e perdeu boa chance. Dois minutos depois, Molina mandou uma bomba de longe com a perna esquerda, a bola passou rente ao travessão. Ochoa só olhou. Até o apito final, os santistas sufocaram os adversários, mas não conseguiram balançar a rede adversária novamente.

O América faz a semifinal contra a LDU que eliminou o San Lorenzo da Argentina nos pênaltis (5 a 3)