quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Liga Europa – 5ª e penúltima rodada

Share |

Por Gabriel Seixas

A penúltima rodada da Liga Europa foi realizada neste meio de semana, com uma novidade: os jogos foram divididos na quarta e na quinta-feira, mesmo porque não houve realização da Champions League nessa semana. Ao todo, são 15 equipes já classificadas para a próxima fase. Confira um resumo de todos os jogos da rodada, que promete muita emoção para a rodada decisiva, que decretará os classificados de todos os grupos para a próxima fase (que ainda terá oito times da Champions League, mais precisamente os que terminarem em 3º em cada um dos grupos).

Grupo A

Favorito ao 1º posto do grupo, o Ajax confirmou sua classificação ao vencer o FC Timisoara por 2 a 1, fora de casa. Goga, logo aos 2 minutos de jogo, colocou os romenos na frente. A zebra durou seis minutos, até o artilheiro Luis Suárez empatar. Pantelic, no início da etapa final, virou o jogo. E o placar só não foi maior porque Luis Suárez perdeu dois pênaltis, que resultou nas expulsões de Éder Bonfim e Pantilimon pelo Timisoara.

No outro jogo, o Dinamo Zagreb derrotou o Anderlecht por 1 a 0 e deixou a briga pela 2ª vaga indefinida. Os belgas do Anderlecht, que lideravam com 8 pontos, precisavam apenas de um empate contra o Zagreb, que somava apenas 3 até então. Mas Slepicka, aos 12 do segundo tempo, fez o gol da vitória dos croatas, que mantém o time vivo até a última rodada.

Classificação:

1º Ajax - 11

2º Anderlecht - 8

3º Dinamo Zagreb - 6

4º FC Timisoara – 2

Grupo B

O “grupo da morte” da Liga Europa promete muita emoção até a última rodada. Nenhuma equipe conseguiu a tão sonhada classificação antecipada. Apenas 3 continuam na disputa (Valencia, Lille e Genoa), já que o Slavia Praga foi eliminado ao empatar com o Genoa em 0 a 0, em casa. Amélia, goleiro do Genoa, foi o destaque do jogo, fazendo defesas importantes.

No outro jogo, o Valencia roubou a liderança do Lille ao vencer os franceses por 3 a 1, jogando no Mestalla. Joaquín, com dois gols no primeiro tempo, deixou os valencianistas com uma boa vantagem. Juan Mata, no segundo tempo, ampliou o placar. O Lille só encontrou forças para reagir no último minuto, com Chedjou.

Classificação:

1º Valencia - 9

2º Genoa - 7

3º Lille - 7

4º Slavia Praga – 3

Grupo C

Hamburgo e Hapoel Tel-Aviv são os classificados do Grupo C. O Hamburgo garantiu a classificação ao vencer o Rapid Viena, em casa, por 2 a 0. Jansen, aproveitando falha da zaga, e o artilheiro Marcus Berg fizeram os gols da vitória que colocaram o time alemão na liderança do grupo.

O ex-líder, Hapoel Tel-Aviv, perdeu para o Celtic por 2 a 0, mas ainda assim conquistou a vaga (os escoceses chegaram a 5 pontos, enquanto os israelenses somam 9, faltando uma rodada para o final). Samaras e Robson, este cobrando falta, fizeram os gols da vitória, que no final das contas, não valeram nada para o Celtic. Apenas para o time conquistar seu primeiro triunfo em 5 jogos, deixando a campanha menos decepcionante.

Classificação:

1º Hamburgo - 10

2º Hapoel Tel-Aviv - 9

3º Celtic - 5

4º Rapid Viena – 4

Grupo D

Já classificado, o Sporting precisou de um empate em casa para confirmar, definitivamente, a liderança do Grupo D. O time recebeu o Heerenveen e empatou em 1 a 1. Os holandeses marcaram primeiro, com Assaidi, mas Grimi deixou tudo igual para os donos da casa, que foram a 11 pontos. O Heerenveen segue na luta pela segunda vaga.

Quem conseguiu uma importante vitória foi o Hertha Berlim, que bateu o Ventspils por 1 a 0, fora de casa, e espantou de vez a má fase que assombra o time na temporada. O gol foi marcado através do brasileiro Raffael, aos 12 minutos, que veio a ser expulso faltando três minutos para o fim do jogo, sem comprometer a vitória. O Hertha agora assumiu a 2ª posição, e tornou-se favorito para avançar de fase.

Classificação:

1º Sporting - 11

2º Hertha Berlim - 7

3º Heerenveen - 5

4º Ventspils - 3

Grupo E

Tudo indefinido no Grupo E. A Roma venceu o Basel, em casa por 2 a 1, e roubou a liderança dos suíços, que começaram na frente, com o capitão Huggel. A Roma empatou com o craque Totti, cobrando pênalti na etapa inicial. Vucinic, no segundo tempo, virou o jogo, e deixou o time italiano com 10 pontos. A vitória permitiu a Roma comemorar a vaga para a próxima fase, já que Basel e Fulham se enfrentam na última rodada.

Outro que segue na briga é o Fulham, que manteve suas esperanças de classificação ao vencer o CSKA Sofia pelo placar mínimo. O capitão Murphy perdeu um pênalti aos 9 minutos de jogo, porém, seis minutos depois, o húngaro Gera marcou o gol decisivo, que deixa o time inglês em 3º lugar, com oito pontos.

Classificação:

1º Roma - 10

2º Basel - 9

3º Fulham - 8

4º CSKA Sofia – 1

Grupo F

Precisando apenas de um empate para se classificar, o Panathinaikos foi derrotado pelo líder Galatasaray, fora de casa, por 1 a 0. Por sua vez, os turcos já estão antecipadamente classificados. O time da casa impôs um ritmo mais forte e fez seu gol no segundo tempo, através de Sarp.

A briga pela segunda vaga ganhou a concorrência do Dinamo Bucareste, que continua com chances (ainda que remotas) depois da vitória por 2 a 1 sobre o Sturm Graz. Sonnleitner marcou primeiro para o Graz, mas no segundo tempo, Marius Niculae marcou dois gols e virou para os romenos, que tiveram de segurar a partida no campo defensivo depois da expulsão de Rus. O Sturm Graz está eliminado, em último com apenas 1 ponto. Para se classificar, o Dinamo precisa vencer o Panathinaikos, concorrente direto, fora de casa. O empate classifica os gregos.

Classificação:

1º Galatasaray - 13

2º Panathinaikos - 9

3º Dinamo Bucareste - 6

4º Sturm Graz - 1

Grupo G

Tudo definido no Grupo G, com uma rodada de antecedência. O surpreendente Salzburg mostrou que não veio a passeio para disputar a competição. Sem se intimidar num grupo com forças como Lazio e Villarreal, os austríacos foram amplamente superiores, e até aqui, em 5 partidas, continuam com 100% de aproveitamento. A vitória sobre a Lazio foi a 5ª em 5 jogos, que dá o direito do Salzburg comemorar não só a classificação antecipada, como a liderança isolada do grupo, sem poder mais ser alcançado. Afolabi e Tchoyi (este último autor de um belo gol) marcaram os gols de mais um triunfo dos austríacos, enquanto Foggia descontou para a eliminada Lazio.

Quem carimbou a segunda vaga do grupo foi o Villarreal, que venceu o “fiel da balança” Levski por 2 a 0, somando assim 9 pontos, contra 6 da Lazio. E como o Submarino Amarelo leva vantagem no confronto direto, também pode comemorar a classificação. Rossi abriu o placar no primeiro tempo, num bonito gol. A cinco minutos do fim, o brasileiro Marcos Senna completou a festa.

Classificação:

1º Salzburg - 15

2º Villarreal - 9

3º Lazio - 6

4º Levski - 0

Grupo H

No duelo das principais forças do Grupo H, o Twente, que lidera o Campeonato Holandês, recebeu o Fenerbahçe e sofreu uma amarga derrota por 1 a 0. Os turcos não só garantiram a classificação, como também a liderança do grupo, sem poder ser alcançado. O zagueiro Lugano marcou o gol do triunfo, no segundo tempo, aproveitando cobrança de escanteio.

Sheriff e Steaua jogaram na Moldávia, e empataram em 1 a 1. O Sheriff marcou primeiro com Diedhiou, aos 38 minutos do segundo tempo. A vitória parecia bem encaminhada, até que Toja, aos 42, empatou o jogo. Mas o empate não foi suficiente para manter o Steaua na briga por uma das vagas para a próxima fase. O Sheriff ainda tem chances remotas, mas tem que tirar a diferença de 2 pontos para o vice-líder Twente. Precisa vencer o Fenerbahçe, fora de casa, e torcer para que o eliminado Steaua vença o Twente.

Classificação:

1º Fenerbahçe - 12

2º Twente - 7

3º Sheriff - 5

4º Steaua - 3

Grupo I

No Grupo I, Benfica e Everton já estão classificados. Os portugueses ainda tem a liderança do grupo para comemorar, já que não tem chances de perdê-la até o fim desta fase. O Benfica derrotou o BATE Borisov por 2 a 1, fora de casa. Saviola e Fábio Coentrão abriram 2 a 0 para os encarnados, que engataram um início de 2º tempo avassalador. E nem o gol de Miguel Vítor, contra, fez o BATE ressurgir na partida.

No outro jogo, o Everton carimbou a classificação ao bater o AEK, também fora de casa, por 1 a 0. O gol da partida foi marcado pelo russo Bilyaletdinov, nos primeiros minutos.

Classificação:

1º Benfica - 12

2º Everton - 9

3º BATE Borisov - 4

4º AEK – 4

Grupo J

Líder isolado do grupo, o Shakhtar recebeu o Club Brugge e não saiu de um empate em 0 a 0. Mesmo pressionando durante boa parte do jogo, os ucranianos não conseguiram furar a retranca do Brugge. No fim das contas, o resultado não foi nada desastroso, mesmo porque o time já garantiu a liderança do grupo. O Brugge também está com a classificação encaminhada, precisando apenas de um empate contra o Toulouse, em casa, na próxima rodada.

O mesmo Toulouse que hoje venceu o lanterna Partizan, por 1 a 0, e manteve suas chances de classificação. Sofrendo com as diversas ausências, seja por contusão ou por opção do técnico (que deixou alguns titulares, inclusive o artilheiro Gignac no banco de reservas), o time jogou melhor, e marcou no segundo tempo com Braaten. Para se classificar, o Toulouse precisa da vitória contra o Brugge na última rodada. Caso contrário, está eliminado.

Classificação:

1º Shakhtar Donetsk - 13

2º Club Brugge - 8

3º Toulouse - 7

4º Partizan – 0

Grupo K

O PSV garantiu a liderança do grupo ao vencer o Sparta Praga, em casa por 1 a 0. Os holandeses marcaram nos acréscimos com o brasileiro Jonathan Reis, que pelo menos na Liga Europa, é o principal jogador e artilheiro da equipe.

Quem também venceu foi o Kobenhavn, que diante de sua torcida, bateu o lanterna e eliminado CFR Cluj por 2 a 0. Vingaard e N’Doye, todos no primeiro tempo, fizeram os gols da vitória dinamarquesa. Sparta Praga e Kobenhavn decidem a vaga na última rodada, num confronto direto em Praga, na República Tcheca.

Classificação:

1º PSV Eindhoven - 11

2º Kobenhavn - 7

3º Sparta Praga - 7

4º CFR Cluj – 3

Grupo L

Outro grupo que já está decidido é este. Werder Bremen e Athletic Bilbao são os donos das duas vagas para a próxima fase da Liga Europa. O Bilbao se garantiu na próxima fase ao derrotar o Austria Viena, fora de casa, por 3 a 0. Bastava um empate, mas os bascos foram além disso: Llorente e o jovem Dominguez abriram 2 a 0 para o Bilbao, quando a torcida austríaca resolveu invadir o campo, em forma de protesto contra a apatia do time. Não adiantou nada: quando o jogo foi reiniciado, os espanhóis ainda aumentaram o placar, novamente com o artilheiro Llorente.

O líder Werder Bremen também goleou: atropelou o Nacional por 4 a 1. Mesmo jogando sem alguns titulares, os alemães abriram 2 a 0 ainda no primeiro tempo, com dois gols do sueco Rosenberg. Micael diminuiu para o Nacional, colocando a equipe portuguesa novamente na partida. Então, a solução para o Werder decretar a vitória veio do banco: o armador Marko Marin entrou aos 34 do segundo tempo, e foi o autor da assistência para Marcelo Moreno fazer o terceiro dos alemães. O mesmo Marin, nos acréscimos, ainda marcou um bonito gol, fechando a conta.

Classificação:

1º Werder Bremen - 13

2º Athletic Bilbao - 10

3º Nacional - 2

4º Austria Viena - 2

Flu quase consegue a virada

Share |

Por Leonardo Martins

A missão tricolor era das mais difíceis, após a goleada sofrida no jogo de ida da final da Sul-Americana por 5 a 1 em Quito, o Flu precisava vencer por 5 gols de diferença. Com um lindo apoio da torcida (68 mil no Maracanã), o Fluminense fez 3 a 0 na LDU, o placar não foi suficiente para o título, mas levou mais moral para a luta contra o rebaixamento.

Os cariocas batalharam do 1° ao último minuto para reverter a vantagem equatoriana e quase conseguiu. A pressão tricolor deu o 1° resultado aos 13, Diguinho chutou e a bola desviou em William Araújo, enganando Dominguez. 1 a 0 faltavam 3 gols para ir a prorrogação.

As coisas tricolores foram facilitadas com a expulsão de De La Cruz após falta violenta em Diguinho aos 17. Com um a mais, o Fluminense tinha tudo para aumentar seu volume de jogo e construir o placar elástico que precisava. Contudo, Fred e companhia pararam na cadência da LDU, que se fechou no meio-campo e cadenciou o jogo com experiência, parando o ímpeto tricolor.

O time da casa ainda criou algumas oportunidades. Aos 25, Conca arriscou chute da entrada da área, mas Domínguez defendeu com facilidade. Cinco minutos depois, Diguinho recebeu cruzamento e cabeceou para as redes. O lance, porém, foi invalidado, já que o volante estava impedido.

No final, brilhou a estrela de Fred. Primeiro, aos 40, o atacante girou sobre o zagueiro e bateu rasteiro, já dentro da área. Domínguez se esticou e defendeu no canto esquerdo, sem dar rebote. Três minutos depois, ele guardou o seu. Alan recebeu na esquerda e lançou Fred dentro da área. O artilheiro ajeitou e bateu no canto esquerdo, na saída de Domínguez.

O Fluminense não desceu para os vestiários. Com a intenção de motivar ainda mais o elenco, Cuca fez com que os jogadores permanecessem no gramado do Maracanã durante todo o intervalo. Com isso, o time voltou mordendo e bastante pilhado para a segunda etapa.

Adeílson perdeu boa chance logo de cara, a um minuto. Após cruzamento de Mariano, Adeílson arriscou o chute, na rede pelo lado de fora. Cuca cansou do artilheiro e colocou Ruy em campo. Logo depois de entrar, aos 13 minutos, o lateral quase marcou. Conca lançou Ruy dentro da área. A bola tocou em sua cabeça e bateu na trave direita.

A pressão foi aumentando com o passar do tempo. Conca, principal maestro do time, entrou de vez no jogo a partir dos 20 minutos, o que fez o Flu dar um salto de qualidade. Aos 25 minutos, o argentino pegou sobra dentro da área e bateu forte de perna direita. Domínguez espalmou para escanteio. Na cobrança, Conca cruzou na cabeça de Gum, que subiu no terceiro andar e fez o terceiro gol tricolor.

A partir daí, o Maracanã enervou. O Fluminense passou a jogar mais dentro do campo de ataque, mas a reação ficou apenas no discurso e na vontade. Tudo por conta de um ato infantil de Fred, grande craque do time. Aos 30 minutos, o artilheiro deu uma leve cabeçada em Carlos Amarilla, indignado por uma falta marcada pelo árbitro paraguaio. O juizão não pensou duas vezes e expulsou Fred, para desespero da torcida.

Com igualdade em campo, o Fluminense perdeu o chão. A equipe se descontrolou e passou a reclamar mais da arbitragem do que jogar bola. A LDU teve uma chance de ouro com Méndez, aos 34 minutos. O equatoriano recebeu livre na entrada da área, mas, ao invés de fazer o básico, quis encobrir Rafael. O goleiro defendeu e salvou o Fluminense, que ainda tentou uma pressão final, mas não soube reverter a desvantagem.

Foi o 1° título do Equador no torneio. Já ao Flu resta a partida contra o Coritiba, que sela o destino da equipe tricolor no Brasileirão.