terça-feira, 1 de julho de 2014

Último dia das oitavas

Share |


A Copa das Copas, a Copa de 2014 apresentou mais um dia digno da melhor Copa dos últimos tempos. Nos dois últimos confrontos das oitavas-de-final, mais duas partidas emocionantes que definiram o último confronto das quartas. Um resumo.

Argentina 1x0 Suíça

Mais uma invasão argentina na Copa, desta vez, na Arena Corinthians em São Paulo e a torcida hermana foi fundamental no jogo dificílimo diante dos suíços. Resultado, jogo que foi para a prorrogação e vitória albiceleste por 1 a 0, graças ao talento de Di Maria e Messi.

A Argentina repetiu o futebol burocrático da primeira fase no primeiro tempo e a Suíça foi melhor chegando com mais perigo ao gol de Romero, porém, pecando nas finalizações. Messi e Di Maria eram bem marcados e pouco produziam no campo.

O jogo argentino começou a fluir na segunda etapa, especialmente, pela esquerda com as subidas do lateral Rojo. Di Maria era o que levava mais perigo pela direita. Messi continuava apagado, mas quando surgia era o suficiente para levar mais perigo. A Suíça segurava o jogo querendo levar para o tempo extra e contava com a excelente partida do goleiro Benaglio para conseguir parar os sul-americanos. O jogo foi mesmo para a prorrogação.

Nos trinta minutos extras, a Argentina, empurrada pela torcida, continuou melhor e esbarrando em seus próprios erros e no goleiro suíço, que continuava a garantir o empate sem gols. Em uma das poucas vezes que o capitão Messi teve liberdade, o 10 hermano deu ótimo passe para Di Maria, enfim, vencer Benaglio e explodir a torcida argentina no Itaquerão. A Suíça ainda teve chance de empatar com Dzemali que parou na trave, mas a vaga ficou mesmo com os argentinos.

Bélgica 2x1 Estados Unidos


Na Arena dos Gols, a Fonte Nova, o adversário argentino saiu em mais um jogaço protagonizado por belgas e norte-americanos. Depois de um 0 a 0 bom de se ver no tempo normal, os gols saíram no tempo extra e a Bélgica venceu por 2 a 1, voltando após 28 anos as quartas.

Mais técnicos, os belgas dominaram as ações desde o primeiro minuto e as chances saíram aos montes. Porém, os americanos conseguiram igualar a partida na força física e, também, criaram boas chances no primeiro tempo.

No segundo tempo, o bombardeio belga foi mais evidente, Origi, Mirallas, Mertens, De Bruyne, Witsel e Fellaini, todos estes pararam no experiente Tim Howard, que garantira o placar sem gols e mais uma prorrogação no Mundial.  Os EUA sentiram o desgaste das viagens na Copa e se superaram para conseguir segurar o ímpeto dos europeus.

Na quinta prorrogação da fase de oitavas, Marc Wilmots, treinador belga, colocou gás novo ao ataque. Colocou Lukaku no lugar de Origi e o atacante do Everton foi fundamental para a vitória e a vaga. No inicio do tempo extra, o camisa 9 deu ótima arrancada e tocou para De Bruyne, enfim, balançar as redes para o alívio da Bélgica. Ainda no primeiro tempo da prorrogação, Lukaku, que havia saído do time no terceiro jogo por deficiência técnica, fez o segundo em  um chute forte de esquerda.

Jogo resolvido? Não, pois a Seleção Americana encontrou forças para diminuir com Green e tornar a partida dramática com a busca do empate milagreiro. Mas os belgas ficaram com a vitória e a vaga nas quartas-de-final da Copa

Quartas-de-final

04/07 (sexta) – 13h – Rio de Janeiro (Maracanã) – Alemanha x França
04/07 (sexta) – 17h – Fortaleza (Castelão) – Brasil x Colômbia
05/07 (sábado) – 13h – Brasília (Nacional Mané Garrincha) – Argentina x Bélgica
05/07 (sábado) – 17h – Salvador (Fonte Nova) – Holanda x Costa Rica

Com sustos, França vence Nigéria e avança na Copa do Mundo

Share |


Por Gabriel Seixas

A França teve dificuldades, mas venceu a Nigéria por 2 a 1 e está nas quartas de final da Copa do Mundo. Após um primeiro tempo pouco inspirado, os Bleus cresceram na metade final do segundo tempo e marcaram com Pogba e Yobo (contra). O adversário dos franceses nas quartas será a Alemanha.

Com dois atacantes de ofício - Giroud e Benzema -, a França não conseguiu se encontrar no primeiro tempo. A Nigéria, com três jogadores de velocidade no meio - Musa, Moses e Odemwingie -, confundia a marcação francesa e até chegou a abrir o placar com Emenike. No entanto, o gol foi corretamente anulado por impedimento.

Principal protagonista da França, Benzema não conseguiu se encontrar na etapa inicial. Para piorar, Giroud tinha uma atuação ainda pior. Na melhor chance de gol dos franceses no primeiro tempo, Pogba tabelou com Valbuena e acertou um lindo chute sem pulo dentro da área. Enyeama evitou o primeiro gol do jogo com uma bela defesa.

Na volta para o segundo tempo, um lance polêmico: Matuidi acertou uma entrada violenta em Onazi e recebeu cartão amarelo. O volante nigeriano, por sua vez, precisou ser substituído por conta da lesão. A Nigéria pediu cartão vermelho para o jogador francês, mas o árbitro foi benevolente.

A França só conseguiu se encontrar na partida com a entrada de Griezmann na vaga de Giroud. Com dois jogadores de velocidade pelas pontas - Griezmann e Valbuena - e Benzema com liberdade no meio para se movimentar, o time francês bombardeou o goleiro Enyeama, que segurou a Nigéria como pôde. Na primeira grande chance dos franceses, Benzema tabelou com Griezmann e chutou para grande defesa de Enyeama. Na rebatida, a bola bateu nos pés do atacante francês e morreria no gol, mas Moses salvou em cima da linha.

Minutos depois, Benzema recebeu na ponta direita e bateu cruzado. Ambrose evitou o gol, e na sobra, Cabaye acertou um petardo no travessão. Aos 33 minutos, Valbuena cobrou falta e Benzema cabeceou no ângulo. Enyeama, em tarde inspirada, se esticou todo para fazer uma defesa espetacular.

Mas a grande atuação do goleiro nigeriano desmoronou no lance seguinte. Valbuena cobrou escanteio e Enyeama saiu mal do gol. A bola sobrou limpa para Pogba, que completou para as redes e abriu o placar.

A pressão francesa continuou. Aos 38 minutos, Griezmann foi lançado na esquerda, invadiu a área e acertou uma bomba de perna esquerda, mas Enyeama fez grande defesa e se recuperou da falha no gol. A França, entretanto, matou o jogo nos acréscimos. Após cruzamento da direita de Valbuena, Yobo dividiu com Griezmann e acabou desviando contra a própria meta: 2 a 0 França.

Após avançar de fase com sustos, a França encara a Alemanha nas quartas de final. O jogo acontece na próxima sexta-feira, às 13h, no Maracanã. O vencedor deste duelo enfrenta Brasil ou Colômbia na semifinal.