terça-feira, 15 de julho de 2014

A Copa da Minha vida

Share |


A Copa de 2014 já faz parte da história e da lembrança de todos que viveram estes dias de intensidade monstra que fizeram parte do Brasil. Por ser um evento no país do futebol, a Copa 2014 já poderia ser considerada muito especial, mas foi melhor ainda por tudo que aconteceu, ao ponto de se chegar e dizer que foi a Copa das Copas. No meu caso, um apaixonado por futebol e por esportes, ter um evento dessa magnitude na minha cidade e ir em cinco jogos, foi uma experiência inesquecível e muito gratificante. Esta Copa foi a Copa da minha vida.

Para os críticos de antes do mundial que disseram mil e uma coisas que aconteceriam, caos nos aeroportos, manifestações, confusões nas cidades, eles tiveram que se render pois não teve nada disso. Claro que teve alguns episódios como as invasões de argentinos e chilenos no Maracanã, roubos de ingressos, mas foram só episódios isolados que não atrapalharam o andamento dos torcedores e dos jogos. O Brasil surpreendeu o mundo na organização do evento.

O Brasil foi surpreendido também pelos visitantes, simpáticos e atenciosos, o país soube acolher muito bem os visitantes, muitos deles se sentiram em casa com a alegria do brasileiro. A troca cultural é um dos grandes aprendizados que o país ganha ao receber uma Copa e foi o mais legal de ir nos jogos, todos os povos que o Mineirão e BH recebeu, foram bem gentis e conversaram com  o pessoal daqui.

Dentro de campo, a Copa nos reservou momentos inesquecíveis e que virarão páginas de livros das Copas. As goleadas da Holanda sobre a Espanha (5 a 1) e da Alemanha sobre Portugal (4 a 0) na Bahia. A mordida do uruguaio Suarez em Chiellini e a suspensão forte dada ao mordedor. Novos ídolos do futebol mundial surgiram como o colombiano James Rodriguez, artilheiro do Mundial com seis gols, e o brasileiro David Luiz, o único que se salvou do vexame brasileiro. A comoção mundial por conta da contusão de Neymar.

Claro que o dia 8 de julho de 2014 para sempre será marcado e acabou manchando a Copa para nós brasileiros. A humilhação causada pela Alemanha ao enfiar 7 a 1 no Brasil em pleno Mineirão, foi doída, difícil de engolir, mas serviu para colocar o país numa realidade muito longe da divulgada pela imprensa.

A Copa da minha vida foi a primeira oportunidade minha de ir a um evento mundial desta magnitude. A troca de experiências com outras culturas nos jogos em que fui, colombianos, belgas, argelinos, costarriquenhos, iranianos, brasileiros de outros estados, foi uma experiência fantástica. Vi e vivi momentos inesquecíveis durante os cinco jogos que eu compareci. A invasão colombiana e o mar amarelo no jogo contra a Grécia, o sufoco belga no jogo contra a Argélia, a torcida argentina apreensiva no jogo contra o Irã, a comitiva do príncipe Harry passando na minha frente.  Ver um jogo da Seleção em uma Copa do Mundo no estádio já é por si só emocionante, mas o jogo contra o Chile foi fantástico. Os pênaltis defendidos por Júlio César, a frieza de Neymar, enfim, muitas emoções.

Obrigado Copa, obrigado futebol por ter me feito realizar o sonho de ver jogadores que são ídolos ao vivo no estádio. Vi James Rodriguez, vi Hazard, Lukaku, Alexis Sanchez, Lampard, Rooney, Thiago Silva, Di Maria. E, principalmente, o maior jogador que vi jogar, Lionel Messi, eu não vi Pelé e Maradona, mas vi os feitos do argentino, e vê-lo jogar in loco e com gol foi algo que guardarei para sempre em minha memória.

A Copa acabou, mas o futebol não para e no Esporte é Vida, você terá cobertura do futebol brasileiro.

Seleção da Copa por Leonardo Martins

Goleiro: Manuel Neuer (Alemanha)

Lateral-direito: Phillip Lahm (Alemanha)
Zagueiros: David Luiz (Brasil) e Matt Hummels (Alemanha)
Lateral-esquerdo: Danny Blind (Holanda)

Volante: Javier Mascherano (Argentina)
Meias: Toni Kroos (Alemanha) e James Rodriguez (Colômbia)

Atacantes: Arjen Robben (Holanda), Lionel Messi (Argentina) e Thomas Muller (Alemanha)

Técnico: José Pekerman (Colômbia)