quinta-feira, 22 de abril de 2010

Copa do Brasil – Jogos de volta das oitavas-de-final

Share |

Por Gabriel Seixas

Nesta quarta e quinta-feira, foram decididos os times que estarão nas quartas-de-final da Copa do Brasil. No primeiro confronto do fluxograma, o Vasco enfrenta o Vitória. O time carioca recebeu o Corinthians Paranaense, e teve dificuldades para vencer por 2 a 1, mas não para se classificar, pois havia vencido na ida por 1 a 0. Elton abriu o placar para o Vasco, mas o zagueiro Leandro empatou no segundo tempo. No fim, Carlos Alberto fez um bonito gol e garantiu o triunfo aos donos da casa.

Assim como o Vasco, o Vitória não teve dificuldades para superar seu adversário, o Goiás. Como havia goleado na ida por 4 a 0, em casa, um empate por 2 a 2 em Goiânia bastou aos goianos. Felipe e Fernandão marcaram para o Goiás, enquanto Uelliton e Júnior frustraram as expectativas dos goianos. Neste confronto, o primeiro jogo será na Bahia, e o segundo no Rio de Janeiro.

No outro confronto da primeira parte do fluxograma, o Palmeiras enfrentará o Atlético Goianiense. O alviverde enfrentou outro Atlético, o Paranaense, e suou para conquistar um empate em 1 a 1. O time jogava por um empate, pois havia vencido na ida por 1 a 0, mas aos 34 minutos, sofreu um gol de Alan Bahia, cobrando pênalti – com paradinha. Por sorte, aos 42, Lincoln evitou a disputa de pênaltis, empatando o jogo. Robert ainda perdeu um pênalti para o Palmeiras na etapa inicial. Agora o Verdão encara o Atlético Goianiense, que venceu o Santa Cruz na ida por 2 a 1, em Recife, e jogando em Goiânia, venceu por 2 a 0. Os gols do jogo desta quinta foram de Robston (que havia marcado outros dois na ida) e Marcão.

Do outro lado dos cruzamentos, só gigantes lutando para chegar à final: Fluminense, Grêmio, Atlético-MG e Santos. O Flu venceu a Portuguesa por 3 a 2, no Maracanã nesta quinta, e como venceu na ida por 1 a 0, agora enfrenta o Grêmio. Detalhe: todos os gols do tricolor (inclusive na ida) foram marcados por Fred, que já tem 6 gols na Copa do Brasil. Luis Ricardo e Paulo Sérgio, de falta, fizeram pra Lusa. O Flu joga em casa na ida, e decide a vaga no Olímpico.

Sim, o Fluminense tem outro tricolor pela frente: o gaúcho, Grêmio, que apesar da derrota por 3 a 2 para o Avaí, venceu na ida por 3 a 1 e garantiu vaga. Os gols do Grêmio foram do artilheiro Jonas e de Fabio Rochemback, num petardo em cobrança de falta. Laércio, duas vezes, e Roberto marcaram os gols da inútil vitória dos catarinenses.

Pra fechar os confrontos das quartas-de-final, o Santos enfrentará o Atlético Mineiro. Como havia feito 8 a 1 no jogo da ida contra o Guarani, Dorival Júnior decidiu escalar o Santos apenas com reservas nesta quarta, no Brinco de Ouro. Perdeu por 3 a 2, mas se classificou com sobras. Os gols do Peixe foram de Breitner e Alex Sandro, enquanto Richard Falcão, duas vezes, e Da Silva fizeram para o eliminado Bugre.

O Atlético Mineiro também soube administrar a vantagem obtida no jogo de ida. A vitória por 1 a 0 sobre o Sport em Recife permitiu aos mineiros jogarem com tranquilidade em casa, e sem maiores dificuldades, venceram por 2 a 0. Muriqui, de cabeça, e Diego Tardelli marcaram os gols da partida. O primeiro jogo entre os times será no Mineirão, e consequentemente, a volta será na Vila Belmiro.

Liga Europa – Jogos de ida da semifinal

Share |

Por Gabriel Seixas

Em matéria de emoção, e também de gols, os jogos de ida da fase semifinal da Liga Europa ficaram devendo. O único time que se deu ao luxo de comemorar uma vitória (e um gol) foi o Atlético de Madrid, que venceu o Liverpool em casa por 1 a 0. O Fulham, compatriota do Liverpool, teve uma sorte melhor contra o Hamburgo: arrancou um empate sem gols fora de casa.

O jogo entre Hamburgo e Fulham, os dois maiores azarões da competição, foi muito nivelado tecnicamente. Jogando em casa, o HSV foi melhor com seu 4-4-2 montado pelo técnico Bruno Labbadia, com dois meias (Pitroipa e Trochowski) e dois atacantes (van Nistelrooy e Guerrero), mas criou poucas oportunidades efetivas de gol. O Fulham, variando do 4-1-4-1 para o 4-2-3-1, soube se fechar bem na defesa, e pouco incomodou o goleiro adversário Rost. Prova disso foi a atuação praticamente nula do artilheiro dos Cottages, Bobby Zamora.

Na outra partida, no Vicente Calderón, um gol de Forlán aos 9 minutos do primeiro tempo garantiu a vitória do Atlético de Madrid sobre o Liverpool. Os dois times entraram em campo desfalcados de suas principais estrelas, ou pelo menos uma de suas principais: Agüero pelo Atlético, e Fernando Torres pelo L’Pool. Com isso, no time espanhol, quem assumiu a responsabilidade foi o artilheiro uruguaio Forlán. Ele recebeu cruzamento de Jurado, tentou a cabeçada na pequena área, mas não pegou bem na bola. Por sorte, a bola sobrou limpa para a perna esquerda, e aí só foi preciso calma para tocar pras redes. E olha que por pouco Carragher não evita o gol.

Do outro lado, Gerrard tentou roubar a cena, e protagonizou alguns lances de perigo do Liverpool no primeiro tempo. Foi dele o passe para Kuyt aos 22 minutos, quando o holandês bateu cruzado pra fora, e também foi ele que tentou uma finalização de perna esquerda, acertando a rede pelo lado de fora.

Na etapa final, para quem precisava a qualquer custo do empate, o Liverpool criou pouco. E ainda teve de agradecer aos céus por não ter sofrido o segundo gol. Ou melhor, ao goleiro Reina. O espanhol fez uma defesa dificílima numa finalização de Simão, dentro da área, aproveitando cruzamento de Ujfalusi.

No jogo da volta, na Inglaterra, o Atlético joga com a vantagem do empate, ou por uma derrota por um gol de diferença, contanto que marque gols. Os jogos de volta estão marcados para a próxima quinta-feira, dia 29.

São Paulo vence e é 1º de sua chave

Share |

Por Leonardo Martins


Com grande público no Morumbi, o São Paulo recebeu o Once Caldas da Colômbia para ver quem iria ficar no primeiro lugar do Grupo 2 da Libertadores. Jogando para o gasto, o Tricolor venceu por 1 a 0 e conquistou o seu objetivo.

Mas o clima estava pesado devido a derrota para o Santos e um bom resultado acalmaria os ânimos, mas não foi isso que aconteceu. O São Paulo entrou com Dagoberto e Fernandinho no ataque e a falta de um homem na área foi sentida.

No inicio de jogo, o camisa 25 até foi este homem, mas faltava jeito de finalizador a ele, aos 2 e 4 minutos, Dagoberto desperdiçou ótimas chances. Os colombianos responderam com o veloz Moreno que cabeceou com perigo.

Os brasileiros eram melhores, tinham mais volume de jogo e posse de bola, mas faltava o centroavante. Hernanes exigiu boa defesa de Martinez, aos 29. Outra resposta rápida do time colombiano, Santoya foi travado por Cicinho ao entrar na área.

Quando os primeiros gritos de Washington ecoavam na torcida são-paulina, uma bela jogada aconteceu. Marlos entrou pela esquerda e cruzou para Fernandinho marcar seu primeiro gol na Libertadores. 1 a 0 São Paulo.

Os colombianos voltaram querendo garantir a liderança da chave e iniciaram uma forte pressão nos brasileiros. Ceni fez duas defesas nos primeiros minutos da segunda etapa. O coro de burro para o técnico Ricardo Gomes ecoou na torcida são-paulina quando Jean entrou no lugar de Fernandinho e a insatisfação aumentou no momento que Castrillón acertou a trave de Rogério Ceni.

Vendo a substituição errada, Ricardo Gomes finalmente colocou o artilheiro Washington no lugar de Jorge Wagner e Jean exigiu boa defesa de Martinez em chute de longe.

Marlos irritou a torcida aos 39, ao não passar uma bola para Washington e tentar a jogada individual, perdendo na sequência. Os erros de passe no fim da partida também deixavam o torcedor impaciente. Washington disputou uma bola na corrida com o defensor do Once, mas não dominou. Ainda assim, recebeu apoio vindo das arquibancadas e terminou a partida com a massa a seu lado.

Vitória do São Paulo e primeiro lugar da chave assegurado. Com os colombianos também classificados.

Outros resultados

Grupo 2
Nacional-PAR 1x0 Monterrey-MEX

Grupo 3
Estudiantes-ARG 1x0 Alianza Lima-PER
Bolívar-BOL 2x0 Juan Aurich-PER

Grupo 6
Nacional-URU 2x0 Monarcas Morélia-MEX
Banfield-ARG 4x1 Deportivo Cuenca-EQU

Flamengo vence Caracas, mas espera por resultados na Libertadores

Share |

Por Gabriel Seixas

- O palco estava armado. O Flamengo tinha tudo para golear o Caracas (teoricamente o adversário mais fraco do grupo) no Maracanã e dar um grande passo para sua classificação na Libertadores. A torcida compareceu, mas o time não convenceu: no sufoco, venceu por 3 a 2, e agora espera por resultados dos jogos de amanhã para saber se estará ou não na próxima fase. Ronaldo Angelim, Michael e David marcaram para o Fla, enquanto Castellín e Gomez – este que fez um golaço -, descontaram.

- A situação é crítica. O Fla terá de abrir o olho para três jogos amanhã: o primeiro é entre Cerro Porteño e Racing/URU, visando um objetivo aparentemente simples: que o Racing não vença fora de casa por quatro gols de diferença. A situação complica quando o assunto é o Grupo E: os rubro-negros torcem por vitória do Internacional sobre o Deportivo Quito (ou o inverso, o que é mais improvável), e para que o Cerro do Uruguai não vença o Emelec (que vai com time reserva) por três gols de diferença. Passando o sufoco da calculadora, aí sim, o Flamengo pode se dar ao luxo de comemorar para a próxima fase.

- Se depender da vontade da torcida do Flamengo (que colocou 34 mil pessoas no Maraca hoje), essa partida tem tudo pra ser esquecida. Não faltou vontade ao time, nem determinação, e sim técnica. A torcida já começou se assustando aos 11 minutos, quando Castellín chegou sozinho na área e bateu torto. Três minutos depois, o atacante venezuelano acertou o alvo: ele aproveitou chute cruzado de Cichero na área, e sozinho, completou pras redes.

- Ninguém parecia acreditar no que via. Por sorte, o desespero foi minimizado três minutos depois, quando Michael cobrou escanteio da esquerda e Ronaldo Angelim subiu muito alto para testar pras redes. No minuto seguinte, veio a virada, na primeira jogada trabalhada do Fla no jogo. Leo Moura roubou bola e tocou para Adriano, que lançou em profundidade para Michael. De frente para o goleiro Toyo, o meia bateu mal, mas marcou o gol.

- Tranquilidade não era a palavra certa pra definir aquele momento. O Fla precisava de mais gols. Leo Moura tentou em cobrança de falta, aos 21, porém mandou pra fora. Aos 28, Vinicius Pacheco fez jogada pela direita e cruzou para o apagado Vagner Love, que cabeceou pra fora. A última boa chance da primeira etapa veio com Juan, que aproveitou passe de Adriano e bateu pro gol, mas o goleiro Toyo espalmou. Na sobra, a zaga mandou pra escanteio.

- Atuação abaixo da crítica, sem dúvida. O jogo pelos flancos não fluiu como o esperado, mesmo contra um time infinitamente inferior tecnicamente. O Império do Amor então, nem se fala. Não à toa, com poucos minutos de bola rolando na etapa final, a massa rubro-negra já pedia Petkovic em campo, o que virou característica nos últimos jogos em casa. É a maneira que a torcida encontra para desabafar em atuações abaixo da crítica, como a de hoje.

- O Fla não jogava mal, mas era incompetente nas finalizações. Aos 17 minutos, Vagner Love cruzou da esquerda e Leo Moura bateu bonito, de primeira. A bola entraria no gol, se não desviasse no calcanhar de Cichero, em cima da linha. O castigo veio cinco minutos depois: Gomez, conhecido como ‘La Pulga’, que entrou no segundo tempo, fez o gol da noite. Ele recebeu antes do meio-campo, foi avançando, driblou Leo Moura, Willians e David antes de marcar um golaço, no ângulo de Bruno.

- O nervosismo era evidente. Petkovic conseguiu dar um toque de qualidade ao time quando entrou no lugar de Vinicius Pacheco, mas a equipe continuava criando pouco. Então, foi na bola parada que o Fla achou o terceiro gol. Após cobrança de falta, Leo Moura aproveitou confusão na área e cruzou da esquerda. O zagueiro David aproveitou e bateu forte, no ângulo do goleiro Toyo, para o Maraca explodir.

- A partir daí, aconteceu uma sequência de lances que poderia ter mudado o rumo do jogo. Aos 32 minutos, Leo Moura lançou Vagner Love na direita. O Artilheiro do Amor evitou a saída da bola e cruzou pra trás, onde estava o próprio Leo Moura, livre, de frente pro gol. O lateral conseguiu mandar pra fora, perdendo o que poderia ser o gol da classificação rubro-negra ou pelo menos minimizaria – e muito – o desespero da calculadora amanhã.

- Adriano perdeu outro aos 35, mas este por méritos do goleiro Toyo. Petkovic cruzou da esquerda e o Imperador testou firme. A bola entraria no ângulo, mas o goleiro venezuelano voou para espalmar. A noite não era mesmo do Flamengo. Um minuto depois foi a vez de Petkovic perder boa oportunidade, quando tinha ângulo para bater dentro da área.

- A torcida ainda tomou um susto daqueles quando Figueroa tentou um cruzamento da direita, e sem querer, encobriu o goleiro Bruno, que teve de se esticar todo pra espalmar pra escanteio. Vitória com sabor de derrota no Maraca. Pra completar a noite, na coletiva de imprensa após o jogo, foi confirmada a demissão do técnico Andrade. Presente de grego para o (ex-)técnico rubro-negro.