sábado, 14 de novembro de 2009

Série B – Complemento da 36ª rodada com equilíbrio nas duas pontas da tabela

Share |

Por Gabriel Seixas

Neste sábado, sete partidas completaram a antepenúltima rodada da Série B. Quem esperava outro time além do Vasco garantido na primeira divisão com antecedência se decepcionou. O Guarani teve a chance, afinal, só precisava vencer para conquistar o feito. Mas o adversário era o Ceará, 3º colocado, fora de casa. O jogo foi polêmico. Léo Mineiro marcou para o Bugre, mas também no finzinho do primeiro tempo, Anderson empatou, num gol que gerou polêmica, mas foi legal. Depois de uma longa paralisação devido a queda de energia (mais de uma hora e meia), as duas equipes voltaram a campo. E Léo Mineiro recolocou o Guarani na frente. Porém, João Marcos empatou no finzinho e deu números finais ao jogo. O Guarani, vice-líder com 66 pontos, só precisa de um empate na próxima rodada para garantir o acesso. O Ceará permanece em 3º, com dois pontos a menos.

No jogo da outra equipe que completa o G-4, o Atlético Goianiense visitou o Ipatinga e perdeu por 1 a 0. Os goianos passaram aperto na partida, mesmo porque tiveram o zagueiro Antônio Carlos expulso ainda no primeiro tempo. Então, na etapa final, Amílton marcou um bonito gol para o Tigre, num ótimo chute de fora da área. Mesmo perdendo, o time continua entre os quatro primeiros, com dois pontos a mais que o Figueirense, quinto colocado.

O Figueirense sustentou suas mínimas chances de acesso ao vencer o Bragantino, em casa, por 2 a 1, de virada. Emerson colocou o Braga na frente no segundo tempo, mas dois minutos depois, João Paulo marcou contra e empatou. Aos 37 minutos, a missão de fazer o gol da vitória ficou por conta do artilheiro Rafael Coelho, que fez seu 17º gol na competição, tornando-se artilheiro isolado. O Figueira está em 5º lugar, com 60 pontos, a dois pontos do G-4.

Na briga contra o rebaixamento, o Brasiliense entrou no Z-4 com a humilhante derrota para o já rebaixado ABC por 6 a 2. Júnior Negão foi o destaque do jogo, marcando três gols. João Paulo, com dois, e Gabriel completaram a surpreendente goleada. Fábio Júnior e Júlio César, cobrando pênalti, fizeram os gols dos candangos, que há algumas rodadas estavam estáveis no meio da tabela, e agora amargam o perigo de ser rebaixado.

Quem venceu e ganhou moral foi o Bahia, com a vitória fora de casa sobre a Ponte Preta, por 3 a 1. Jael, Beto e Paulo Isidoro marcaram para o tricolor, enquanto Reis descontou pros paulistas. Outro que venceu e minimizou suas chances de rebaixamento foi o Vila Nova, que fez 2 a 1 no Fortaleza, e de quebra, afundou ainda mais os cearenses, que estão virtualmente rebaixados. Ricardinho e Otacílio marcaram com Vila, enquanto Rogerinho fez o de honra do tricolor.

Completando a rodada, São Caetano e Juventude fizeram um jogo fraquíssimo e não saíram do zero. Enquanto os paulistas só cumprem tabela na competição, o Ju ainda tenta escapar de vez do rebaixamento. Os gaúchos ocupam a 14ª posição, com 44 pontos.

Classificação (após 36 rodadas):

1º Vasco – 76
2º Guarani – 66
3º Ceará – 64
4º Atlético/GO – 62

5º Figueirense – 60
6º Portuguesa – 58
7º Ponte Preta – 52
8º Paraná – 51
9º Bragantino – 50
10º Vila Nova – 48 (14 vitórias)
11º São Caetano – 48 (13 vitórias, saldo 12)
12º Duque de Caxias – 48 (13 vitórias, saldo -4)
13º Bahia – 45 (12 vitórias)
14º Ipatinga – 45 (11 vitórias)
15º Juventude – 44
16º América-RN – 42 (12 vitórias, saldo -13, 48 gols marcados)
17º Brasiliense – 42 (12 vitórias, saldo -13, 41 gols marcados)
18º Fortaleza – 37
19º ABC – 35
20º Campinense – 33

São Paulo vence Vitória e mantém a liderança

Share |

Por Gabriel Seixas

No Morumbi, o São Paulo confirmou o favoritismo e derrotou o Vitória, com tranquilidade, por 2 a 0. O resultado deixou o tricolor ainda mais isolado na ponta, com 62 pontos, três a mais que o vice-líder Palmeiras (a diferença pode diminuir pra 2 caso o Flamengo vença amanhã e pule pra 2ª posição). O Vitória está em 13º, com 44 pontos, e vê até mesmo sua vaga para a Sul-Americana do ano que vem ameaçada. Jorge Wagner, no primeiro tempo, e Hugo, na segunda etapa, fizeram os gols da vitória.

O São Paulo começou melhor, demonstrando sentir menos os desfalques. Com Adrian González na direita, Arouca no meio e Hugo no ataque como novidades, o tricolor ameaçou aos cinco minutos. Jorge Wagner aproveitou cruzamento de Miranda e cabeceou pra fora, perdendo boa oportunidade. Três minutos depois, foi a vez de Washington aparecer. Ele aproveitou vacilo do goleiro Viáfara, e de primeira, bateu pra fora.

Em um dos raros momentos de ataque, o Vitória aproveitou as bolas paradas para assustar Rogério Ceni. Aos 15, Ramon cobrou falta e o goleiro são-paulino salvou com os pés. Porém, os mandantes eram muito melhores, e logo marcaram aos 24 minutos: Washington chutou, o goleiro Viáfara rebateu e Jorge Wagner, no rebote, abriu o placar.

A última chance do primeiro tempo veio com o “atacante” Hugo. Ele escorou ótimo cruzamento de Adrian González e obrigou Viáfara a fazer uma grande defesa, evitando o segundo gol. A avalanche tricolor resultou em apenas um gol, mas o suficiente para a torcida ficar ainda mais confiante para o segundo tempo.

E quando ele chegou, o São Paulo entrou novamente com todo o gás. Mas dessa vez, foi muito mais eficiente. Logo aos três minutos, ampliou o placar. Após jogada de Hernanes na esquerda, Hugo apareceu livre na área para cabecear forte e marcar o segundo gol do São Paulo na partida.

O terceiro gol esteve próximo de sair em cobrança de falta rasante de Hernanes, que passou perto do gol de Viáfara. Aos 26 minutos, outro lance de perigo: Washington dominou na área, chutou, mas Viáfara interceptou novamente.

O Vitória quase não encontrava espaços para jogar, apesar das três substituições realizadas por Vagner Mancini. Em jogada de um dos suplentes, Neto Berola bateu pro gol, mas Rogério Ceni foi para buscar a bola e evitar o gol dos baianos.
Depois dos 40 minutos, uma ótima chance para cada lado. Aos 42, o lateral Leandro apareceu bem pela esquerda, e mesmo sem ângulo, chutou para o gol. Rogério Ceni, atento, mandou pra escanteio. Depois, foi a vez do tricolor aparecer com perigo pela última vez no jogo. Marlos fez boa jogada e cruzou para Washington, que livre, mandou pra fora. O camisa 9 passou em branco, mesmo tendo várias oportunidades de marcar.

Repescagem – Eliminatórias Europeias – Jogos de Ida

Share |

Por Gabriel Seixas

Nos jogos de ida da repescagem europeia para a Copa do Mundo, que definirá os 4 últimos representantes do continente na Copa do ano que vem, emoção e muito equilíbrio nos quatro confrontos. Quem conseguiu ficar em maior vantagem foi a França, que derrotou a Irlanda fora de casa por 1 a 0 e decidirá a classificação jogando em Paris. Nos outros confrontos, empate entre Grécia e Ucrânia, e vitórias apertadas de Rússia e Portugal sobre Eslovênia e Bósnia, respectivamente. Confira um resumo dos quatro jogos, com o que de melhor aconteceu nos jogos de sábado. Lembrando que os jogos da volta serão disputados nesta quarta-feira, com total cobertura do Esporte É Vida.

Rússia 2x1 Eslovênia

Deu a impressão de que seria mais fácil, mas a Rússia conseguiu vencer a Eslovênia por 2 a 1, e saiu na frente na briga por uma das vagas para a Copa. Os russos começaram acuados, e em muitas ocasiões no primeiro tempo, sofreu pressão dos eslovenos. Mas quando o time se ajeitou, abriu o placar, através da estrela do jogo de hoje: o meia Bilyaletdinov, do Everton. Ele recebeu passe de Pavlyuchenko na área, girou entre dois marcadores e chutou forte no canto do goleiro. No segundo tempo, a Rússia jogou solta, e não demorou para ampliar, com o próprio Bilyaletdinov. Ele tentou completar um cruzamento rasteiro de Arshavin, mas a bola bateu no zagueiro. Porém, no rebote, ele marcou seu segundo gol no jogo. O que os russos não contavam era que a Eslovênia ainda não havia abdicado do jogo. Então, a dois minutos do fim, os eslovenos conseguiram seu gol. Ilic chutou forte da esquerda, o goleiro Akinfeev rebateu, e Pecnik, de cabeça, completou para o gol vazio. Agora, basta uma vitória simples da Eslovênia no próximo jogo, em casa, para selar a vaga. A Rússia joga por qualquer empate.

Grécia 0x0 Ucrânia

A Grécia não soube aproveitar o fator casa, e só empatou com a Ucrânia em 0 a 0 no jogo de ida da repescagem europeia para a Copa. O jogo não foi empolgante, mas a Grécia, jogando com três atacantes (Salpiggidis, Gekas e Samaras) tomou um pouco mais a iniciativa, porém, sempre quando foi exigido, o goleiro ucraniano Pyatov apareceu bem. O resultado foi melhor para a Ucrânia, que na partida de volta, em Donetsk, só precisa vencer para se classificar. É claro que os gregos também só necessitam da vitória, mas ao contrário do jogo de hoje, o mando de campo pode decidir.

Irlanda 0x1 França

Em Dublin, a Irlanda não apresentou um bom futebol e acabou derrotada pela França por 1 a 0. Agora, os irlandeses terão que reverter o placar jogando fora de casa, o que torna a missão ainda mais complicada. O jogo foi equilibrado no primeiro tempo, mesmo porque foram poucas chances de gol criadas. Na melhor delas, Lawrence perdeu um gol incrível, para desespero dos torcedores irlandeses, que cantaram e apoiaram até o intervalo, mas ficaram com o grito de gol entalado na garganta. Na segunda etapa, os Bleus se postaram melhor, e chegaram a ficar com mais de 70% de posse de bola. Mas os chutes a gol continuavam escassos, e quando a França resolveu arriscar, marcou seu gol com Anelka. E só não ampliou porque Gignac desperdiçou boa chance a 10 minutos do fim. Um empate no jogo da volta garante a França na Copa.

Portugal 1x0 Bósnia

Portugal e Bósnia se enfrentaram no Estádio da Luz, no duelo dos opostos. Os portugueses tem um time tecnicamente inquestionável, ainda sem sua principal estrela, Cristiano Ronaldo. Já os bósnios, apesar de não terem reputação futebolística, estão em franca ascensão e são considerados até mesmo favoritos no duelo duplo por especialistas. Em campo, Portugal fez um primeiro tempo melhor, empurrado pela torcida (que compareceu em peso) e abriu o placar aos 26 minutos: Nani cruzou, a bola passou por Simão, e o zagueiro Bruno Alves, em posição legal, completou de cabeça para o gol. Depois disso, a Bósnia se lançou ao ataque, e Ibricic cabeceou no travessão ainda no primeiro tempo, na melhor oportunidade dos visitantes. Na etapa final, os lusitanos começaram melhor, mas foi a Bósnia que quase marcou. Aos 43 minutos, um lance inusitado, de puro azar: Dzeko aproveitou cruzamento e cabeceou no travessão. No rebote, Muslimovic acertou a trave direita. O empate não veio, mas a seleção bósnia mostrou que tem condições de vencer Portugal na partida de volta, em casa, onde o “quarteto mágico” formado por Pjanic (que ficou no banco hoje), Misimovic, Ibisevic e Dzeko deve voltar a atuar desde os primeiros minutos.

Brasil vence amistoso de luxo contra a Inglaterra

Share |

Por Leonardo Martins

O Brasil, já classificado a Copa de 2010, teve um grande desafio em Doha no Qatar, a Seleção Canarinho enfrentou a Inglaterra. Tudo bem que foi uma Inglaterra reserva, mas os brasileiros jogaram bem e venceram por 1 a 0.

O Brasil dominou boa parte do jogo e o estreante da noite, Michel Bastos, não sentiu a pressão e criava boas chances de ataque, mas o resto do time era tímido em campo. A Inglaterra era facilmente marcada pela Seleção e também criava poucas chances. As zagas das duas equipes eram soberanas em campo.

Chances mesmo foram em chutes de longe. Aos 22, Michel Bastos chutou cruzado com perigo. Aos 31, Kaká pegou um lindo chute e Foster defendeu. Pelo lado inglês, se destacaram os meias Milner e Wright-Phillips, mas era pouco pois os atacantes Bent e Rooney não levavam perigo.

No segundo tempo, a partida melhorou e o gol brasileiro apareceu. No 1º minuto, Elano deu ótimo lançamento para Nilmar cabecear por cima de Foster, festa brasileira no Oriente Médio.

O gol animou a partida. O técnico Fabio Capello trocou Bent por Defoe, mas o time inglês não rendia em campo. Para piorar as coisas, Nilmar ganhou na velocidade da zaga e só foi parado com falta de Foster, pênalti para o Brasil. Na cobrança, Luis Fabiano mandou por cima e desperdiçou a chance de marcar o segundo.

Depois do pênalti, Dunga fez algumas experiências dentre elas, Carlos Eduardo e Hulk, mas o placar não foi alterado e a vitória brasileira fez. A Seleção permanece no Golfo Pérsico, pois na terça-feira enfrenta a desconhecida Seleção de Omã, na capital do país, Muscate.

Eliminatórias Africanas – Muita emoção e mais duas seleções na Copa

Share |

Por Gabriel Seixas

Era pra ter sido o "encerramento" das eliminatórias africanas para a Copa (que de fato não seria hoje, pois Mali e Gana se enfrentam amanhã, mas só para cumprir tabela), afinal, a expectativa era de que as últimas três vagas para o torneio fossem preenchidas. Mas o Egito não deixou: venceu a Argélia por 2 a 0, empatou com os argelinos nos critérios de desempate e forçaram um jogo extra que será disputado na quarta-feira, no Sudão, por estas mesmas seleções. Foi um jogo memorável: vencendo por 1 a 0, os egípcios precisavam marcar pelo menos mais um gol para forçar um playoff, e só conseguiu furar a retranca argelina aos 50 do segundo tempo, com Meteab. Nos outros confrontos, também com alguns contornos de dramaticidade, a Nigéria conseguiu se garantir na Copa, eliminando a Tunísia, que jogou fora a classificação ao perder para Moçambique. Tranquilidade mesmo só de Camarões, que bateu o Marrocos por 2 a 0 e também estará na Copa do ano que vem. Confira um resumo de todos os grupos das eliminatórias africanas, e mais um especial sobre Bahrein e Nova Zelândia, que disputaram uma repescagem também neste sábado valendo vaga pra Copa. Melhor para os neozelandeses, que venceram por 1 a 0 e voltam ao Mundial após 28 anos.

Grupo A

Dependendo apenas de si para se classificar para a Copa do Mundo, Camarões fez seu papel e derrotou Marrocos, fora de casa, por 2 a 0. Os comandados de Paul Le Guen garantiram sua quarta vitória consecutiva com um gol em cada tempo, justamente da dupla de ataque camaronesa: Webó e o artilheiro Eto’o.

Torcendo por um tropeço de Camarões, Gabão foi visitar Togo com a missão de vencer para manter vivas as esperanças de se classificar para sua primeira Copa do Mundo. Mas com a vitória tranquila dos Leões Indomáveis no outro jogo, Gabão desanimou e acabou perdendo por 1 a 0. O gol dos togoleses foi marcado por Ayité, que entrou no segundo tempo.

Classificação Final:

1º Camarões - 13
2º Gabão - 9
3º Togo - 8
4º Marrocos - 3

Grupo B

O improvável aconteceu. A Nigéria está classificada para a Copa do Mundo de 2010! Precisando não só vencer, como torcer por tropeço da Tunísia, os nigerianos conseguiram a façanha. Primeiro, fizeram sua parte e derrotaram o Quênia por 3 a 2, fora de casa. E não foi fácil. Aos 16 minutos, Oliech fez para Quênia. Mas, na segunda etapa, Oba-Oba Martins, que entrou durante o jogo, e Yakubu viraram o placar. E pra quem pensou que a vitória estava selada, o queniano Wetende empatou novamente. Mas, a sete minutos do fim, Martins marcou seu segundo gol no jogo, o terceiro da Nigéria, e o da classificação de sua seleção à Copa do Mundo do ano que vem.

Mas a classificação da Nigéria também se deve a Moçambique, afinal, mesmo eliminados, conseguiram derrotar a empolgada Tunísia, em casa, por 1 a 0. Dependendo apenas de si para garantir a classificação, os tunisianos jogaram com tranquilidade, mas foram castigados duplamente aos 38 minutos do segundo tempo: Neste mesmo minuto no outro jogo, Martins fazia 3 a 2 para a Nigéria, enquanto neste, Dario fez o gol da vitória de Moçambique, tirando a classificação praticamente certa dos tunisianos para a Copa.

Classificação Final:

1º Nigéria - 12
2º Tunísia - 11
3º Moçambique - 7
4º Quênia - 3

Grupo C

No confronto direto valendo uma vaga pra Copa, Egito e Argélia se enfrentaram na Cidade do Cairo. Os egípcios tinham uma missão difícil, mas não impossível: vencer os argelinos por 3 gols de diferença para se classificar antecipadamente. Uma vitória por apenas um gol não bastava, pois a Argélia levaria vantagem no saldo de gols. Vitória por 2 gols forçaria um jogo extra, numa espécie de playoff. Precisando vencer, os egípcios começaram a todo vapor: com 2 minutos de jogo, Amr Zaki abriu o placar. A partir daí, o Egito se lançou a frente buscando os gols que lhe faltavam. A Argélia se defendeu, curiosamente segurando a derrota pelo placar mínimo, que lhe dava a vaga. Mas foi o Egito que marcou novamente, de forma heróica aos 50 do segundo tempo, com Meteab, que entrou no segundo tempo. Com isso, as duas equipes se enfrentarão, nesta quarta-feira no Sudão, no jogo extra para definir o último africano que irá a Copa. Seguramente, foi um dos melhores jogos do sábado, que foi decidido apenas no minuto final. Ou melhor, que adiou a decisão para quarta-feira. Haja coração! De fato, uma partida memorável.

Completando o grupo, as eliminadas Ruanda e Zâmbia se enfrentaram, e empataram em 0 a 0, num jogo pobre de nível técnico e emoção. Enquanto Zâmbia terminou com cinco pontos no grupo, em 3º, Ruanda amargou a lanterna, com apenas dois pontos ganhos.

Classificação:

1º Argélia - 13
Egito - 13
3º Zâmbia - 5
4º Ruanda - 2

Grupo D

A primeira seleção africana a se classificar para a Copa do Mundo, Gana (depois da anfitriã África do Sul, é claro) fará seu confronto contra Mali apenas no domingo, mas o jogo serve apenas para cumprir tabela. No outro confronto do grupo, os eliminados Sudão e Benin se enfrentaram. Benin confirmou o favoritismo, venceu por 2 a 1, e de quebra, roubou provisoriamente a vice-liderança de Mali. Oyotomossi, de pênalti, abriu o placar para Benin. Mas ainda no primeiro tempo, Ishag, também de pênalti, empatou para o Sudão. Porém, na segunda etapa, Boco selou a vitória.

Classificação (Mali x Gana se enfrentam no domingo):

1º Gana - 12
2º Benin - 10
3º Mali - 8
4º Sudão - 1

Grupo E

A Costa do Marfim, que já havia garantido presença na Copa do Mundo, aproveitou o jogo contra Guiné, em casa, para aproveitar jogadores que não estavam atuando com frequência. O resultado foi gratificante: um convincente 3 a 0, e invencibilidade mantida nos seis jogos disputados no Grupo E. O meia-atacante Gervinho, do Lille, foi o destaque da partida marcando dois gols. Tiéne completou a vitória.

No outro jogo, Burkina Fasso venceu Malaui por 1 a 0 e consagrou a sua ótima campanha, apesar da não-qualificação para a Copa, conquistando 12 dos 18 pontos conquistados (a Nigéria, por exemplo, se garantiu na Copa conquistando o mesmo número de pontos). O gol da vitória foi de Dagano, artilheiro da equipe.

Classificação Final:

1º Costa do Marfim - 16
2º Burkina Fasso - 12
3º Malaui - 4
4º Guiné - 3

Curtinha Especial:

A Nova Zelândia também se garantiu na Copa do Mundo ao vencer o Bahrein, em casa, por 1 a 0, no jogo de volta da repescagem. Esta será a segunda participação dos neozelandeses em uma Copa (a primeira foi há 28 anos), mas dessa vez os torcedores parecem ter incorporado o espírito de sua seleção: foram mais de 35 mil torcedores para acompanhar o ótimo jogo contra o Bahrein neste sábado. As duas equipes entraram em campo precisando vencer, já que o primeiro jogo, em Bahrein, não saiu do zero. Os donos da casa se impuseram, e empurrados pela torcida, marcaram no finzinho do primeiro tempo com Fallon. E a partida ganhou contornos de dramaticidade quando o Bahrein teve um pênalti a seu favor, aos 6 da segunda etapa. Mas o goleiro Paston defendeu o penal cobrado por Adnan, e garantiu a classificação.

Vasco conquista a série B com virada

Share |


Por Leonardo Martins


O Vasco, depois de subir, buscou o título da Série B e ele veio na noite desta sexta-feira no jogo contra o América de Natal. Foram 53 mil vascaínos no Maracá, mas as coisas não foram fáceis, pois o time da cruz de malta saiu perdendo e conseguiu a virada, conquistando o título da competição com duas rodadas de antecipação.

O Vasco começou o jogo na empolgação da torcida e foi ao ataque, mas se descuidou atrás e tomou o gol do time potiguar. Aos 13, Lúcio dominou, driblou Titi e chutou no canto de Fernando Prass. 1 a 0 América.

Depois do gol, a torcida ficou calada e com isso desanimou a equipe, o jogo ficou fraco tecnicamente, pois o América partiu para a retranca. No segundo tempo, Dorival Júnior sacou Hernani e coloco Fumagalli e o meia logo fez a diferença. Aos 20 segundos, o camisa 8 invadiu a área e foi derrubado por Leandro. Resultado, pênalti e expulsão do zagueiro americano. Na cobrança, o artilheiro Élton cobrou mal e Rodolpho defendeu.

Com a expulsão, a pressão vascaína aumentou, mas esta pressão era desorganizada e as chances eram escassas. Aos 15, Élton, que foi vaiado após a perda do pênalti, teve a chance de se redimir. Carlos Alberto foi derrubado por Julio e o pênalti, novamente, foi marcado. Dorival queria que o capitão Carlos Alberto batesse, mas o artilheiro insistiu e foi para a cobrança, batendo bem para empatar o jogo.

Dorival queria a virada tanto que colocou Aloísio e Phillipe Coutinho para aumentar a força do ataque, mas não conseguiu. Então apareceu a individualidade de Alex Teixeira. Aos 40, o camisa 7 recebeu, driblou o marcador e chutou no canto para virar o marcador, era o gol do título da Série B e ele se confirmou com muita festa e alívio pela volta com o título.

Curtinhas

- Depois do ABC, a segunda equipe a cair na Série B é o Campinense, a equipe paraibana foi derrotada pelo Paraná por 3 a 0 em Curitiba e voltou a terceirona. A equipe do sul só cumpre tabela nos dois últimos jogos. Marcelo Toscano, Luiz Henrique e Igor marcaram os gols dos paranaenses.

- No Canindé, a Portuguesa deu adeus as chances de acesso ao empatar com o Duque de Caxias por 1 a 1. A Lusa teria que torcer para muitos resultados nas duas últimas rodadas. Já os cariocas só cumprem tabela nestas últimas partidas da segundona. Santiago abriu o placar para a equipe da baixada fluminense, no 1º tempo. Na segunda etapa, Fellýpe Gabriel empatou para os lusos, mas a virada não veio.