quinta-feira, 22 de abril de 2010

Liga Europa – Jogos de ida da semifinal

Share |

Por Gabriel Seixas

Em matéria de emoção, e também de gols, os jogos de ida da fase semifinal da Liga Europa ficaram devendo. O único time que se deu ao luxo de comemorar uma vitória (e um gol) foi o Atlético de Madrid, que venceu o Liverpool em casa por 1 a 0. O Fulham, compatriota do Liverpool, teve uma sorte melhor contra o Hamburgo: arrancou um empate sem gols fora de casa.

O jogo entre Hamburgo e Fulham, os dois maiores azarões da competição, foi muito nivelado tecnicamente. Jogando em casa, o HSV foi melhor com seu 4-4-2 montado pelo técnico Bruno Labbadia, com dois meias (Pitroipa e Trochowski) e dois atacantes (van Nistelrooy e Guerrero), mas criou poucas oportunidades efetivas de gol. O Fulham, variando do 4-1-4-1 para o 4-2-3-1, soube se fechar bem na defesa, e pouco incomodou o goleiro adversário Rost. Prova disso foi a atuação praticamente nula do artilheiro dos Cottages, Bobby Zamora.

Na outra partida, no Vicente Calderón, um gol de Forlán aos 9 minutos do primeiro tempo garantiu a vitória do Atlético de Madrid sobre o Liverpool. Os dois times entraram em campo desfalcados de suas principais estrelas, ou pelo menos uma de suas principais: Agüero pelo Atlético, e Fernando Torres pelo L’Pool. Com isso, no time espanhol, quem assumiu a responsabilidade foi o artilheiro uruguaio Forlán. Ele recebeu cruzamento de Jurado, tentou a cabeçada na pequena área, mas não pegou bem na bola. Por sorte, a bola sobrou limpa para a perna esquerda, e aí só foi preciso calma para tocar pras redes. E olha que por pouco Carragher não evita o gol.

Do outro lado, Gerrard tentou roubar a cena, e protagonizou alguns lances de perigo do Liverpool no primeiro tempo. Foi dele o passe para Kuyt aos 22 minutos, quando o holandês bateu cruzado pra fora, e também foi ele que tentou uma finalização de perna esquerda, acertando a rede pelo lado de fora.

Na etapa final, para quem precisava a qualquer custo do empate, o Liverpool criou pouco. E ainda teve de agradecer aos céus por não ter sofrido o segundo gol. Ou melhor, ao goleiro Reina. O espanhol fez uma defesa dificílima numa finalização de Simão, dentro da área, aproveitando cruzamento de Ujfalusi.

No jogo da volta, na Inglaterra, o Atlético joga com a vantagem do empate, ou por uma derrota por um gol de diferença, contanto que marque gols. Os jogos de volta estão marcados para a próxima quinta-feira, dia 29.

Nenhum comentário: